terça-feira, 4 de fevereiro de 2020

SAQUE DO FGTS É UM DIREITO DO PACIENTE COM CÂNCER


FGTS é a sigla para Fundo de Garantia de Tempo de Serviço, e representa uma soma de depósitos mensais que a empresa é obrigada a fazer em nome do empregado – o valor correspondente a 8% do salário.
Os pacientes com câncer têm direito ao resgate total do valor depositado. Também podem resgatar FGTS os trabalhadores que tiverem dependentes nessas condições (esposos, filhos, irmãos menores de 21 anos ou inválidos e pais), desde que os dependentes já estejam registrados no INSS ou no Imposto de Renda. No caso de saque pelo titular responsável por um dependente doente, é preciso levar um comprovante de dependência.
Para fazer a solicitação é preciso ir pessoalmente até uma agência da Caixa Econômica Federal ou ligar para o número de atendimento gratuito. Sendo necessário alguns documentos, como: Documento de identificação com foto; Carteira de trabalho; Número de inscrição no PIS/PASEP/NIS; Atestado médico com validade não superior a trinta dias, contados de sua expedição, firmado com assinatura sobre carimbo e CRM do médico responsável pelo tratamento, contendo diagnóstico no qual relate a doença do paciente, o estágio clínico atual da doença e do paciente, indicando expressamente: “Paciente sintomático para a patologia classificada sob o CID________”; ou “Paciente acometido de neoplasia maligna, em razão da patologia classificada sob o CID________”; ou “Paciente acometido de neoplasia maligna nos termos da Lei nº. 8.922/94”, ou “Paciente acometido de neoplasia maligna nos termos do Decreto nº. 5.860/2006”; Laudo do exame laboratorial que comprove a doença.
O prazo é de 5 dias úteis contados a partir da data de solicitação.

Fonte  eutenhodireito.com.br