Empreender
é sempre um desafio. Mas, em tempos de crise, essa pode ser a saída para quem
está à procura de recolocação no mercado de trabalho ou no início da carreira.
Independentemente da área, há características e atitudes que todos os
empresários de novos negócios devem ter.
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O cenário de crise, até por uma questão de necessidade, acaba sendo um
empurrãozinho para despertar a criatividade do empreendedor, seja para abertura
de novos negócios ou reinventar e ampliar os já existentes - explica a
coordenadora geral do Núcleo Universitário de Empreendedorismo e Inovação da
UniCarioca, Sissiliana Vilchez, que listou cinco dicas para quem quer iniciar
seu próprio negócio.
1. Aumentar a influência nas redes sociais
Significa
mostrar seu produto, arte ou serviço inovador para seus atuais e futuros
clientes. Representa baixo custo e grande área de clientes atingida.
2. Procurar orientação para consolidar, acelerar ou
profissionalizar seu negócio
Essa
procura pode ser em instituições, órgãos ou até mesmo nos núcleos de
empreendedorismo ou empresas juniores das universidades. Com o auxílio de
profissionais, fica mais fácil fazer um plano de negócios e acompanhar seu
andamento; descobrir ou dar ênfase a algum diferencial da nova empresa; e até
entender como inovar e legalizar o seu negócio.
3. Pensar em home office
Trabalhar
de casa, com o auxílio da internet, representa corte de custos. O empreendedor
universitário, por exemplo, pode oferecer seus conhecimentos dando aulas de
algumas disciplinas, treinamentos, capacitações e consultorias, e ainda
oferecer um serviço eficiente mesmo sem ter uma empresa física.
4. Entender as tendências do mercado em vez de lutar
contra elas
Um
bom empreendedor se adapta às mudanças, de preferência as dos clientes. Outra
tendência é o exercício da economia solidária e produção inclusiva.
5 .Ter felicidade e paixão pelo seu negócio mesmo na
crise
Essa
dica é fundamental, pois um empreendedor que gosta do que faz se diferencia no
mercado. Por exemplo, um vendedor de sacolé que enfeita o seu isopor e sai
pulando nos blocos de Carnaval vendendo seu produto se sai melhor do que aquele
que fica parado na praça. Carisma é tudo, fica a dica!
Por
Juliana Alcantara
Fonte
Extra – O Globo Online