Todos querem trabalhar numa excelente
corporação. Todos querem estar nas "Melhores Empresas Para Se Trabalhar".
O que nem todos captam, é que quem faz esta ou aquela empresa ser uma
organização bem quista por todos, são as pessoas. São os funcionários, os
capitais humanos que faz com que uma empresa cresça e se multiplique em seu
nicho mercadológico. Logo, o que faz uma empresa ser melhor para se trabalhar é
a própria pessoa que nela atua.
Várias pessoas têm conversado comigo, seja
após minhas palestras, seja quando me contratam para ministrá-las, e me
perguntam quais habilidades esses profissionais devem ter para fazer de
qualquer organização, uma empresa melhor. Como estou sempre observando o
ambiente onde me encontro, para identificar tendências e analisar como é o
comportamento das pessoas, pude perceber quais são as necessidades das
organizações, e quais são os profissionais que estão um passo a frente dos
demais.
Procurei sintetizar o que observei para
poder compartilhar com você um pouco dessas habilidades, que, creio, são
imprescindíveis. Noto que essas habilidades fazem parte das pessoas que possuem
um perfil empreendedor. Nas minhas palestras, costumo dizer que, se eu fizesse
parte dos Recursos Humanos de uma empresa, somente contrataria uma pessoa que
tivesse brilho nos olhos, uma "cara de orgasmo", ou seja, que fosse
cheia de vitalidade, de energia, que não vê a hora de arregaçar as mangas e
começar a fazer aquilo que ela tem de melhor, porque ela tem consciência do que
pode agregar e o que pode fazer de diferente em seu ambiente profissional.
Além desse brilho único no olhar e da
consciência da relevância que ela tem no que faz, eu destaco ainda outras
habilidades:
1) Integridade e
coerência. Revela a capacidade
que o profissional tem de se relacionar. Faz com que as outras pessoas se
comprometam e cooperem com ele. Para isso é preciso confiança dentro de uma
organização, bem como potencializar alguns pontos do profissional: analisar as
situações em que houve um descomprometimento com alguma tarefa; informar aos
outros quando não irá poder cumprir com uma tarefa, para não perder sua
credibilidade; aplicar os feedbacks em suas ações; reconhecer seus erros
perante os demais; fazer um planejamento, como um fluxograma, dos compromissos
adquiridos que devem ser cumpridos.
2) Flexibilidade. É a atitude para lidar com os imprevistos e
contornar os momentos de crise. Para isso, tem que se “treinar” a improvisação.
Mas como? Há alguns pontos que ajudam esse treinamento: reduzir o tempo que se
emprega planejando uma tarefa; sempre que puder troque um trabalho que exige
minuciosidade e morosidade por ações; trabalhe com equipes que contenham uma
diversidade de pessoas, que vai te ajudar a aceitar que não existem verdades
absolutas; crie o costume de pedir a opinião para toda sua equipe, e observe os
vários pontos-de-vista para resolver um determinado problema; marque num papel
os motivos que o levaram a determinar certa decisão, e se você os mantém ou não
quando a situação muda de rumo.
3) Autoconfiança e
autoconhecimento. Essas
habilidades são importantes para você assumir riscos e ter segurança, são
ótimas para o espírito empresarial, visando ser um líder e empreendedor. Para
isso saia da sua zona de conforto e comece a ter uma visão mais ampla de até
onde você pode chegar; marque num papel seus objetivos, circule os que já
alcançou e sempre determine novos; fuja das pessoas muito protetoras e de
superiores que não delegam tarefas, limitando sua capacidade; para melhorar seu
autoconhecimento tente enxergar como as pessoas ao seu redor o vêem, ou procure
um especialista no assunto, como um terapeuta, para melhorar suas capacidades
pessoais.
4) Intuição. Deixar guiar-se pela sua intuição pode ajudar
a livrar-se de um problema rapidamente, quando há escassez de tempo, e ajuda a
melhorar sua capacidade de criação. Para isso é preciso aprender a pensar
intuitivamente, como um “efeito helicóptero”, que significa ver as coisas de
cima com uma certa distância; tente resolver um problema que pode até ser óbvio
para os outros, e encontre mais de uma solução; quando tiver que explicar
situações complexas, crie o hábito de simplificar as informações, identificando
o ponto-chave para aqueles que concordam com a sua argumentação.
5) Capacidade
crítica. Habilidade para
analisar criticamente toda tarefa que lhe é delegada. Como se todo projeto ou
trabalho seja feito com todos os prós e contras. Segundo os especialistas essa
é uma das habilidades mais difíceis de se desenvolver, porém há algumas
maneiras de exercitá-la: tente utilizar o lado mais racional do cérebro, evitando
tomar decisões baseadas nas emoções; melhore sua capacidade de enxergar a
realidade, analisando separadamente cada uma das partes que condicionam a
solução de um problema, e peça a ajuda de outras pessoas para descobrir novos
fatores que você não havia percebido; crie o hábito de marcar num papel qual o
motivo lógico (racional) que o levou a chegar a determinada conclusão; discipline
sua mente para criar todas as argumentações possíveis para defender suas idéias,
sem se esquecer os detalhes como datas e investimentos.
6) Iniciativa. Serve para tornar as idéias boas em prática.
É agir com velocidade e inovação. Para potencializar essa habilidade: ofereça
ajuda para resolver situações difíceis e imprevisíveis; se tem tendência a
evitar os riscos, passe a considerar os erros cometidos no passado como novas
oportunidades para aprender; desenvolva atividades que estão coligadas à
iniciativa como delegar tarefas, análise de custo-benefício; clarifique suas
prioridades para colocá-las em prática.
7) Compreensão. Refere-se a compreensão e domínio da
cultura da organização, otimizando o relacionamento de todos aqueles que
trabalham, para ter um bom relacionamento com colegas, clientes e fornecedores.
Para isso analise sua organização internamente, averigüe seu funcionamento e
saiba dos obstáculos que possa vir a enfrentar; quando te anunciam um caminho, tente
descobrir como as outras pessoas da organização reagirão em relação a esta nova
meta.
8) Competitividade. Ter metas claras, não deter-se em chegar ao
objetivo comum. Preocupar-se em realizar um excelente trabalho, ir além dos
objetivos determinados por seus superiores, ter tendência a inovar e desfrutar
coisas que antes não conseguia. Todos esses fatores referem-se a uma
competitividade sadia, um passo para o sucesso. Esta habilidade está
intimamente ligada às suas emoções e motivações pessoais. Questionar sobre seus
objetivos e metas; sobre aquilo que realmente gosta de fazer e evitar rotinas
de trabalho, sempre inovando, é um modo de potencializar essa habilidade.
9) Visão no cliente. Descobrir os desejos ocultos do outro, investir
tempo sobre as necessidades das outras pessoas e clientes, enfim, detectar
aquilo que satisfaz o cliente. Para potencializar essa habilidade: controle
suas emoções e tenha flexibilidade para relacionar-se com os diversos tipos de
pessoas; quando tem que lidar com clientes que não são muito claros naquilo que
desejam, aprenda a questioná-los, para detectar sua real necessidade e desejos;
tente manter-se sempre disponível para o cliente; seja simpático; desenvolva um
histórico de pedidos de todos os seus clientes, para que quando eles entrarem
em contato, você possa otimizar a comunicação.
10) Compreensão
interpessoal e empatia. Ter
sensibilidade para lidar com todos, satisfazer aos demais, tornar-se o líder do
grupo graças a sua empatia. Esta é a habilidade chave, principalmente para
aqueles que lidam diretamente com o atendimento ao cliente e profissionais na
área de prestação de serviços, pois cabe a esses profissionais identificar com
empatia aquilo que seus clientes realmente necessitam. Na verdade, a empatia se
desenvolve com a prática, primeiro conscientemente (tomando notas do que o
outro diz, escutando dúvidas e necessidades), e depois convertendo isso num
hábito diário.
11) Capacidade de
liderança. É a capacidade
natural dos outros seguirem a você. Se você tem facilidade em motivar seus
colegas de trabalho, e eles sempre pedem a sua opinião para tomar decisões
importantes, você já tem essa capacidade dentro de si. Fazer com que os
superiores também te sigam é uma boa proposta. Para pontecializar ainda mais
essa capacidade, dedique uma parte do seu tempo para escutar os demais da
equipe, conhecer os problemas pelos quais estão passando e deixar claro que
eles podem confiar em você para alcançarem suas metas; tente ganhar o respeito
dos demais por meio de suas atitudes, trabalhando com coerência e dando sempre
o bom exemplo.
12) Persuasão. Influenciar e persuadir os demais para
alcançar os objetivos propostos é uma habilidade muito poderosa. Alguns têm um
inexplicável magnetismo com os outros membros da equipe, para que eles dêem o
melhor de si. Mas, para conseguir ganhar mais capacidade de persuasão, há
algumas dicas: melhore sua capacidade de comunicação e a maneira de por no
papel o planejamento das metas; seja coerente em tudo o que diz ou faz, pois é
a segurança de sua credibilidade, e assim poderá fazer com que os outros te
sigam. Apenas não confunda essa poderosa habilidade de persuadir com a de
manipular as pessoas, pois nesse caso essa capacidade deixa de trazer
benefícios profissionais para você.
13) Relacionamentos/Pessoas.
Manter relações de longo prazo
com os colegas de trabalho fora do ambiente profissional; dominar as
habilidades interpessoais importantes, como escutar os outros; trabalhar
orientando-se nas pessoas e não nas tarefas. Essas e outras atitudes pertencem
a uma habilidade muito valiosa e bem requisitada no meio corporativo pelas
grandes empresas: a capacidade de relacionamento interpessoal. Para aprimorar
essa habilidade: compartilhe com os demais seus assuntos pessoais; escolha
pessoas que mais têm afinidade contigo, e estabeleça uma relação de confiança
dentro e fora do ambiente de trabalho; trate cada um de forma personalizada; amplie
sua rede de relacionamentos, entrando em contato com pessoas novas em reuniões,
por exemplo.
14) Coaching. A palavra coach em português significa
treinador, mentor. Quem tem a habilidade de “coaching” é aquela pessoa capaz de
observar o trabalho em equipe e identificar quais os indivíduos são mais
adequados para executar determinada tarefa; consegue abranger as necessidades
pessoais de cada um com as necessidades da empresa como um todo e se preocupa
para que toda equipe se desenvolva e cresça profissionalmente. Para aprimorar
sua capacidade de coach, é preciso primeiramente se espelhar em um outro coach,
que te ajude a identificar suas próprias fortalezas, e fazer com que você
desenvolva-se profissionalmente, cada vez mais.
15) Trabalho em
equipe. Se sentir bem em estar
colaborando com todas as pessoas, em que elas também lhe digam o que deve fazer;
escutar e respeitar as opiniões alheias diversas das suas; preferir trabalhar
em conjunto para alcançar um objetivo comum a trabalhar sozinho para almejar
por metas individuais. Essas são atitudes daqueles que possuem essa brilhante
capacidade de trabalhar em equipe. Aprender a aceitar críticas; aprender a
delegar tarefas; pedir opiniões para os demais e eliminar as barreiras formais
em situações rotineiras são formas de você pontecializar mais essa habilidade.
16) Visão do negócio. Para aqueles que se preocupam em estar
sempre atualizados; têm a própria opinião sobre em qual lugar está sua
organização e para onde ela irá caminhar e é capaz de prever as conseqüências
das suas decisões antes que elas virem um problema. Essas são as
características de quem já possui essa habilidade, de aguçar seu faro para um
todo. Para pontecializar ou começar a treiná-la: desenvolva seu lado e sua
curiosidade intelectual, acostumando-se a ler livros, revistas e jornais
periódicos; dedique uma parte do seu tempo para planejar, analisar e
estabelecer prioridades na sua área de atuação; para prever possíveis
conseqüências no futuro, passe a analisar a realidade do mercado em longo prazo,
contrastando dados do passado com dados do presente.
17) Autocontrole das
emoções. Controlar as situações
difíceis e ter capacidade para suportar com naturalidade as situações de máximo
estresse. Essas são algumas das características das pessoas que possuem essa
habilidade. Para otimizar o controle das suas emoções, ou começar a ter essa
habilidade: tome as decisões importantes em momentos de lucidez e não quando você
estiver de mal-humor; aprenda a frear as reações negativas, contar até 10 já
começa a resolver, ou peça para que alguém te ajude a se controlar; pare para
respirar se necessário; potencialize sua habilidade interpessoal com os demais,
assim você entenderá os pontos-de-vista dos outros, o que lhe ajudará a
compreender melhor suas reações negativas em alguns momentos.
18) Comunicação e
negociação. Aqueles que têm a
capacidade para iniciar conversas com todos os tipos de pessoas e que, quando
explicam assuntos complexos aos demais, conseguem fazer com que eles captem a
mensagem logo em seguida. Essas são características das pessoas que possuem a
habilidade da comunicação e negociação em evidência. Para otimizar ainda mais
essa habilidade: use o feedback para descobrir quais são os obstáculos que te
limitam quando se comunica com os demais; para evitar mal-entendidos, use
sempre expressões como “ajude-me a...”, assim você consegue negociar e delegar
tarefas aos demais.
19) Agilidade para
tomar decisões. Não deixe que
uma análise excessiva dos fatos faça com que você não tome decisões, te
paralise. Essa habilidade se encaixa perfeitamente nas áreas em que se exijam
resultados imediatos e decisões estratégicas, sem perder tempo em longas
reuniões. Para otimizar: sempre analise todas as informações possíveis antes de
tomar uma decisão, evite agir sob pressão; crie o hábito de anotar como você
resolve os problemas mais complexos, assim quando tiver que tomar uma decisão
difícil, já saberá como resolvê-los.
20) Aprendizado e
desenvolvimento pessoal. Aqueles
que estão dispostos a iniciar novas tarefas e buscar novos enfoques ou novos
modos de fazer as coisas; sentem-se mais motivados com o desenvolvimento
pessoal do que com as recompensas materiais que possam vir a ter. Essas são
algumas das características que essa habilidade influi. Para otimizar ainda
mais ou desenvolver essa habilidade: tente melhorar sua autocrítica com os
feedbacks, pois, com eles os outros lhe informam o que está indo bem e mal com
você. Se você for capaz de assumir suas críticas e erros será capaz de
desenvolver qualquer aprendizado.
Por Leila Navarro
Fonte Portal Administradores