Quando
a atitude confiante na hora de se apresentar e de se comunicar com as pessoas é
um ingrediente que falta no comportamento do candidato, muitas vezes, nem um
currículo impressionante vai bastar para reverter sua desvantagem em processos
seletivos.
Transmitir
confiança é decisivo para o sucesso no mundo do trabalho e quem diz isso é
Rodrigo Soares, diretor de uma das maiores consultorias de recrutamento e
seleção que atuam no Brasil, a Hays.
Em
um ambiente em que parecer ser é tão importante quando ser de fato,
profissionais confiantes prosperam não só por conta da boa comunicação, mas
também porque são capazes de conquistar e influenciar positivamente o ambiente
ao seu redor.
Confira
como espantar a insegurança e projetar confiança, o que , segundo Soares, é uma
escolha, basta optar por ela:
1. Aja primeiro
“O
profissional deve partir para a ação, que pode ser ancorada na observação da
atitude de pessoas confiantes”, diz Rodrigo Soares. Repare na linguagem
corporal de alguém que você considera confiante. Note gestos e expressões e
perceba de quais deles você poderia se apropriar. “Pequenas ações já projetam
confiança”, diz.
Agir
de maneira confiante mesmo antes de se sentir tão seguro quanto demonstra a
“nova” atitude terá resultados efetivos na sua autoimagem, segundo o diretor da
Hays.
2. Elimine vocabulário impreciso
“Há,
por exemplo, uma diferença grande no nível de confiança transmitido ao
interlocutor entre dizer ‘eu acho’ e dizer ‘eu acredito’”, diz Soares.
Eliminar
palavras imprecisas é uma maneira de valorizar suas colocações em reuniões e
apresentações. Ritmo e cadência da fala são fatores importantes para demonstrar
credibilidade. O contato visual, um desafio para os mais inseguros, nunca deve
ser preterido neste processo. E, lembre-se de sorrir, indica Soares.
3. Bom humor
Pessoas
engraçadas, em geral, são vistas como confiantes e capazes de transformar o
clima de uma empresa. Quando for apropriado ao ambiente, aposte no humor, mas
com moderação e parcimônia.
Se
sua a insegurança não permite que você tenha a coragem de tentar provocar
risadas nos outros, apresente-se no dia a dia, simplesmente, com bom humor.
“Ninguém precisa contar piada, um sinal de bom humor em uma entrevista de
emprego é o sorriso”, diz Soares.
Aliadas aos truques, estas ações são imprescindíveis:
Tenha mentores.
Executivos
muitas vezes atribuem parte de seu sucesso à orientação que receberam de seus
mentores ao longo da carreira. Cercar-se de uma rede de apoio vai, sem dúvida,
aumentar o seu nível de confiança para tomar decisões no âmbito profissional.
Segundo
Soares, um mentor deve, inclusive, ser encarado como um lembrete constante do
que é necessário fazer para chegar aonde você quer. “Devem ser pessoas que
inspiram admiração e com quem há forte identificação de valores”, diz Soares.
Prepare-se.
Quanto
mais inseguro o profissional, mais a preparação se faz necessária. Dedique-se
ao máximo antes de enfrentar reuniões, apresentações ou entrevistas de emprego.
Pular esta etapa é, segundo Soares, deixar muito espaço para o acaso e para
possíveis falhas.
Por
Camila Pati
Fonte
Exame.com