Começar a carreira em um escritório de
advocacia ou no departamento jurídico de qualquer empresa é sempre um desafio, afinal,
advogados recém-contratados ainda não sabem ao certo como funciona a dinâmica
dos procedimentos internos, quais são as relações entre os profissionais que
ali trabalham e muito menos quais são os tipos de personalidade contidos
naquele ambiente. Como lidar com todas essas novidades sem grandes tropeços? Pois
foi exatamente pensando em ajudá-lo a evitar cometer erros de advogados iniciantes
que resolvemos preparar o post de hoje. Pronto para começar sua carreira com o
pé direito? Então veja o que não fazer:
1- Arrogância
intelectual
Esse é um dos piores erros normalmente
cometidos por advogados recém-contratados. Para evitá-lo, lembre-se de que é
preciso entender que cada caso, processo e consultoria tem uma estratégia
distinta, que deve se adequar às necessidades dos clientes. Afinal de contas, nem
sempre os artigos que você memorizou para a prova da OAB realmente condizem com
a prática dos tribunais.
2- Resistência a
conselhos
A experiência é um dos fatores mais
importantes para se alcançar a qualidade do serviço jurídico, afinal, advogados
mais experientes conhecem há anos as estratégias dos tribunais, as
argumentações mais pertinentes para cada caso e até mesmo as melhores práticas
internas dentro do escritório. Por isso, procure ouvir e aceitar seus conselhos,
como se esses profissionais fossem mentores.
3- Impaciência
processual
A impaciência em relação ao andamento
processual e de outros projetos em curso é mesmo uma grande inimiga da
perfeição no cotidiano do advogado recém-contratado. Mas atenção: isso
definitivamente não significa que você tenha todo o tempo de mundo para
elaborar suas peças, ok? Só é preciso respeitar o andamento natural de alguns
processos, bem como evitar que isso prejudique seu relacionamento com colegas
de escritório e servidores públicos.
4- Atrasos
frequentes
Esse é um erro que inevitavelmente gera uma
péssima reputação nos escritórios de advocacia. Pode até ser que você não tenha
hora para sair do escritório, mas é imprescindível estar presente quando seu
chefe ou seus colegas de equipe precisam de você!
5- Procrastinação no
trabalho
Procrastinar durante as horas de trabalho é
um péssimo hábito que prejudica sua produtividade e passa uma impressão muito
pouco profissional para seus colegas. Assim, comece evitando usar redes sociais
e aplicativos de conversa durante o expediente. Com o tempo, esse esforço se
tornará natural!
6- Falta de
embasamento
Antes de criticar e opinar sobre qualquer
processo, estratégia ou opinião jurídica alheia, procure embasar seu
posicionamento por meio de fatos e dados concretos. Para isso, esteja sempre
preparado, procurando estudar doutrinas e decisões mais recentes do STJ e
também de tribunais estaduais. Conhecimento nunca é demais!
7- Negligência ao
social
Relacionar-se bem com seus colegas de
trabalho não significa, necessariamente, ser amigo de todos. No entanto, é
importante evitar criar um ambiente de conflitos, principalmente se você acabou
de chegar ao escritório. Para isso, fuja de fofocas, procure conhecer seus
colegas e participe das conversas no horário de folga!
8- Descontrole sobre
prazos
É imprescindível para qualquer advogado —
seja ele apenas um recém-contratado ou a prata da casa — controlar bem seus
prazos. Afinal de contas, qualquer erro nessa contagem pode ser fatal para seus
clientes, para o escritório e, consequentemente, para seu futuro. Para não
correr esse risco, mantenha uma agenda — física ou virtual — com todos os
prazos sob sua responsabilidade e adquira o hábito de verificá-la diariamente.
9- Falha de sigilo
Independentemente do cliente ou do assunto, advogados
precisam manter total sigilo sobre seus clientes e suas demandas. E é aí que
muitos advogados recém-contratados costumam pecar, comentando com familiares e
amigos sobre assuntos polêmicos ou clientes notórios. Esse erro pode custar seu
emprego e sua reputação!
Agora que você já está a par dos principais
erros de advogados a evitar, que tal colocar algumas dessas dicas em prática?
Fonte Blog Juris Correspondente