quinta-feira, 18 de junho de 2020

5 DICAS DE EMPREENDEDORISMO PARA BURLAR A CRISE E SE RECOLOCAR NO MERCADO DE TRABALHO


Empreender é sempre um desafio. Mas, em tempos de crise, essa pode ser a saída para quem está à procura de recolocação no mercado de trabalho ou no início da carreira. Independentemente da área, há características e atitudes que todos os empresários de novos negócios devem ter.
- O cenário de crise, até por uma questão de necessidade, acaba sendo um empurrãozinho para despertar a criatividade do empreendedor, seja para abertura de novos negócios ou reinventar e ampliar os já existentes - explica a coordenadora geral do Núcleo Universitário de Empreendedorismo e Inovação da UniCarioca, Sissiliana Vilchez, que listou cinco dicas para quem quer iniciar seu próprio negócio.

1. Aumentar a influência nas redes sociais
Significa mostrar seu produto, arte ou serviço inovador para seus atuais e futuros clientes. Representa baixo custo e grande área de clientes atingida.

2. Procurar orientação para consolidar, acelerar ou profissionalizar seu negócio
Essa procura pode ser em instituições, órgãos ou até mesmo nos núcleos de empreendedorismo ou empresas juniores das universidades. Com o auxílio de profissionais, fica mais fácil fazer um plano de negócios e acompanhar seu andamento; descobrir ou dar ênfase a algum diferencial da nova empresa; e até entender como inovar e legalizar o seu negócio.

3. Pensar em home office
Trabalhar de casa, com o auxílio da internet, representa corte de custos. O empreendedor universitário, por exemplo, pode oferecer seus conhecimentos dando aulas de algumas disciplinas, treinamentos, capacitações e consultorias, e ainda oferecer um serviço eficiente mesmo sem ter uma empresa física.

4. Entender as tendências do mercado em vez de lutar contra elas
Um bom empreendedor se adapta às mudanças, de preferência as dos clientes. Outra tendência é o exercício da economia solidária e produção inclusiva.

5 .Ter felicidade e paixão pelo seu negócio mesmo na crise
Essa dica é fundamental, pois um empreendedor que gosta do que faz se diferencia no mercado. Por exemplo, um vendedor de sacolé que enfeita o seu isopor e sai pulando nos blocos de Carnaval vendendo seu produto se sai melhor do que aquele que fica parado na praça. Carisma é tudo, fica a dica!
Por Juliana Alcantara
Fonte Extra – O Globo Online