O relacionamento com o cliente é a peça
chave do sucesso de qualquer negócio. Sendo assim, a advocacia, principalmente,
é um segmento que não pode se limitar a ações que visam engajar, conquistar e
fidelizar clientes.
Além disso, vale destacar que conquistar e
fidelizar clientes é fundamental para promover a sustentabilidade e a
rentabilidade de um negócio. Afinal, quanto mais serviço você prestar, maiores
serão as oportunidades de gerar bons resultados financeiros.
No entanto, essa é uma atividade que exige
força de vontade e paciência. E, para auxiliar nisso, as 4 melhores maneiras
para encantar e fidelizar clientes e potenciais clientes.
1. Construa um bom
relacionamento
O primeiro passo para fidelizar o cliente é
construir um bom relacionamento. Ou seja, é necessário ouvir as dúvidas, os
problemas e os desejos dos clientes com muita atenção e cuidado, mesmo aqueles
que não tem relação com o assunto, como uniforme nr10.
A construção de um bom relacionamento exige
confiança. Portanto, seja transparente, responsável e transmita segurança em
relação ao seu trabalho. Além do mais, é muito importante eliminar qualquer
desconfiança que o cliente possa apresentar.
2. Conheça o seu
público-alvo
De fato, não há possibilidade de conquistar
a clientela sem conhecer as características do público-alvo.
Dessa forma, a primeira etapa é identificar
o público ideal para o seu negócio, coletando caraterísticas e observando os
hábitos dos seus clientes, principalmente as mais segmentadas, como a
preferência por empresa de tratamento de água, por exemplo.
Isso pode ser feito por meio de pesquisas de
mercado e análises de resultados, de modo a reter um bom volume de dados.
3. Produza conteúdos
informativos
Outro ponto fundamental para encantar os
clientes é a produção de conteúdo relevante e informativo. Com isso, compartilhe
em blogs, sites e nas redes sociais artigos que respondam às principais dúvidas
do público-alvo.
Além do mais, é interessante falar sobre os
temas que envolve o universo jurídico e suas especificidades. Nesse sentido, você
pode basear-se nas dúvidas comuns ao definir as pautas do escritório.
4. Tenha uma boa
equipe
O atendimento personalizado está diretamente
relacionado com a construção de uma boa equipe. Afinal, dar atenção às dúvidas
do cliente, ao andamento processual e as demais atividades de um escritório é
uma tarefa que necessita de muito apoio e atenção.
Sendo assim, o ideal é que você conte com os
colaboradores para encaminhar cartas e ofícios, responder às principais dúvidas
dos clientes, organizar processos de corte a laser, ir ao fórum, entre outras
atividades.
Embora essas tarefas sejam menores, se aliadas
a demanda de serviço do cotidiano, podem acabar consumindo muito tempo.
Por Beatriz Barros