terça-feira, 2 de julho de 2019

ADVOCACIA E WHATSAPP


A tecnologia vem impactando constantemente a vida dos advogados, seja pelo processo eletrônico, pela necessidade de se afeiçoar com softwares e aplicativos.
Dentre eles, o WhatsApp está em primeiro lugar entre os aplicativos mais utilizados pelos Advogados, atualmente mais de 120 milhões de brasileiros usam o aplicativo todos os dias.
Os aplicativos de comunicação instantânea, como é o caso do Whatsapp, revolucionaram a comunicação entre pessoas. Essa transformação, além de afetar os relacionamentos interpessoais, também trouxe consequências para os relacionamentos profissionais.
Se por um lado, o Whatsapp é um meio de comunicação ágil, prático e barato, por outro, o uso profissional dessa ferramenta deve ser feito tomando alguns cuidados.
No caso dos advogados, algumas restrições e diretrizes do Código de Ética devem ser observadas. Além disso, é fundamental estabelecer regras junto aos clientes acerca do uso do Whatsapp.
Afinal, é possível implantar novas tecnologias na atividade do advogado online, como o WhatsApp, sem ferir o Código de Ética?

Usar ou não usar o Whatsapp: eis a questão!
Nenhum advogado é obrigado a utilizar o Whatsapp como um canal de comunicação. No entanto, por se tratar de um meio bastante eficiente e muito acessível, o atendimento de advogados pelo Whatsapp pode melhorar a relação com clientes.
Vale observar, no entanto, que o Código de Ética da OAB veda a prestação de serviços ou mesmo de assessoria por qualquer meio de comunicação, sem que haja a devida cobrança.
Logo, antes de estabelecer esse meio de comunicação com o seu cliente, é fundamental alertá-lo sobre eventuais cobranças através do uso da ferramenta.
Não obstante, há deveres conexos que decorrem desse uso. É o caso, por exemplo, do dever de sigilo em face das informações compartilhadas. Isto, sobretudo, diante da possibilidade de perda dos dados ou do acesso de terceiros, como no casos de hackeamento do aplicativo.
Outra prática que pode gerar problemas ao profissional é o envio de qualquer forma de propaganda sobre os seus serviços, especialmente para quem não faz parte da sua lista de contatos.
O Código de Ética veda o envio da chamada “mala direta” por qualquer meio, seja físico ou eletrônico. Assim, para evitar problemas com a OAB, evite qualquer tipo de mensagem que possa ser interpretada como o oferecimento de serviços ou mesmo publicidade profissional ou do seu escritório.

Limites para clientes e relacionamento saudável
O atendimento de advogados pelo Whatsapp também deve ser limitado. Procure conversar com seu cliente e esclarecer os horários de atendimento.
É fundamental colocar determinadas restrições para que isso não gere estresse no profissional e acabe dificultando o relacionamento com o cliente.
Também é importante separar horários de lazer dentro da rotina e desligar do trabalho. Como os gadgets facilitam a conexão por 24 horas é importante separar momentos de trabalho dos momentos de lazer.

É possível fazer propaganda através do WhatsApp?
Outro ponto deve ser observado no uso do WhatsApp pelo advogado online. Este diz respeito à propaganda no aplicativo. Embora a ferramenta seja bastante utilizada para prospecção de clientes, o advogado deve observar as regras do Código de Ética da OAB no que concerne ao marketing jurídico. Assim, deve respeitar a proibição de propagandas típicas.

Nesse sentido, dispõe o artigo 28 do Código de Ética:
Art. 28. O advogado pode anunciar os seus serviços profissionais, individual ou coletivamente, com discrição e moderação, para finalidade exclusivamente informativa vedada a divulgação em conjunto com outra atividade.

Portanto, o advogado pode utilizar a ferramenta como meio informativo, sem prejudicar sua adequação aos preceitos éticos da advocacia. Ainda, pode realizar atendimento pelo WhatsApp. Desse modo, é possível estabelecer uma comunicação ágil com o cliente.
Portanto, vislumbraremos vantagens e desvantagens.

Vantagens no uso de WhatsApp pelo advogado online
Realizar atendimentos e consultas pelo WhatsApp, como observado, pode ser vantajoso ao advogado online. Além de aproximar a relação entre advogado e cliente, pode facilitar a vida do profissional. Afinal, a ferramenta permite o envio rápido de documentos, não obstante a troca de informações. Ainda, a versão business do aplicativo apresenta outras funcionalidades que podem ser interessantes ao advogado online.

Pessoalidade na relação entre advogado e cliente
Todo advogado sabe que a advocacia é feita da pessoalidade. Ainda que um profissional tenha um nome de importância no mercado, sua carreira dependerá da forma como os clientes percebem a sua imagem. Atualmente, essa percepção ultrapassa questões de mera aparência física. Engloba, também, o modo de operação do profissional, como qualificação, mas também organização e capacidade de estabelecer uma boa relação.
Assim, quanto mais vias de comunicação o profissional oferecer, mais aberto e disponível parecerá. É, então, uma forma de mostrar que seu serviço se adéqua às necessidades dos clientes.
Igualmente, é importante que a comunicação estabelecida considere aquele com quem se interage. Quando a comunicação é um dos pilares da advocacia, não é possível ignorá-la. E quando se fala de uma comunicação assertiva e eficaz na advocacia, quer-se falar do conhecimento do cliente. Portanto, um bom profissional sabe se comunicar de forma personalizada, adequando-se ao que cada cliente espera dele.

Otimização do tempo de trabalho
O tempo é uma das grandes barreiras do advogado. Além da grande carga de processos com que o profissional trabalha simultaneamente, há prazos correndo. Portanto, ainda que o profissional faça uma boa gestão dos prazos processuais, existem algumas alternativas que podem facilitar seu trabalho. O WhatsApp, por exemplo, pode ser uma delas.
O aplicativo pode auxiliar na otimização do tempo de trabalho, na medida em que facilita a comunicação com os clientes. Além de ser mais fácil enviar informações a eles, também é mais fácil que o cliente responda.
Considerando que muitos procedimentos dependem da informação obtida junto ao cliente, quanto mais rápida a demanda for visualizada e a resposta for oferecida, mais rápido o advogado poderá prosseguir com o processo.
No entanto, como se observará abaixo, existem algumas considerações acerca do seu uso. Do contrário, poderá ter efeito negativo e sobrecarregar ainda mais o advogado online. Para resolver esse problema, existem algumas dicas que valem a pena serem observadas.

Lidando com emergências
Quase nunca a atividade do advogado se restringe ao contato dentro do escritório ou dentro dos tribunais. Em muitos casos, será necessário lidar com questões que extrapolam as programações normais. E isto, sobretudo, na áreas de família e criminal. Por exemplo, se um cliente é preso, o advogado precisará ser acionado imediatamente. Então, o WhatsApp pode ser uma medida para o advogado online que deseja estar ciente do que acontece com seus clientes.
Contudo, é preciso observar algumas questões. Isto porque, no caso de clientes reclusos, o uso de celular, dentro dos presídios é vedado legalmente. Então, o adequado é que se agendem visitas ao presídio para esclarecimento de questões ou prestação de informações.
No caso de chamadas recebidas, o advogado poderá atender ao telefone, mas apenas para tratar dos assuntos jurídicos próprios daquele cliente. E, claro, deverá estabelecer quais as condições para o atendimento, independentemente de quem parta a iniciativa do contato.

Envios de mensagens automáticas com o WhatsApp business
A versão do WhatsApp business pode ser uma importante ferramenta para o advogado online. Isto porque possui algumas funcionalidades diversas daquelas da versão comum do aplicativo. Desse modo, ele autoriza, por exemplo, que se configurem mensagens automáticas disparadas conforme determinadas situações. As mensagens automáticas facilitam a comunicação em situações corriqueiras e repetidas. E, consequentemente, o profissional despenderá tempo bem menor com elas.

Economia de preço
Outra vantagem tanto do WhatsApp quanto do WhatsApp business é que ambos são ferramentas gratuitas. Portanto, não é preciso gastar grandes quantias com a sua utilização. E isto pode ser bastante benéfico, sobretudo, para aqueles que estão iniciando na carreira e não possuem verba suficiente para a contratação de outros sistemas de contato com os clientes.

Acessos múltiplos
Para aqueles que trabalham em um escritório e precisam compartilhar informações com mais de um membro, pode ser interessante utilizar o WhatsApp business. Afinal, o advogado online muitas vezes compartilha um caso, possui estagiários ou precisa prestar contas para um gestor, por exemplo. E a impossibilidade de acessos diversos pode comprometer sua produtividade.
Compartilhando o número com a equipe, então, será possível integrá-la na relação mantida com o cliente. Ademais, auxiliará na forma de produção da equipe.

Priorização de conteúdos
Em primeiro lugar, ter um novo canal de comunicação pode causar equívocos ou desorganização. Mas uma vez que se saiba priorizar conteúdos no aplicativo, ele terá muito a contribuir para o advogado online. Assim, é recomendado que se delimite qual espécie de conteúdo será abordado na comunicação realizada através da ferramenta.
Por exemplo, pode-se definir que será informado o andamento processual. Ou até, mesmo, que será o meio de requisição de documentos. Isto é essencial para as conversas se mantenham organizadas e o advogado tenha controle do que é armazenado dentro do aplicativo. As demais comunicações, portanto, poderão ser realizadas através de atendimentos presenciais ou mesmo por ligações telefônicas.
Em segundo lugar, o WhatsAppp business permite que o usuário classifique as conversas. Assim, poderá separar as conversas com seus clientes pelos temas abordados ou por qualquer informação referente a uma atividade, como no caso das tarefas pendentes.

Desvantagens do uso do WhatsApp e dicas de como contorná-las
Nem só de benefícios para o advogado online, o WhatsApp é feito. Como já ressaltado, a utilização indevida pode gerar prejuízos à atividade do profissional. No entanto, quase todas as desvantagens podem ser contornadas com dicas simples de organização.

Definição de horários
Sem um horário estabelecido para a comunicação, o advogado online pode permanecer sempre assim: online. Portanto, é recomendado que se estabeleça um horário para a comunicação com os clientes. Desse modo, eles saberão quando poderão ter contato com seu advogado, sem que isso prejudique também a vida pessoal do profissional.
No caso de envio de mensagens fora do horário, o advogado pode programar mensagens automáticas aos seus clientes. Assim, caso não o tenham sido antes, serão informados das condições de horário. E nem será preciso que o profissional disponha de tempo somente para responder que está fora do horário definido para seu trabalho.
Claro, isto não significa ignorar os casos emergenciais. Mas é uma medida necessária para que o advogado não fique sobrecarregado. Afinal, todos são humanos e precisam de horas de descanso.

Definição dos conteúdos a serem abordados através do WhatsApp
Como já mencionado, manter um novo canal de comunicação pode causar desordem para o advogado online. Por essa razão, definir os temas abordados através do WhatsApp pode ser uma boa saída. Contudo, há uma outra questão.
Sem essa definição, os clientes podem inferir que qualquer espécie atendimento e comunicação pode ser realizada pelo aplicativo. E, do mesmo modo, acreditar que não precisará arcar com novos custos por isso. No entanto, é preciso lembrar que, pelo Código de Ética da OAB, toda atividade deve ser remunerada. E que alguns atendimentos podem ser melhor esclarecidos se forem presenciais.

Separação entre o privado e o profissional
Talvez este seja o principal problema para o advogado online: a separação da vida profissional da vida privada. Manter um canal de comunicação tão informal quanto o WhatsApp pode rapidamente gerar essa mescla. E, quando o advogado percebe, está vivendo a profissão e deixando de lado outros aspectos da vida. Por causa disso, recomenda-se manter contas de WhatsApp separadas. Dessa forma, será mais fácil, por exemplo, se ater aos horários delimitados. E, consequentemente, controlar o tempo de serviço.
Há, então, duas alternativas:
·  o profissional pode utilizar o WhatsApp business; ou
·  pode utilizar outro número para o WhatsApp, caso não deseje utilizar a versão business.

O fornecimento do número pessoal, assim, será optativo. O profissional deve lembrar, contudo, que, uma vez que seu cliente tenha seu número pessoal, terá acesso a iniciar comunicações fora dos limites estabelecidos. Ainda, ter um número próprio para o trabalho permite o compartilhamento com outros membros da equipe.

Evitando erros nas mensagens
Outro risco do uso do WhatsApp pelo advogado online é a possibilidade de enviar mensagens com erros. Não significa que isto não seja possível nos outros meios de comunicação, como e-mails. Contudo, a informalidade do WhatsApp implica também no envio mais desatento das mensagens. No e-mail, por sua vez, há, em geral, maior atenção quanto ao conteúdo e ao destinatário.
Desse modo, é possível que uma mensagem que seria enviada a uma pessoa seja enviada a outra. Além de comprometer questões de sigilo, pode ocorrer que o cliente receba uma mensagem equivocada. E, consequentemente, isto poderá comprometer a imagem do profissional. Portanto, é necessário estar atento aos envios.

Segurança da informação
A segurança da informação também já foi mencionada. E, de fato, deve ser uma atenção do advogado online. Isto porque, além do dever de sigilo previsto no Código de Ética da OAB, existe regulação referente aos dados coletados.
Com a publicação da atual Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, o profissional precisa estar atento aos mecanismos de segurança operando sobre o aplicativo, de modo a impedir, ao máximo, o vazamento das informações.
Existem programas próprios para a proteção das informações, tais como:
·  antivírus;
·  firewalls;
·  técnicas de utilização;
·  recomendações sobre visitações; entre outros.

Portanto, é interessante estabelecer uma política entre a equipe para evitar futuras responsabilizações por danos causados aos clientes.
Por fim, é essencial manter um backup das informações. Desse modo, evita-se que conteúdos importantes sejam perdidos caso algo aconteça com o aplicativo. A garante-se, assim, a retenção dos clientes.

Situações especiais
Em determinadas áreas do Direito, a comunicação e a presença do advogado podem ser mais relevantes. É o caso de profissionais que atuam nas áreas criminal e de família, onde a presença de réus presos, ou mesmo o uso de medidas protetivas, podem fazer com que o advogado possa ser solicitado a qualquer momento.
No caso de réus presos, o uso do Whatsapp possui uma questão ética: afinal, o uso do celular dentro dos presídios é proibido por lei.
Assim, caso o profissional receba qualquer forma de chamada pelo aplicativo, é importante esclarecer ao cliente que não utiliza esse meio e que o ideal é marcar uma visita ao presídio para que possa esclarecer a questão.
A internet e os aplicativos estão aí para facilitar o dia a dia. Porém, como se tratam de ferramentas digitais, devem ser utilizados com uma boa finalidade e, naturalmente, com limites.
O atendimento de advogados pelo Whatsapp pode ser uma forma de assessorar de forma mais ágil seus clientes. Porém, para que isso não haja desentendimentos ou estresse no futuro, a dica é estabelecer regras.
Por Augusto Pádua
Fonte JusBrasil Notícias