terça-feira, 18 de junho de 2024

DICAS ESSENCIAIS DE GERENCIAMENTO DE TEMPO PARA ADVOGADOS

A implementação de 3 procedimentos aumenta a eficiência e melhora a qualidade de vida

A gestão do tempo para advogados é uma das tarefas mais difíceis em uma prática de direito ocupada. Muitos advogados estão relutantes em considerar desenvolver um plano de gerenciamento de tempo como se estivesse de alguma forma abaixo deles. No entanto, ter uma prática de direito eficiente e um bom equilíbrio entre trabalho e vida não acontece por acidente. Advogados inteligentes implementam algum tipo de programa de gerenciamento de tempo em suas práticas de direito para que eles possam ser melhores em seus empregos, além de gastar mais tempo fazendo o que eles gostam.
Os advogados que se arriscam primeiro a gerenciar o tempo muitas vezes mergulham em sistemas complicados com muitas regras. Esta é a maneira mais rápida para um programa de gerenciamento de tempo falhar. Se o programa for muito difícil de começar, o advogado voltará rapidamente para seus velhos e ruins hábitos.
A boa notícia é que a gestão do tempo não precisa ser difícil. Na verdade, ao implementar três procedimentos simples em uma prática de direito, um advogado pode aumentar a produtividade ao mesmo tempo em que melhora a satisfação profissional.
As três dicas essenciais para o gerenciamento eficaz do tempo do advogado são:

Coma o sapo
Mark Twain disse que "se você comer um sapo na primeira hora da manhã, o resto do seu dia será maravilhoso". Twain também disse: "Se você tem que comer um sapo, não olhe por muito tempo".
No livro "Eat That Frog", Brian Tracy usou as palavras de Twain como inspiração para o ponto principal de seu livro. Tracy diz que você deve tomar a pior tarefa, mais desagradável, mais feia que você tem que fazer, que não quer fazer e fazer primeiro. Pare de procrastinar, e apenas faça a única coisa que você teme mais. Uma vez que está fora do caminho, um fardo é levantado de seus ombros e você pode se mover mais rapidamente através das tarefas do resto do dia. Quando a tarefa desagradável não está mais a crescer, tudo mais de repente se torna muito mais fácil.

Evite o telefone
Os que estão familiarizados com o meu artigo sobre "Por que seu advogado não retornará seus telefonemas" pode questionar minhas motivações com esta recomendação. No entanto, nada quebra a concentração de um advogado em um caso mais do que repetidamente romper com isso para discutir outros casos com os clientes.
Peça a qualquer advogado quando ele ou ela é mais produtivo, e a resposta quase unânime será que eles conseguem fazer o máximo quando trabalham durante a noite ou no fim de semana. O que faz a diferença? A falta de interrupções, que provêm principalmente de um telefone que toca constantemente.
Os advogados precisam ter blocos de tempo ininterrupto para serem mais produtivos e trabalhar no melhor dos casos. Programe certas horas do dia para retornar telefonemas, determinados horários para compromissos e consiga o resto do tempo para trabalhar. Embora existam certas chamadas que devem ser tomadas quando elas entram, a maioria dos telefonemas são questões que podem ser tratadas por uma secretária ou que podem ser tratadas com facilidade durante as horas telefônicas agendadas durante um período menos produtivo do dia.

Faça uma lista de tarefas priorizadas no final de cada dia
Fazer uma lista de tudo o que tem que ser feito é fácil, mas aproveitar o tempo para descobrir o que deve ser feito leva um pouco mais de tempo. Enquanto os advogados estão relutantes em perder tempo, descobrir como gastar seu tempo, levando quinze minutos no final do dia para priorizar a ordem em que o trabalho do próximo dia deve ser feito pode ser um enorme economizador de tempo.
Não cometa o erro de selecionar as prioridades do dia pela manhã, ou você nunca comerá o sapo. Decida o dia anterior o que deve ser feito primeiro na manhã, de modo que o risco de empurrar a pior tarefa para o final da lista é eliminado. Pergunte a si mesmo: "Se eu apenas conseguir uma coisa completa na minha lista de tarefas amanhã, o que eu quero que seja?"

Por Demerson Coelho
Fonte JusBrasil Notícias