O marketing na advocacia
deve atentar para as etapas de atração da clientela, geração de interesse e
relacionamento, apresentação dos serviços e fidelização, atingindo-se o ponto
em que o cliente se torna divulgador espontâneo da marca do escritório.
O advogado está cada vez
mais vislumbrando a necessidade de se tornar um homem de negócios e
empreendedor. A preocupação com a gestão, e com a satisfação das necessidades
dos clientes é latente. A inovação do marketing jurídico é mais uma proposta
cuja motivação é a competitividade no mercado, excelência, maior abrangência e
resultado, foco no exercício da profissão, autoridade e credibilidade no meio
jurídico. O marketing jurídico é um apanhado sobre as técnicas de Marketing
Digital, empenhadas e dedicadas ao Direito, especialmente aos escritórios de
advocacia. Por meio de um bom Planejamento de Marketing, o Advogado poderá
contar com uma equipe especializada em construir relacionamentos e boas
parcerias.
O marketing jurídico é
importante para criar uma boa reputação no mercado (que resultará em vantagem
na hora de atrair clientes), foco no exercício da profissão (com planejamento
adequado e acompanhamento dos resultados, a preocupação e incertezas serão
menores e o trabalho mais eficaz), autoridade no meio jurídico (ações que
ajudam a fortalecer a sua credibilidade junto aos clientes também diante de
outros profissionais).
MARKETING DIGITAL
O Marketing Digital é a
aplicação dos conceitos de marketing no ambiente digital, principalmente na
internet, maior rede de interconexão existente atualmente. A partir dessa
interligação entre a rede e o posicionamento de marketing é possível construir
no ambiente digital uma marca forte online.
As ações de marketing
digital podem ser classificadas entre ’ativas’ e ’receptivas’, sendo que as
primeiras tratam dos projetos e atividades feitos no sentido de despertar a
atenção dos usuários (consumidores) para uma comunicação específica, enquanto
as receptivas tratam do ambiente digital para onde o usuário é direcionado.
Segundo Torres (2010), o
marketing digital está se tornando cada dia mais importante para os negócios e
para as empresas. Não é uma questão de tecnologia, mas uma mudança no
comportamento do consumidor, que está utilizando cada vez mais a Internet como
meio de comunicação, relacionamento e entretenimento. Para ele, o consumidor
passou a buscar informação útil e relevante, ou seja, conteúdo, antes de
qualquer coisa.
O Marketing de conteúdo é
uma opção fundamental na busca por satisfação. O conteúdo de um site ou blog
deve ser bem planejado e elaborado, pois, como explica o autor supracitado, é
uma importante forma de comunicação com o consumidor conectado. Nesse sentido,
torna-se necessário avaliar o público que se deseja atingir para desenvolver um
material atrativo e interessante. Além disso, buscadores como Google e Yahoo
capturam o conteúdo dos sites para relacionar com a palavra-chave especificada
na pesquisa feita por uma pessoa. Assim, deve-se levar esse fato em conta na
elaboração do conteúdo destas mídias.
INBOUND MARKETING
O Inbound Marketing
(marketing de atração) é uma relevante estratégia atual no meio jurídico, uma
forma altamente eficaz para chegar a novos clientes e construir confiança e
reconhecimento. Esse tipo de marketing promove o seu escritório de advocacia
sem “vender”, ou seja, é menos invasivo se comparado ao marketing tradicional e
é focado na construção de consciência, visando atrair o interesse das pessoas.
O Inbound Marketing é uma
forma de pensar relativamente nova, baseada na ideia de compartilhamento e
criação de um conteúdo de qualidade direcionado a um público-alvo, utilizando
táticas de marketing online. Esta personalização age como um ímã que atrai
potenciais clientes quando eles estão à procura de determinados produtos e/ou serviços.
É também conhecido como o “novo marketing”, pois se baseia em ganhar o
interesse das pessoas e fazer com que esses potenciais clientes te encontrem,
utiliza a ideia do marketing de entrada.
A estratégia de Inbound
Marketing pode ser apresentada através de um funil com objetivos que vão desde
a identificação de necessidades até uma conversão final. É preciso manter o
potencial cliente no funil de marketing, que é o caminho que a pessoa faz em
seu blog, site ou redes sociais até se tornar cliente fiel.
O funil do Inbound Marketing
pode ser resumido em 5 etapas:
1. Atração (conteúdos
relevantes sobre assuntos jurídicos);
2. Conversão (as pessoas de
alguma forma se cadastram para que possam se relacionar com elas);
3. Relacionamento (saberá um
pouco sobre o que o cliente se interessa - formular conteúdo direcionado a
ele);
4. Fechamento (mostrar o
diferencial que seu escritório oferece);
5. Encantamento (fidelizar
esse cliente e torná-lo um divulgador espontâneo da sua marca na internet).
O Código de Ética da OAB
veta meios invasivos de envios de publicidades para captação de clientes sem
autorização prévia. Há algumas limitações legais como: anunciar no rádio ou na
televisão, promover serviços em eventos estranhos à área jurídica, usar
expressões comuns de atividade comercial, divulgar o preço dos serviços,
oferecer consultas grátis pelo site, usar fotos dos prédios de tribunais etc.
Por isso, o Inbound Marketing trabalha o relacionamento online com pessoas que
estejam interessadas nos seus serviços, e a principal chave dessa divulgação é
criar e distribuir conteúdos direcionados a elas.
FERRAMENTAS ÚTEIS
Os escritórios de advocacia
necessitam conhecer os seus clientes e suas exigências de modo a desenvolver um
planejamento estratégico e o treinamento de sua equipe direcionada ao
atendimento encantador e a identificação dos anseios e necessidades do seu
cliente.
Algumas ferramentas a serem
utilizadas pelos escritórios de advocacia:
1. Disponibilizar os seus
portfólios em seu site, para que pessoas interessadas possam conhecer os
serviços prestados e a sua estrutura organizacional;
2. Publicação de artigos
jurídicos (publicar em revistas especializadas, jornais e periódicos, sites da
área, artigos de fácil entendimento sobre assuntos de interesse público);
3. Ministrar palestras que
interessem aos membros de associações e entidades de classe, a fim de divulgar
de forma implícita a sua marca;
4. Criação de página no
Facebook, instagram, alimentação frequente de redes sociais, transmissão de
conhecimentos através de vídeos, com dicas jurídicas ou de cidadania, atuação
como advogado correspondente, participação em canais jurídicos na internet,
recorrer a anúncios online, participação em eventos e palestras, otimização de sites
para mecanismos de busca (ou SEO, Search Engine Optimization);
5. E-books, white Papers,
infográficos, webinários, perguntas e Respostas, e-mails e whatsapp
personalizados e direcionados a seu banco de dados, eventos online, artigos de
blog, Google Adwords, fóruns, mídias Sociais.
QUEBRA DE PARADIGMAS
É cediça a latente
necessidade de novos profissionais que quebrem os paradigmas enraizados no
âmbito do mercado jurídico e comecem a profissionalizar a gestão de seus
escritórios e a buscar novas oportunidades de negócios. Em virtude dos mercados
tradicionais estarem saturados pela atuação dos antigos escritórios, é preciso
encontrar diferentes maneiras de atender necessidades de clientes e explorar
novas fronteiras de mercado. Assim, os escritórios de advocacia, dentro dos
limites legais, devem utilizar as ferramentas que disponibilizam o marketing
para aumentarem os seus lucros e darem maior visibilidade ao seu negócio.
Por mais conservadora que
seja a área do Direito, muitos dos que nela atuam já estão migrando suas ações
de marketing para a web, investindo em estratégias e ações de Marketing Digital
para advogados.
É importante ressaltar o
pensamento empreendedor no universo da advocacia, quando o profissional é
levado a identificar oportunidades de negócio ao aperfeiçoar seu planejamento
de marketing e melhor posicionamento no mercado, utilizando as ferramentas do
marketing digital e inbound marketing para otimizar sua imagem mercadológica e
conquistar mais clientes.
REFERÊNCIAS
SHAH, Dharmesh. Inbound
Marketing: Seja Encontrado Usando o Google, a Mídia Social e os Blogs. Rio de
Janeiro – RJ. Alta Books, 2010.
TORRES, Cláudio. A bíblia do
marketing digital: tudo o que você queria saber sobre marketing e publicidade
na internet e não tinha a quem perguntar. São Paulo – SP. Novatec, 2009.
TRIGUEIROS, Arthur. Novo Código
de Ética da OAB: anotado e comparado. – 3. ed. – Indaiatuba – SP, Foco
Jurídico, 2017.
ASENSI, Felipe Dutra.
Marketing Jurídico. Rio de Janeiro – RJ. Elsevier, 2013
Por Kareline Staut
Fonte JusBrasil Notícias