Com
a popularização da internet, a tecnologia substituiu o uso do papel
em vários momentos. No entanto, o cartão de visita continua
exercendo um papel importante como mediador de relacionamentos com
clientes, colegas e parceiros. Mas como é (ou deveria ser) o cartão
de visita do advogado moderno? Para responder essa pergunta, pedimos
ajuda para uma das designers da Aurum.
Mas,
antes de conhecer as orientações técnicas, é importante
esclarecer que, muito mais do que uma obrigação e bem além de uma
convenção social ou exemplo de boa conduta profissional, o cartão
de visita é um convite ao contato. É por meio dele que muitas
pessoas formam a primeira opinião sobre seu trabalho e seu
escritório. E é graças a ele que muitos relacionamentos
profissionais duradouros têm início.
Quem
nunca usou o pretexto de “trocar cartões” para fisgar clientes
ou mesmo como desculpa ideal para propor parcerias e pedir
orientação? Por isso mesmo, preparamos oito dicas fundamentais para
o seu cartão de visita não parar no lixo. Para saber quais são, é
só continuar a leitura!
O
QUE NÃO PODE FALTAR NO CARTÃO DE VISITA DO ADVOGADO MODERNO?
LOGOTIPO
A
sua marca pessoal ou a do seu escritório pode e deve estar impressa
no seu cartão de visitas! No entanto, todo cuidado é pouco na hora
da aplicação. O logotipo não precisa ocupar toda a frente do
cartão, muito menos prejudicar o foco da atenção para as
informações de contato. Cuide para que sua marca apareça de
maneira elegante e proporcional. Se ficar na dúvida de como fazer
isso, consultar o designer gráfico é uma boa pedida.
INFORMAÇÕES
BÁSICAS DE CONTATO
As
informações que vão no cartão de visita do advogado moderno devem
ser pensadas de forma estratégica. Se você não quer receber
visitas sem agendamento no seu escritório, por exemplo, não precisa
colocar o endereço no cartão. O mesmo vale para qualquer outro
dado. Atenha-se aos dados principais, como nome, número de registro
na OAB, telefone, email e site.
COERÊNCIA
Antes
de pensar em colocar um arroba antes do email, uma casinha antes do
seu endereço comercial e um telefone antes do número do seu
celular, avalie se o uso de ícones “conversa” com a identidade
visual para advogados. Quando o acesso à internet era exceção ou
novidade, lá por meados dos anos 1990, fazia muito sentido certos
tipos de sinalização, principalmente como forma de educar o público
leigo.
Hoje
em dia, dificilmente seu cliente não vai saber o que é um email ou
um site – mas, caso não saiba, ele vai procurar outro meio para
contatar você. Além disso, o cartão de visita do advogado moderno
mantém uma unidade visual que consiga representar fielmente o
escritório e o profissional.
E
O QUE NÃO PODE SOBRAR EM UM CARTÃO DE VISITAS MEMORÁVEL?
CORES
Além
das limitações éticas da profissão, a escolha e a aplicação de
cores devem seguir alguns critérios básicos de legibilidade e
identidade visual. Para isso, lembre-se que a maior preocupação
deve ser a clareza das informações. Fuja dos clichês, como fundo
preto e fonte branca, com alguns toques em vermelho. Talvez o uso de
cores complementares, em tons não vibrantes, seja uma boa
alternativa.
TIPOGRAFIA
Na
escolha das tipografias (forma escrita) permanece a convenção de
“menos é mais”. Duas tipografias, sendo uma principal e outra
complementar, é mais do que suficiente. Afinal, no cartão de visita
do advogado moderno, o uso excessivo de tipografia pode influenciar
na perda de identidade e, o pior de tudo, na confusão hierárquica.
E nós queremos conquistar e não confundir nossos clientes
potenciais, certo? ��
Informações
Lembra
que a gente falou lá em cima sobre a importância de colocar os
dados básicos no seu cartão de visita? Pois é. Para definir que
dados são esses, pense por qual meio você gostaria de ser acessado
pelos novos contatos. Linkedin? WhatsApp? Email? Site? Telefone?
Depois, trace o caminho que você quer que a pessoa percorra a partir
das informações registradas no cartão. Nenhuma informação além
da trajetória imaginada precisa ser impressa ali.
REPETIÇÕES
O
tamanho do cartão de visitas já indica que esse tipo de material
foi feito para ser direto. Portanto, economize nas repetições. A
sua marca gráfica não precisa aparecer mais de uma vez e nenhuma
informação precisa ser replicada. Um design limpo, objetivo e atual
é a cara do cartão de visita do advogado moderno.
RECURSOS
VISUAIS
Os
recursos visuais existem para dar um acabamento diferenciado e
funcionam como um “charme” a mais para o seu cartão de visita.
Por isso, escolha apenas um ou dois recursos para valorizar seu
cartão. Unir verniz localizado, faca especial, tamanho alternativo,
baixo relevo – tudo ao mesmo tempo – não é uma decisão nada
moderna.
DICA
EXTRA: COMO USAR SEU CARTÃO DE VISITA COM SABEDORIA?
Cartões
de visita são trocados para dar continuidade à conversa e estreitar
o relacionamento. Então, antes de entregar o seu cartão, estabeleça
uma conversa interessante para que ele funcione como um convite para
prolongar o papo. Quando for entregar o seu a alguém, deixe a parte
da frente sempre posicionada para cima e voltada para quem o está
recebendo.
E
quando for a sua vez de receber o cartão de alguém, não o esqueça
na bolsa ou na carteira. Assim que possível, salve os dados dos
novos contatos no meio que você usa para tratar seus relacionamentos
profissionais. Você pode, por exemplo, salvar o contato no seu
celular, adicioná-lo no seu software para advogados e até procurar
a pessoa no Linkedin ou no Facebook.
Fonte
Aurum