terça-feira, 13 de agosto de 2019

CONFIRA OS CUIDADOS ANTES DE ARREMATAR UM IMÓVEL EM LEILÃO


Para advogados especialistas em Direito Imobiliário, a primeira providência é ler atentamente o edital publicado pelo banco e que coloca o bem à disposição. Embora os descontos para imóveis retomados sejam atraentes, o comprador terá que arcar com o ônus de retirar o antigo proprietário do imóvel, caso ainda esteja ocupado. Além disso, em alguns casos não há possibilidade de parcelamento ou financiamento.
Segundo especialistas, antes da compra do imóvel, o interessado deve avaliar a localização do imóvel, estado de conservação, infraestrutura da região, valor do bem e disponibilidade de recursos financeiros:
O interessado deve verificar as pendências judiciais e dívidas do atual proprietário. No caso dos leilões extrajudiciais (oferecidos pela Caixa), o arrematante terá que assumir os débitos de condomínio ou IPTU, se houver. Para evitar surpresas, é preciso se certificar de que o bem está regularizado. Nesses casos, é bom pedir uma certidão de ônus reais — ressalta Arnon Velmovitsky, advogado especializado em Direito Imobiliário e Presidente da Comissão de Direito Imobiliário do IAB (Instituto dos Advogados Brasileiros).

IMÓVEIS OCUPADOS
Arnon acrescenta que outro custo importante a ser calculado pelo arrematante será o de imóveis ainda ocupados. Neste caso, geralmente a responsabilidade para retirar o ocupante é do novo dono. O processo deve demandar uma ação judicial de reintegração de posse, o que pode levar no mínimo seis meses para ser concluído. O advogado explica que, em um cálculo conservador, a recomendação é reservar de 20% a 40% dos recursos disponíveis para o negócio para despesas extras, além do preço do imóvel.

RECURSOS PARA REFORMA
De acordo com especialistas, geralmente, os interessados em comprar os imóveis no leilão não poderão visitar as casas e apartamentos antes do processo,e por isso desconhecem o real estado de conservação do imóvel. A Caixa disponibiliza informações gerais e condições como metragem, localização, entre outros.
O interessado precisa estar ciente de que muitas vezes o imóvel estará em condições precárias de uso e precisando de reformas, o que demandará investimento financeiro por parte do arrematante. Sempre recomendo que se busque orientação jurídica. Acredito que isto pode fazer diferença para uma aquisição segura — orienta a advogado Lizia Jacintho, presidente da Associação de Mutuários do Rio (Amurio).

BANCO POSSIBILITA USO DO FGTS
O banco disponibiliza de casas, apartamentos, salas comerciais e terrenos de propriedade da Caixa com preços abaixo do valor de mercado.
Os interessados podem consultar as ofertas, as fotos e as peculiaridades dos imóveis através do site http://www.caixa.gov.br/voce/habitacao/imoveis-venda/Paginas/default.aspx.
De acordo com o banco, entre as vantagens estão a possibilidade de financiamento em todas as modalidades de compra e a garantia de um imóvel com documentação regular. O saldo de FGTS pode ser usado na transação, desde que obedecidas as regras de utilização do fundo.
Por Pollyanna Brêtas
Fonte Extra – O Globo