quarta-feira, 14 de setembro de 2016

USANDO DIAGRAMAS PARA PLANEJAMENTO DE MARKETING DIGITAL


Muitas ideias morrem na praia por falta de planejamento adequado. É fácil a gente se apaixonar por uma ideia – difícil é verificar se ela é inovadora, atraente e principalmente viável. São muitas as variáveis envolvidas, da concepção ao estudo financeiro.
Em se tratando de mídias digitais então, aí complica. Complica porque a velocidade nesse ambiente é muito maior. O nível de familiaridade das pessoas com as novas tecnologias e mídias digitais é cada vez mais alto e adquirido em velocidade estonteante.
Tarefa árdua para o marketing das empresas é acompanhar tudo isso e ainda assim conseguir conquistar consumidores e manter relacionamentos deles com as marcas nas redes sociais e canais online.
Mas existem algumas técnicas que ajudam nesse planejamento.
Da mesma forma que as imagens são bastante úteis para transmitir mensagens seja em matemática, publicidade ou finanças, elas também ganham espaço na área de gestão e planejamento, porque ajudam a organizar o pensamento. Um dos conceitos mais difundidos é o de “mapas mentais”, concebido pelo escritor inglês Tony Buzan, para gestão de informações, memorização de aprendizado e solução de problemas.
A atratividade de representações gráficas despertou a atenção, aqui no Brasil, do professor e empresário André Lima Cardoso, que criou o Diagrama de Soluções Digitais (DSD), uma ferramenta para incorporar, em um só lugar, uma grande quantidade de dados espalhados em planilhas, relatórios e estudos.
O DSD promete ajudar o planejamento de marketing digital, na medida em que facilita a visualização de todos os fatores envolvidos em um só grande esquema. A ideia é o cerne do livro “Planejamento de Marketing Digital: Como posicionar empresas em mídias sociais, blogs, aplicativos móveis e sites”, que Lima Cardoso escreveu em parceria com o especialista em mídias sociais Daniel O. Salvador e o jornalista e escritor Roberto Simoniades.
O livro, que gira em torno do DSD, passa por todo o processo de produção de uma estratégia de comunicação até os seus passos finais, que incluem a medição de resultados a partir de métricas predefinidas.
Em um mundo extremamente visual, é preciso mudar de hábitos também no planejamento de marketing digital. Assim como as imagens desempenham um importante papel na transmissão de mensagens, seja na matemática, em informes publicitários ou no mundo corporativo, também no planejamento das ações as representações visuais podem substituir com mais clareza as extensas planilhas, relatórios e ferramentas tradicionais. Pense nisso quando for preparar sua próxima campanha.

Por Mariela Castro
Fonte Exame.com