quarta-feira, 6 de janeiro de 2021

CONDOMÍNIOS DEVEM PRESTAR CONTAS ANTES DE TRAÇAR PLANOS PARA O NOVO ANO

A modernização de estruturas, como elevadores e ar-condicionado, pode reduzir os gastos com energia

Com a virada do ano, os condomínios precisam estar atentos aos planos para o futuro e às informações em relação ao passado. Especialistas em administração condominial alertam: estipular novos gastos requer, antes de qualquer coisa, prestar contas aos moradores.
Jean Carvalho, gerente geral de condomínios da Apsa, explica que a prestação de contas deve ser feita na Assembleia Geral Ordinária (AGO). A relação das despesas também deve estar sempre disponível para os condôminos. É também nesta reunião que o síndico apresenta o orçamento para o próximo ano.
— A partir dos gastos de 2016, já é possível estimar o reajuste das taxas, além de conseguir extrair uma média do que deverá ser pago nos próximos meses — afirma.
Fernando Fernandes, diretor da Fernando e Fernandes imobiliária, recomenda muita cautela aos síndicos e aos moradores na hora de propor mudanças que exigirão despesas.
— Limite os gastos, renegocie bem os contratos. Nós estamos vivendo uma crise muito forte. Prepare seu condomínio para a modernidade, com lâmpadas de LED, água de reuso... Faça uma campanha humanitária no prédio para gerar economia — sugere.
Confira abaixo outras dicas para gestão e redução de despesas nos condomínios.


Por Rafaella Barros
Fonte Extra – O Globo Online