A implementação de 3 procedimentos aumenta a
eficiência e melhora a qualidade de vida
A
gestão do tempo para advogados é uma das tarefas mais difíceis em uma prática
de direito ocupada. Muitos advogados estão relutantes em considerar desenvolver
um plano de gerenciamento de tempo como se estivesse de alguma forma abaixo
deles. No entanto, ter uma prática de direito eficiente e um bom equilíbrio
entre trabalho e vida não acontece por acidente. Advogados inteligentes
implementam algum tipo de programa de gerenciamento de tempo em suas práticas
de direito para que eles possam ser melhores em seus empregos, além de gastar
mais tempo fazendo o que eles gostam.
Os
advogados que se arriscam primeiro a gerenciar o tempo muitas vezes mergulham
em sistemas complicados com muitas regras. Esta é a maneira mais rápida para um
programa de gerenciamento de tempo falhar. Se o programa for muito difícil de
começar, o advogado voltará rapidamente para seus velhos e ruins hábitos.
A
boa notícia é que a gestão do tempo não precisa ser difícil. Na verdade, ao
implementar três procedimentos simples em uma prática de direito, um advogado
pode aumentar a produtividade ao mesmo tempo em que melhora a satisfação
profissional.
As
três dicas essenciais para o gerenciamento eficaz do tempo do advogado são:
Coma o sapo
Mark
Twain disse que "se você comer um sapo na primeira hora da manhã, o resto
do seu dia será maravilhoso". Twain também disse: "Se você tem que
comer um sapo, não olhe por muito tempo".
No
livro "Eat That Frog", Brian Tracy usou as palavras de Twain como
inspiração para o ponto principal de seu livro. Tracy diz que você deve tomar a
pior tarefa, mais desagradável, mais feia que você tem que fazer, que não quer
fazer e fazer primeiro. Pare de procrastinar, e apenas faça a única coisa que
você teme mais. Uma vez que está fora do caminho, um fardo é levantado de seus
ombros e você pode se mover mais rapidamente através das tarefas do resto do
dia. Quando a tarefa desagradável não está mais a crescer, tudo mais de repente
se torna muito mais fácil.
Evite o telefone
Os
que estão familiarizados com o meu artigo sobre "Por que seu advogado não
retornará seus telefonemas" pode questionar minhas motivações com esta
recomendação. No entanto, nada quebra a concentração de um advogado em um caso
mais do que repetidamente romper com isso para discutir outros casos com os
clientes.
Peça
a qualquer advogado quando ele ou ela é mais produtivo, e a resposta quase
unânime será que eles conseguem fazer o máximo quando trabalham durante a noite
ou no fim de semana. O que faz a diferença? A falta de interrupções, que provêm
principalmente de um telefone que toca constantemente.
Os
advogados precisam ter blocos de tempo ininterrupto para serem mais produtivos
e trabalhar no melhor dos casos. Programe certas horas do dia para retornar
telefonemas, determinados horários para compromissos e consiga o resto do tempo
para trabalhar. Embora existam certas chamadas que devem ser tomadas quando
elas entram, a maioria dos telefonemas são questões que podem ser tratadas por
uma secretária ou que podem ser tratadas com facilidade durante as horas
telefônicas agendadas durante um período menos produtivo do dia.
Faça uma lista de tarefas priorizadas no final de cada
dia
Fazer
uma lista de tudo o que tem que ser feito é fácil, mas aproveitar o tempo para
descobrir o que deve ser feito leva um pouco mais de tempo. Enquanto os
advogados estão relutantes em perder tempo, descobrir como gastar seu tempo,
levando quinze minutos no final do dia para priorizar a ordem em que o trabalho
do próximo dia deve ser feito pode ser um enorme economizador de tempo.
Não
cometa o erro de selecionar as prioridades do dia pela manhã, ou você nunca
comerá o sapo. Decida o dia anterior o que deve ser feito primeiro na manhã, de
modo que o risco de empurrar a pior tarefa para o final da lista é eliminado.
Pergunte a si mesmo: "Se eu apenas conseguir uma coisa completa na minha
lista de tarefas amanhã, o que eu quero que seja?"
Por
Demerson Coelho
Fonte
JusBrasil Notícias