Com
o desemprego crescendo e o país em crise econômica, a responsabilidade para
criar uma imagem positiva em uma entrevista de trabalho torna-se ainda maior.
Mas além da preparação de seu currículo, o que você faz para zelar pela sua
imagem profissional?
Você
já parou para pensar na diferença que seu currículo pode fazer se vier
acompanhado de uma carta de recomendação ou mesmo o impacto que você pode
causar se suas redes sociais, por exemplo, forem um diferencial aos olhos da
empresa?
O
professor da IBE-FGV e especialista em RH, Marketing e Liderança, Júlio César
Nogueira de Sá, ressalta a necessidade de investir no marketing pessoal se você
quer encontrar meios de desenvolver a carreira. “Em empresas em que você tem um
contato direto com o fundador, ou mesmo naquelas profissões em que você acaba
tendo um contato mais direto na rotina dos empregadores, a carta de
apresentação é fundamental”, reforça.
Mais
do que uma forma de validar o que você está destacando no currículo, a carta de
apresentação é um instrumento para reforçar sua credibilidade e passar
confiança a quem for te empregar.
RHs de grandes empresas
Em
grandes companhias, que costumam ter processos seletivos bem dinâmicos, o
especialista reforça que nem sempre será a carta de apresentação que fará a
maior diferença, mas a forma como a pessoa administra as redes sociais pode ser
crucial. “Os recrutadores costumam analisar as redes sociais dos candidatos e o
teor do conteúdo que eles postam. Se a pessoa reclama toda segunda-feira que
não gosta de acordar cedo ou mensagens que dão a entender que ela não gosta de
trabalho em grupo, de nada vai adiantar dizer o contrário em uma entrevista.
Isso ai já deixa uma impressão ruim e pode ser prejudicial no processo
seletivo”, relembra.
Além
disso, ele ressaltou ainda a importância de manter a coerência entre diferentes
perfis em redes sociais. “Não adianta a pessoa fazer um LinkedIn bonito e
deixar o facebook todo esculhambado. Nem dizer em uma entrevista que é
tolerante e postar conteúdo preconceituoso. Nossas redes sociais são o nosso
RP, é preciso ter um cuidado com que colocamos ali”, reafirma. Ele lembra ainda
que não são raros os casos em que uma empresa contrata alguém com base na boa
impressão que tem com o currículo, imaginando que terá ali alguém com bagagem
para um cargo de liderança futuramente, mas acabam decepcionando-se ao longo do
tempo porque o currículo mostra algo que a pessoa não é de fato.
Rede de relacionamentos
Além
do cuidado com a própria imagem, a única forma de criar boas referências é
cultivando bons relacionamentos. Muita gente cai na armadilha de sentir-se
segura depois de galgar certo espaço em uma companhia e cai no comodismo de
achar que aquela posição será permanente. Chegar a este ponto sem ter o devido
respeito e consideração com os demais, sejam colegas de trabalho ou
fornecedores, é um tiro no pé. “Pessoas que tratam mal os subordinados e
fornecedores são as que mais têm dificuldade em encontrar alguma coisa quando
se lançam ao mercado. Sem a sabedoria de cultivar bons relacionamentos, ela
simplesmente não terá o perfil adequado”, finaliza.
Se
você está em busca de um emprego e quer cuidar de sua imagem pessoal, olhe não
só para si mesma, mas também para as impressões que causa e as relações que
cria. Entre em contato com colegas que conviveram contigo no passado e conhecem
o seu potencial e suas habilidades, cuide de sua rede de relacionamento. Se é
você é positiva com as pessoas, isso também lhe fará bem. Fortaleça sua imagem
pessoal e seu futuro profissional agradecerá!
Fonte
UOL Finanças Femininas