Não estar atento às mudanças inerentes ao mundo
contemporâneo poderá significar sua exclusão deste mercado
Com
o amadurecimento das organizações de prestação de serviço jurídico, os
escritórios de advocacia e o papel dos seus profissionais, sejam os sócios,
advogados ou administrativos, vem mudando também. E tanto o escritório, quanto
seus integrantes, devem ficar atentos.
Os
escritórios, nas últimas duas décadas, de maneira mais acentuada, têm
encontrado um mercado muito mais ávido por serviços jurídicos, seja pelo
surgimento de novos mercados, pela profissionalização das estruturas, pela
regulamentação deste novo mercado, pela necessidade de se preparar para uma
maior competitividade e a proximidade com um mercado global, dentre outros
motivos.
Tudo
isto tem proporcionado o crescimento dos escritórios e o surgimento de outros,
que para se tornarem mais produtivos e competitivos têm se organizado melhor,
criando novos processos e procedimentos. Tudo isto altera o modus operandi dos
advogados. Portanto, não basta mais só o saber jurídico, mas também a forma de
executar, de apresentar, de entregar o serviço acordado. Isso pode significar
ser contratado ou não.
Estas
mudanças estão relacionadas à organização das estruturas, pois a forma de se
executar um trabalho pode ser traduzida em redução de tempo, de custo e melhora
da qualidade também. Processos bem definidos podem dar agilidade e segurança a
quem executa e também para quem contrata.
Além
destas mudanças internas, há também aquelas que ocorrem no cliente, que para
ser mais produtivo e competitivo, busca ajustar seus processos e, muitas vezes,
demanda um formato novo e ajustado à sua estrutura para receber o serviço
jurídico. Pode ser o formato de um relatório, ao invés de papel em meio
eletrônico, de uma apresentação etc.
Uma
das mudanças mais recentes e impactantes neste mercado é o peticionamento
eletrônico. Esta nova forma de peticionar traz a este mercado algo mais
moderno, que busca agilidade, conforto e facilidade. É bem verdade que esta
última “vantagem” para quem estava acostumado ao processo antigo pode, em
princípio, ser percebida como uma dificuldade e significar uma “desvantagem”.
Mas não! Esta eventual percepção equivocada é fruto apenas da obrigatoriedade
de tirar o advogado da zona de conforto, porque de fato, representará sim uma
facilidade.
Alguns
escritórios que atuam com contencioso de massa têm criado dinâmicas e
procedimentos para conduzir e acompanhar seus processos de maneira mais rápida,
segura e com menor custo, lembrando inclusive uma linha de produção industrial.
Metodologia esta, ainda criticada por muitos, mas que para quem as tem, quando
bem gerida, é muito eficaz.
Em
alguns casos, profissionais de outras áreas, como engenheiros, especializados
em produção, são contratados para ajudarem na revisão e construção de processos
mais eficientes.
Tudo
isto tem obrigado advogados e escritórios a reverem processos internos,
repensarem a forma de prestar o serviço jurídico.
Percebam
que a essência do serviço jurídico não muda: a advocacia, o Direito em questão,
é o mesmo! Mas a forma de prestar o serviço, de conduzi-lo e de entregá-lo,
muda. Por isto, saibam que não estar atentos às mudanças inerentes ao mundo
contemporâneo poderá significar a sua exclusão deste mercado, cada vez mais
competitivo e exigente.
Por
Márcia de Melo
Fonte
JusBrasil Notícias