Quer conhecer e
cativar outras pessoas do mercado? Saiba como usar as breves horas de um evento
profissional para aumentar sua rede de relacionamentos
Saber como agir em
eventos é a chave para o networking perfeito
Networking: até os
experientes podem ficar tímidos para fazer contatos em eventos, diz
especialista
Num evento, tudo o que você precisa fazer é não
se comportar como um chato. É assim que Marie-Josette Brauer, fundadora
do Innovation Coaching Center, resume as preocupações básicas de quem deseja
fazer contatos profissionais de forma eficaz em eventos.
Segundo ela, quem é bom em networking usa o
encontro para transmitir sua personalidade, encantar as pessoas e memorizar
nomes e detalhes sobre elas. São mestres, enfim, em formar vínculos
subjetivos com os demais em pouco tempo.
Não que isso seja fácil - principalmente
numa situação formal como a de um evento profissional. “Até pessoas muito
experientes às vezes ficam tímidas nessas ocasiões”, afirma Marie-Josette.
Como, então, adequar seu comportamento e
usar a oportunidade para verdadeiramente ampliar sua rede?
Um conceito básico, segundo a especialista, é
o de que ninguém faz relacionamentos com empresas, mas com pessoas. “A conexão
que você cria com elas permanecerá mesmo depois de elas passarem da empresa X
para a Y”, explica Marie-Josette.
A melhor postura é, portanto, enxergar o
encontro profissional como uma oportunidade para criar laços pessoais com um
outro indivíduo - ainda que o objetivo final do relacionamento esteja, de fato,
ligado às carreiras de vocês dois.
Viagens, arte, culinária - a rigor, qualquer
assunto pode ‘amaciar’ as conversas e dar liga ao networking. “Sem esses
ingredientes, a conversa pode ficar horrorosamente árida”, comenta Marie-Josette.
O importante, afinal, é criar uma ligação
significativa com a outra pessoa - uma relação que deverá ser nutrida
permanentemente. “O erro mais absurdo de todos é ativar a sua rede de contatos
só quando você precisa dela”, alerta ela.
A seguir, apresentamos alguns conselhos da
especialista para extrair o melhor do networking num evento:
1. Não fique mais do
que 5 minutos com um conhecido
Por mais confortável que seja estar
acompanhado por alguém familiar, é preciso abandonar o seu “porto seguro” depois
de 5 minutos com ele. “Por que você está ali? Para conhecer pessoas novas!”,
diz Marie-Josette. O momento pede que você respire fundo, vença a timidez e se
lance ao desconhecido.
2. Não fique mais do
que 10 minutos com um desconhecido
Conheceu alguém? A conversa está boa? Ótimo.
Mas evite passar tempo demais com a mesma pessoa. “Por mais interessante que
seja esse novo contato, ele não pode ocupar todo o seu tempo de networking”,
recomenda a especialista.
3. Fale sobre seu
perfil, não sobre seu currículo
Evento de networking não é entrevista de
emprego. Tente não se apresentar como aquele que estudou na universidade X ou
trabalhou na empresa Y. “É melhor mostrar o seu perfil profissional de forma
ampla, falar das suas convicções e características”, explica ela.
4. Valorize os cartões
de visita
Ao receber um cartão, não o guarde na bolsa
mecanicamente. “É importante parar para ler o que está escrito e aproveitar
para comentar ou perguntar alguma coisa sobre ele”, diz a especialista. Outra
dica é anotar, no verso, algum detalhe sobre a pessoa que pode ser importante
mais tarde.
5. Ouse revelar suas
expectativas
“Você pode, e deve, ser bastante claro sobre
o que espera daquele encontro”, afirma a especialista. Precisa de uma indicação
de um curso? Quer conhecer um possível cliente? Para Marie-Josette, perguntar não
ofende. Se não tiver as respostas, a outra pessoa pode, ao menos, indicar alguém
que as tenha.
6. Evite falar em “nós”
para se referir à sua empresa
Lembrando que o networking é feito entre
pessoas, e não entre empresas, é melhor evitar falar frases como “nós estamos
em 21 países” ou “nós tivemos o maior lucro da história”. Além de pedante, diz
Marie-Josette, a postura não reflete a realidade: não é a sua empresa que está ali
presente, é você.
Por Claudia Gasparini
Fonte Exame.com