Para muitas pessoas, é comum que o salário
acabe antes do mês. Nesses casos, uma solução, além de cortar despesas, pode
ser encontrar formas de conseguir uma renda extra, que ajude a complementar o
pagamento. E, atualmente, com as redes sociais, ficou mais fácil oferecer
produtos e serviços, além de se conectar com possíveis clientes.
Fundador da agência de marketing digital
FollowMe, Gabriel Gentil explica que na hora de decidir como tentar ganhar
dinheiro nas redes, o novo empreendedor deve avaliar quais as oportunidades e
demandas dos usuários, e combiná-las com as suas habilidades, para chegar às
soluções que ele poderá entregar aos futuros clientes.
— É importante usar a criatividade. Alimentos
são produtos interessantes para vender nas redes, pois não possuem um
investimento tão alto. Já se a pessoa oferecer um serviço, não precisa nem
focar na região, pode ter clientes de diversos estados do país — diz Gentil.
Segundo ele, o ideal é pesquisar os
concorrentes antes de começar o negócio:
— Não para copiar, mas para pesquisar
referências, ver o que funciona. Isso pode ser feio através de pesquisas com
hashtags (palavras-chave) ou através da localização.
ALIMENTAÇÃO
Os produtos alimentícios estão entre os mais
vendidos nas redes sociais. Para quem está precisando de um dinheiro extra e
cozinha bem, a dica é investir em apenas um tipo de comida, para reduzir os
gastos e facilitar a produção. Priorize o Instagram para as postagens, mas não
esqueça de divulgar em todas as redes.
DESAPEGO
Para quem está precisando de um dinheiro
extra, praticar o desapego também é uma boa solução. Existem diversos grupos no
Facebook voltados para compra e venda de itens usados. Para vender mais rápido,
evite colocar preços muito altos. E lembre-se de investir em boas fotos, que
mostrem os detalhes do produto.
SERVIÇOS
Tem uma habilidade ou um hobby e quer ganhar
dinheiro com isso? As redes sociais são um bom lugar para divulgar serviços e
até mesmo fazer atendimentos virtualmente. Algumas opções são trabalhos de
design e produção de conteúdo, por exemplo, ou até mesmo dar aulas pelo YouTube.
LOJA VIRTUAL
Atualmente, não é necessário criar um site
para ter uma loja virtual. É possível vender produtos por meio de páginas nas
redes sociais. No caso de artigos de moda e decoração, o Instagram é o mais
indicado, por ter maior apelo visual. Para ter uma loja é preciso fazer um
investimento inicial em estoque. Aceitar cartões de crédito é um diferencial e
estimula as compras. Bom atendimento é fundamental nas redes. Para divulgação, aposte
em promoções.
DEMANDA
Preste atenção às necessidades dos usuários
de cada rede e veja o que pode ser feito para atendê-las. Grupos de bairro no
Facebook são bons espaços de pesquisa. Se estiver em dúvida de qual produto ou
serviço oferecer, uma dica é fazer enquetes nas redes sociais.
Quatro fatores para
o sucesso nas redes
Dener Lippert, fundador da agência V4 de
marketing digital, afirma que o primeiro passo é pensar que a rede social é
apenas um canal. Portanto, o ponto de partida é ter clareza sobre o que se quer
vender, seja um produto, serviço ou até mesmo conteúdo.
— Se for por esse caminho, da produção de
conteúdo a principal forma de ganhar dinheiro é com publicidade — explica
Lippert.
Vale lembrar, porém, que para quem deseja
ser influenciador digital, youtuber ou blogueiro, o retorno financeiro pode
levar tempo.
Segundo Lippert, há quatro fatores que devem
sempre estar na mente de quem deseja faturar nas redes sociais: tráfego/audiência;
engajamento; conversão; e retenção:
— Não adianta ter um conteúdo muito legal e
ninguém ver. É como ter uma loja em um lugar onde ninguém passa. A audiência
pode ser encontrada em grupos no Facebook ou até marketplaces, como Mercado
Livre e OLX. Em seguida, é preciso fazer com que as pessoas gostem do que eu
vou falar, para que se envolvam e comprem. E, por fim, reter essas pessoas, para
que continuem comprando.
‘As redes sociais
nos aproximam’
Além de oferecer leitura de tarô pelo
WhatsApp, eu também me consulto pelo aplicativo, com um menino de São Paulo. Outro
dia conheci uma menina de Goiás, que chegou até mim pelo Twitter. As redes
sociais me aproximam de pessoas que não conheceria de outras formas.
‘LinkedIn oferece
oportunidades’
Para quem quer vender um produto ou serviço
voltado para empresas, o LinkedIn é uma excelente rede social e possui muitas
oportunidades que as pessoas ainda não estão explorando. Redes sociais são
complementares, não existe melhor ou pior.
Por Stephanie Tondo
Fonte Extra – O Globo Online