Preparação é a chave para não surtar diante da plateia
Para
muitos profissionais, a simples ideia de fazer uma apresentação é suficiente
para dar calafrios. O especialista em marketing e neurociência Ney Pereira, que
é professor de comunicação empresarial do Ibmec RJ, conta já ter ouvido
centenas de depoimentos em que falar em público e sensação de estar dentro de
um pesadelo convergiam.
“A
maioria das pessoas tem medo de se expor, tem receio do fracasso. Este incômodo
está relacionado à sensação de que as outras pessoas a estão julgando. Que elas
podem ser mal interpretadas”, diz Pereira.
Mas,
se o medo ainda está confinado dentro dos limites toleráveis, algumas atitudes
podem ajudá-lo a se dissipar. E todas elas são ligadas à preparação antes de
encarar uma plateia. Esta é a chave para sentir mais segurança, segundo o
especialista. Confira os principais pontos:
1. Conteúdo
Improvisar
pode significar suicídio profissional, diz Pereira. Conhecimento profundo sobre
o tema é o primeiro passo de uma boa apresentação. Ler slides em Power Point é,
segundo descreve Pereira, uma cena deplorável. “Uma pessoa jamais pode falar em
público sobre um conteúdo de que não saiba a fundo”, diz o professor da Ibmec
RJ.
2. Estudo do público
“A
plateia tende a prestar a atenção em pessoas com as quais ela se identifica”,
diz Pereira. Pesquisar sobre o público é essencial para perceber como estimular
esta identificação, isto é, como ajustar o discurso para aquele público
específico. A palavra aqui é empatia, segundo o especialista.
3. Qualificação
O
público vai prestar atenção se reconhecer que o apresentador é uma autoridade
naquele tema. Por isso, é importante se qualificar ao se apresentar para o
público.
4. Mostrar os benefícios
O
discurso deve ser preparado de forma a ir além da simples apresentação de um
conteúdo. Qual o benefício que a sua apresentação traz? O que o seu público
ganha se prestar atenção? Leve estas respostas às pessoas e gere interesse.
5. Síntese
Muitos
confundem apresentação com aula e elaboram slides longos repletos de informações.
Cansam a plateia. “O início é provocação para gerar interesse, depois o
apresentador deve passar para as perguntas”, diz Pereira. Das dúvidas, surgem
os detalhes.
Por
Camila Pati
Fonte
Exame.com