Nos
dias de hoje, ter um website não é nenhuma novidade para os escritórios de
advocacia. Muito pelo contrário. Atualmente é extremamente fácil encontrar, por
exemplo, uma banca de cinco advogados com endereço eletrônico. Em alguns casos,
o website não é tão profissional e acaba sendo substituído por um blog. No
entanto, a firma não deixa de ter a sua “casa” no ambiente virtual.
Contudo,
um erro comum dos advogados e agências de publicidade que desenvolvem os
websites dos escritórios é o de publicar conteúdos sem visão estratégica. Os
textos e menus dos sites de escritórios de advocacia são sempre parecidos uns
com os outros. Nota-se, inclusive, plágios por parte dos escritórios, onde um
copia o conteúdo do outro.
Menus
como “quem somos”, “áreas de atuação”, “equipe”, “imprensa”, “trabalhe
conosco”, “localização” e “contato” são vistos em quase 100% dos sites. Vemos,
no máximo, uma variação na maneira de escrever. Alguns, por exemplo, mudam o
nome “contato” para “fale conosco”.
O
ideal é que os menus dos sites sejam utilizados de maneira estratégica. Hoje, os textos existentes são pouco
explorados. É preciso que o mercado entenda que os advogados corporativos já
sabem o que é Direito Tributário, Direito Societário, mercado de capitais, etc.
O que eles procuram na internet é um conteúdo que os interesse e que desperte o
desejo de contar com os advogados de determinado escritório na resolução dos
seus problemas jurídicos.
Os
advogados e a agências que desenvolvem websites precisam ter em mente uma
estratégia de marketing alinhada de acordo com o objetivo da banca. Antes de
começar a escrever o conteúdo do site, é preciso ter algumas respostas, como
por exemplo:
-
Qual é o seu público-alvo?
-
Qual o perfil da empresa que a sua banca deseja atingir? E do profissional?
-
Seu escritório é altamente especializado em algum setor/área de atuação?
-
O que o público-alvo definido anteriormente busca em um site de escritório de
advocacia?
-
Qual a localização geográfica do seu target primário?
Enfim,
na hora de criar um website, o advogado precisa levar em consideração as dicas
citadas acima. Aos que já possuem endereço eletrônico, vale a pena considerar
estas informações para eventuais mudanças futuras.
Para
finalizar, ficam três dicas para ajudar no sucesso de um website jurídico:
-
Identifique seu público-alvo com clareza.
-
Crie conteúdo relevante.
-
Por fim, utilize ferramentas de análise para mensurar resultados (por exemplo,
o Google Analytics).
Por
Flávio Leal
Fonte
Consultor Jurídico