terça-feira, 2 de dezembro de 2014

NOVA EXPECTATIVA DE VIDA DO BRASILEIRO REQUER MAIOR TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO À PREVIDÊNCIA

A nova expectativa de vida do brasileiro (74,9 anos, em média), o que altera o fator previdenciário

Os segurados do INSS que deixaram para dar entrada na aposentadoria por tempo de contribuição neste mês terão que trabalhar mais de dois meses a mais para ter direito ao mesmo benefício que receberiam se tivessem requerido a aposentadoria em novembro. É que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, ontem, a nova expectativa de vida do brasileiro (74,9 anos, em média), o que altera o fator previdenciário, usado para calcular o valor da renda inicial do aposentado.
A ideia é estimular o segurado a continuar trabalhando: se a pessoa está vivendo mais, pode retardar sua aposentadoria, mesmo que já tenha tempo de contribuição suficiente (30 anos, mulher, ou 35, homem). Se pedir logo o benefício, deve receber menos, pois passará mais tempo recebendo pagamento da Previdência Social.
Para o atuário Newton Conde, diretor da Conde Consultoria, a expectativa de vida, na comparação entre as tábuas IBGE-2012 e 2013 aumentou, em média, 58 dias — um pouco mais do que nos últimos anos, quando vinha aumentando, em média, 40 dias.
Após a divulgação do IBGE, o Ministério da Previdência Social divulgou que, considerando-se a mesma idade e o mesmo tempo de contribuição, um segurado com 55 anos de idade e 35 de contribuição que pedir a aposentadoria agora terá que contribuir por mais 79 dias para manter o mesmo valor de benefício se tivesse feito o requerimento no último sábado.

Por Priscila Belmonte
Fonte Extra – O Globo Online