Aprenda quais são os melhores métodos para conhecer
novos contatos profissionais na rede social
Após conhecer novos contatos, trabalhe para
estabelecer uma conexão também na vida real, aconselham especialistas
Ferramenta
obrigatória para toda pessoa em idade ativa no Brasil, o LinkedIn vai além do
simples papel de currículo online. Graças ao sistema, é possível conhecer um
universo de pessoas – que, há alguns anos, seriam completamente inacessíveis
sejam por barreiras geográficas, hierárquicas ou de agenda.
Apesar
de simples, esse tipo de ação também exige um comportamento estratégico por
parte de quem pretende conhecer novos contatos pela rede social. Confira seis
passos para fazer isso de maneira eficaz.
1. Defina seus objetivos
Primeira
regra para estabelecer novos relacionamentos profissionais através do LinkedIn:
não peça para integrar a lista de contatos de alguém sem uma justificativa
plausível e coerente para isso.
Por
isso, antes de qualquer ação, faça um mergulho para dentro de si e tente
definir quais as razões para fortalecer sua rede de contatos profissionais.
2. Delimite seu alvo
Investigue
quais são os melhores contatos para compartilhar seus objetivos. Por mais lindo
que seja ter um CEO em sua lista de contatos, nem sempre uma pessoa nesse posto
é a pessoa ideal para atender a suas expectativas.
“Você
precisa pensar qual é o seu público alvo e, assim, focar no nível hierárquico
que você precisa alcançar”, diz Othamar Gama Filho, diretor-executivo da
Recruiters.
3. Torne pessoal
Agora,
não vale se aproximar dessa conexão alvo tendo em mãos apenas a mensagem padrão
que o Facebook oferece. De acordo com os especialistas, é essencial tornar esse
contato pessoal – e mais próximo do que seria na vida real.
Dessa
forma, o ideal é escrever uma mensagem diferente para cada novo contato tendo
em vista seus objetivos e, principalmente, quem a pessoa é.
4. Invista nos pontos comuns
Para
tornar esse processo mais tranquilo, aproveite os aspectos que vocês dois
compartilham em comum como gancho para estabelecer o primeiro contato. Vale
mencionar grupos de discussão, contatos no Facebook ou até um hobby parecido –
que ele tenha mencionado no LinkedIn.
Dica:
Coincidências são um ótimo aliado para evitar a gafe de adicionar a pessoa
fingindo ter um vínculo anterior (lembre-se, o LinkedIn só autoriza amigos,
colegas de classe, colegas de trabalho ou pessoas que fizeram algum negócio
juntas).
Se
você tiver em sua rede de contatos alguma pessoa em comum, basta pedir para que
esse contato apresente você, virtualmente, para a conexão alvo. Outra
estratégia é participar dos mesmos grupos online que a pessoa em questão
participa. Esse vínculo abre caminhos para que você adicione o outro
profissional a sua rede de contatos.
5. Seja direto
O
objetivo desse contato inicial é exatamente aguçar a curiosidade da pessoa para
manter um vínculo com você. Por isso, não “venda” tudo de uma vez.
Mas
isso não significa que você deva ser extremamente abstrato e vago sobre seus
objetivos em entrar em contato com a pessoa em questão. “Você tem que ser
direto e assertivo sobre o que você quer”, diz Rogerio Sepa, especialista em
gerenciamento de carreiras no mundo virtual da DBM.
Agora, também “não adianta você querer enviar
o portfólio completo da sua empresa, isso é característica de spam”, diz Gama
Filho. “Essa mensagem inicial serve como uma espécie de teaser”.
Em
campanhas publicitárias, essa é uma estratégia para aguçar a curiosidade do
público sobre determinado produto. E esse deve ser o seu objetivo ao entrar em
contato com um desconhecido no LinkedIn. Ele deve ficar motivado para
estabelecer um vínculo futuro com você.
6. Faça pontes com o real
Não
enclausure esse novo relacionamento apenas aos limites do virtual. Tente, de
todas as formas possíveis, marcar um encontro ao vivo com a pessoa em questão.
“O networking online foi criado para ajudá-lo a gerenciar o seu networking na
vida real”, diz Gama Filho.
Cuidado,
no entanto, com exageros. Tenha bom senso e fique atento aos sinais. Se a pessoa
não se empolgar com seu contato, não banque o grudento. Mas também não fique
tímido de tentar retomar a conversa. “Reenvie novas mensagens após uma semana
ou duas semana, depois de um mês”, diz o especialista. Se a pessoa não
responder, o melhor é partir para outra – sem ressentimentos.
Por
Talita Abrantes
Fonte
Exame.com