Muitas
ideias morrem na praia por falta de planejamento adequado. É fácil a gente se
apaixonar por uma ideia – difícil é verificar se ela é inovadora, atraente e
principalmente viável. São muitas as variáveis envolvidas, da concepção ao
estudo financeiro.
Em
se tratando de mídias digitais então, aí complica. Complica porque a velocidade
nesse ambiente é muito maior. O nível de familiaridade das pessoas com as novas
tecnologias e mídias digitais é cada vez mais alto e adquirido em velocidade
estonteante.
Tarefa
árdua para o marketing das empresas é acompanhar tudo isso e ainda assim
conseguir conquistar consumidores e manter relacionamentos deles com as marcas
nas redes sociais e canais online.
Mas
existem algumas técnicas que ajudam nesse planejamento.
Da
mesma forma que as imagens são bastante úteis para transmitir mensagens seja em
matemática, publicidade ou finanças, elas também ganham espaço na área de
gestão e planejamento, porque ajudam a organizar o pensamento. Um dos conceitos
mais difundidos é o de “mapas mentais”, concebido pelo escritor inglês Tony
Buzan, para gestão de informações, memorização de aprendizado e solução de
problemas.
A
atratividade de representações gráficas despertou a atenção, aqui no Brasil, do
professor e empresário André Lima Cardoso, que criou o Diagrama de Soluções
Digitais (DSD), uma ferramenta para incorporar, em um só lugar, uma grande
quantidade de dados espalhados em planilhas, relatórios e estudos.
O
DSD promete ajudar o planejamento de marketing digital, na medida em que
facilita a visualização de todos os fatores envolvidos em um só grande esquema.
A ideia é o cerne do livro “Planejamento de Marketing Digital: Como posicionar
empresas em mídias sociais, blogs, aplicativos móveis e sites”, que Lima
Cardoso escreveu em parceria com o especialista em mídias sociais Daniel O.
Salvador e o jornalista e escritor Roberto Simoniades.
O
livro, que gira em torno do DSD, passa por todo o processo de produção de uma
estratégia de comunicação até os seus passos finais, que incluem a medição de
resultados a partir de métricas predefinidas.
Em
um mundo extremamente visual, é preciso mudar de hábitos também no planejamento
de marketing digital. Assim como as imagens desempenham um importante papel na
transmissão de mensagens, seja na matemática, em informes publicitários ou no
mundo corporativo, também no planejamento das ações as representações visuais
podem substituir com mais clareza as extensas planilhas, relatórios e
ferramentas tradicionais. Pense nisso quando for preparar sua próxima campanha.
Por
Mariela Castro
Fonte
Exame.com