A
concorrência no mercado jurídico é muito acirrada. Escritórios de advocacia,
principalmente de pequeno e médio porte, buscam descobrir como captar clientes
na advocacia e apostam em estratégias para se destacar no meio, além de criar
uma boa rede de relacionamento.
Para
tornar o escritório mais lucrativo, é importante investir em um plano tático:
avaliar o mercado e as possibilidades de crescimento, traçar metas e, por que
não, lançar mão de um bom planejamento de marketing jurídico para aumentar a
carta de clientes e o reconhecimento dos sócios.
A
montagem desse planejamento em escritórios iniciantes, onde ainda não está bem
definida a área de atuação, exige foco. Delinear o nicho de mercado vai ajudar
a definir como captar clientes na advocacia e como posicionar-se no segmento.
Para isso, é importante investir em atualização e especialização dos sócios e
na definição clara de todas as necessidades e do perfil do cliente. Quais são
as expectativas e como vou consolidar minha marca no mercado devem ser
perguntas respondidas nesse caso.
As
respostas das perguntas acima podem ser bastante eficazes para orientar a sua
autopromoção. Para aumentar o networking, o advogado pode lecionar em
faculdades de direito, por exemplo. A dica é se apresentar ao mercado como
referência de conteúdo específico. Quando o advogado se torna especialista em
uma área, é convidado a escrever artigos para revistas, jornais ou blogs e
chamado a dar entrevistas para programas de televisão. Dessa forma o advogado
se torna uma referência no assunto e passa a produzir conteúdo rico, o que gera
bons resultados para clientes que buscam uma autoridade para resolver uma
questão jurídica.
Além
das aulas, outras estratégias podem ser adotadas. Abaixo, apresentamos cinco
estratégias para implementar no seu escritório o quanto antes:
Como captar clientes na advocacia em 5 dicas
Aposte na comunicação
Como
captar clientes na advocacia? Comece aproveitando bem os canais digitais. Um
site bem construído, com todas as informações sobre a atuação do escritório de
advocacia, é uma porta de entrada para clientes. Grande parte dos brasileiros
consulta a internet antes de comprar um produto ou serviço.
Crie
um layout que represente o escritório. Logotipos e cores bem aplicados farão
parte da composição visual da marca e estarão presentes em cartões de visita,
materiais de escritório, placas e no site da empresa.
Participe de entidades e associações empresariais
Participar
ativamente faz toda a diferença para se tornar conhecido no meio. Marque
presença em eventos importantes da área, ministre palestras e compartilhe seu
conhecimento. Eventos e entidades são bons lugares para aumentar a rede de
contatos, e consequentemente, de clientes.
Crie uma rede de relacionamento
Uma
sugestão é propor serviços de consultoria para empresas de conhecidos, ou ainda
buscar na rede de relacionamento pessoas com problemas trabalhistas,
previdenciários, ou como consumidor, por exemplo. Normalmente se um conhecido
tem problema trabalhista ou previdenciário, outras pessoas que trabalham com
ele devem ter os mesmos problemas.
Invista na profissionalização
Você
seguiu as dicas acima e resolveu o dilema de como captar clientes na advocacia.
De nada adianta triplicar a carteira se o atendimento não for bem feito. Uma
equipe especializada vai servir como apoio para o crescimento do negócio. Conte
com o apoio de um software jurídico para organizar a demanda e de um
profissional que entre com contato com os clientes, entenda suas necessidades e
transfira para o advogado responsável.
Siga o Código de Ética
Ainda
no tema “como captar clientes na advocacia“, quando se fala em marketing
jurídico é preciso ficar atento ao que preconiza o Código de Ética. Há uma
limitação, de acordo com o provimento 94/2000, relacionado ao capital
intelectual e sua divulgação. De acordo com o parágrafo 1º do provimento, “a
publicidade deve ser realizada com discrição e moderação, observado o disposto
nos arts. 28, 30 e 31 do Código de Ética e Disciplina”. O uso de informação
para fins de prospecção de clientes deve ser muito bem avaliado.
Nesse
contexto, alguns profissionais pensam em usar estratégias que, por muitas
vezes, contradizem o disposto no Código de Ética. Nesse caso, fuja do “casa de
ferreiro, espeto de pau”. Um advogado bem quisto no mercado deve, acima de
tudo, prezar pela ética e pela qualidade. Mostramos acima algumas formas
permitidas e viáveis de divulgar seu trabalho e gerar demanda sem burlar as
regras. Já falamos aqui no blog sobre o assunto. Conheça nossa opinião sobre
marketing jurídico e algumas dicas de como captar clientes na advocacia
utilizando marketing digital.
Por
SAJ ADV
Fonte
JusBrasil Notícias