Quem tem inteligência emocional não se ofende
facilmente
Profissionais
dotados de inteligência emocional estão à frente de seus colegas - inclusive
daqueles com o raciocínio mais afiado.
Segundo
uma pesquisa da consultoria TalentSmart, o QE (Quociente Emocional) pode ser
mais decisivo para o sucesso na carreira do que o famoso QI (Quociente de
Inteligência).
O
levantamento mostrou que cerca de 90% dos funcionários mais bem avaliados por
seus empregadores têm uma boa gestão de suas emoções. Enquanto isso, apenas 20%
dos profissionais com desempenho aquém do esperado apresentam a mesma
habilidade.
Não
surpreende, portanto, que a competência seja fundamental para sobreviver à crise
econômica no Brasil, como explicou a EXAME.com o professor espanhol José Ramón
Pin, da IESE Business School.
Mas como saber se você tem essa competência?
De
acordo com o consultor norte-americano Travis Bradberry, coautor do livro
"Emotional intelligence 2.0" (Perseu Books, 2009), essa resposta só
pode ser obtida cientificamente por meio de testes psicológicos - que raramente
são gratuitos.
Para
ajudar quem não pode (ou não quer) pagar por um teste, Bradberry listou no
LinkedIn alguns traços típicos de profissionais que sabem administrar seus
próprios sentimentos. Veja a seguir 10 deles:
1. Você sabe descrever suas emoções com palavras
precisas
Ter
um vasto “vocabulário emocional” é uma capacidade rara, segundo o consultor.
Dizer apenas que está se sentindo “mal” é muito diferente de se descrever como
“perplexo”, “frustrado” ou “ansioso”, por exemplo. Pessoas com inteligência
emocional sabem gerir seus próprios sentimentos porque sabem exatamente quais
são eles.
2. Você conhece o seu lado mais frágil
De
acordo com Bradberry, saber quais são as suas principais vulnerabilidades é
essencial na hora de administrar o seu comportamento. “Ter um QE [quociente
emocional] alto significa conhecer as suas forças, e como usá-las a seu favor,
mas também impedir que as suas fraquezas atrapalhem você”, escreve ele.
3. Você é um bom juiz
A
habilidade para interpretar os sentimentos, intenções e motivações das outras
pessoas é outro sinal típico desse tipo de inteligência. Se você tem um
julgamento perspicaz e sensível a respeito dos demais, é provável que tenha um
alto grau de competência emocional.
4.
Você não se ofende facilmente
É
difícil acabar com a alegria de quem tem autoconfiança. “Pessoas emocionalmente
inteligentes são seguras e têm mente aberta, o que lhes garante uma 'pele'
bastante grossa”, escreve o consultor. Isso significa relevar brincadeiras,
críticas e agressões alheias - e até tirar sarro de si mesmo de vez em quando.
5. Você é capaz de dizer “não”
Levar
comentários negativos na esportiva não significa ser passivo. Ter competência
emocional implica, também, saber colocar limites. Segundo Bradberry, rejeitar
novas tarefas e compromissos de forma assertiva é difícil, mas traz ganhos
importantes para a saúde física e mental.
6. Você perdoa a si mesmo
Quem
tem domínio sobre o que sente costuma contemplar seus próprios fracassos de
forma tranquila - mas não ignorá-los. “Remoer os seus erros traz ansiedade e
timidez, enquanto esquecê-los completamente pode fazer com que se repitam”,
escreve o consultor. É como uma “corda estreita”, observa Bradberry, em que só
os mais competentes conseguem andar sem tropeçar.
7. Você não cultiva rancores
Assim
como são capazes de perdoar seus próprios erros, pessoas com inteligência
emocional também costumam “absolver” os outros. Mágoa e rancor são dois
ingredientes para o estresse e até para doenças como pressão alta. Quem
consegue dominar seus próprios sentimentos, naturalmente, prefere fugir desses
gatilhos de mal-estar.
8. Você é generoso
Oferecer
ajuda sem pedir nada em troca é uma característica típica de quem tem
inteligência emocional, diz Bradberry. “Essas pessoas constroem relacionamentos
fortes porque estão sempre pensando nos outros”, escreve ele.
9. Você neutraliza pessoas “tóxicas”
Na
hora de lidar com colegas ou chefes difíceis, o profissional com QE alto
identifica seus próprios sentimentos, como frustração ou raiva, e impede que
eles se transformem em descontrole. Além disso, ele procura respeitar o ponto de
vista da pessoa “tóxica” e procura encontrar soluções positivas para as duas
partes.
10. Você não busca a perfeição
“Pessoas
com inteligência emocional não veem a perfeição como um objetivo, porque sabem
que ela não existe”, escreve Bradberry. Diante da inevitabilidade dos
problemas, elas não se queixam sobre o passado e simplesmente seguem em frente.
Por
Claudia Gasparini
Fonte
Exame.com