Consumidor deve se
programar para não enfrentar dificuldades com atraso no pagamento de contas
Os bancários de todo o País iniciaram uma greve por tempo indeterminado. A paralisação que atinge bancos públicos
e privados reivindica reajuste salarial.
Alternativas durante
a greve
Com a greve acontecendo por todo o País,
muitos consumidores podem enfrentar dificuldades para pagar suas contas em dia
e utilizar os serviços bancários. Para contornar esta situação, o Idec orienta
que o consumidor busque formas alternativas para realizar os pagamentos.
O primeiro passo é ligar para a agência na
qual possui conta para saber se ela aderiu à greve. Se a resposta for positiva,
entre em contato com o banco e descubra qual a agência mais próxima que poderá atendê-lo.
O mesmo vale para quem tem dinheiro a receber diretamente na "boca do
caixa".
O consumidor pode também buscar efetuar o
pagamento de suas contas pelo telefone, internet ou caixas eletrônicos. É importe
não deixar de solicitar algum documento que possa comprovar o pagamento. No
caso da internet, o comprovante pode ser impresso. Pelo telefone, o consumidor
deve anotar o número do protocolo.
É válido lembrar que contas de serviços públicos
como água, luz e telefone não precisam necessariamente ser pagas nos bancos,
mas também em casas lotéricas e em alguns supermercados.
Caso o pagamento por nenhuma dessas
alternativas seja possível, o consumidor deve entrar e contato com o fornecedor
perguntando se existem outras maneiras de quitar a conta ou até mesmo se a data
de vencimento não pode ser prolongada. Se o pagamento for realizado diretamente
com a empresa, ou em outro local, não se esqueça de solicitar um recibo.
Vale, por fim, ressaltar que é responsabilidade
do fornecedor oferecer meios viáveis para que o consumidor realize o pagamento,
pois isso faz parte do exercício da atividade comercial. Caso ele não
disponibilize um meio viável para pagamento como os exemplos acima citados, não
poderá impor ao consumidor qualquer penalidade pelo atraso no pagamento.
Multa e juros
Como a greve não é de responsabilidade do
fornecedor nem do consumidor, não podem ser impostas penalidades, como multa e
juros, no caso do atraso do pagamento. Mas, diante dessa situação, o Idec
recomenda que consumidor se programe para realizar o pagamento, de preferência
antes mesmo da data de vencimento da conta.
Fonte Idec