quinta-feira, 19 de agosto de 2021

8 ERROS QUE VOCÊ NÃO PODE COMETER NA HORA DE INVESTIR SEU DINHEIRO

Fuja de vacilos comuns na hora de investir dinheiro para você e sua conta serem felizes para sempre. Listamos os erros que você não pode cometer se quiser se dar bem.

Erro 1: não planejar
Para começar a investir, você precisa saber aonde pretende chegar, em quanto tempo e como vai se organizar para alcançar seu objetivo. "Se pensa em juntar dinheiro para comprar um carro em três anos, sem financiamento, por exemplo, deve ter bem claro quanto é capaz de poupar por mês", explica Mário Amigo, professor da Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras, em São Paulo. E checar se vai conseguir manter essa disciplina por um longo período, porque financiamento é tipo casamento, na riqueza e na pobreza. Então vem a etapa de escolher o que é melhor para chegar lá. Fundos de investimento, por exemplo, têm taxas de administração e não estão livres do imposto de renda, como é o caso da poupança.

Erro 2: diversificar quando a grana e o tempo são curtos
Se o que você tem não é lá essas coisas e o objetivo já está logo ali no ano que vem, diversificar talvez não seja uma boa saída. Isso porque você provavelmente vai ter de pagar taxas de administração para cada aplicação, e cada uma delas tem um rendimento diferente. Prefira concentrar no que oferecer o melhor resultado. Como o prazo é curto e a meta é específica, você também não pode correr riscos - afinal, isso significaria adiar a pós, uma viagem ou a troca do carro. Deixe sua grana na poupança, que não cobra taxa de administração nem imposto.

Erro 3: não diversificar quando o valor e o prazo são grandes
Se você tem mais de 5 mil reais, o que você pode ganhar variando os investimentos vai compensar os impostos pagos e as taxas de administração. E ainda reduzir o risco de perdas. "Siga a velha máxima: coloque seus ovos em cestas diferentes. Se perder em uma, ganha na outra. Nesse caso, recomendo investir uma parte em renda fixa e outra em variável", diz Aline Rabelo, do Investmania. Mesmo entre as opções de renda variável (que inclui o mercado de ações), dá para diversificar. "Invista em vários segmentos. Se um for mal, o outro vai bem", explica Aline.

Erro 4: não pensar além
Claro que você pode ter investimentos para serem usados em pouco tempo, como naquele curso de férias. Mas boa parte do que conseguir economizar deve ser para seu futuro. Você sonha com uma vida melhor lá na frente, não? Então, não dá para deixar de pensar longe nem ficar correndo atrás de investimentos que rendam uma bolada de uma vez só. Da mesma forma que não inventaram uma fórmula mágica que enxugue quilinhos extras e você é obrigada a fazer dieta e exercícios para emagrecer, para ganhar dinheiro você precisa poupar e ter paciência. Mas dá para vencer nos dois casos!

Erro 5: exagerar na confiança
Você começou a investir, ganhou um dinheirinho no fim do ano e já está se achando o próprio Lobo de Wall Street. Mau sinal, especialmente se estiver lidando com ações. Sabe aquela sensação de estar em Las Vegas, vencer na máquina caça-níquel e acreditar que a sorte está do seu lado? O excesso de confiança tende a fazer você correr riscos desnecessários. Seja racional e segure a ansiedade de ficar milionária da noite para o dia. Só assim vai conseguir se controlar quando alguma ação começar a despencar - ou render muito e você quiser apostar todas as fichas.

Erro 6: ouvir demais os outros
Você já deve ter escutado a frase "Compre ações na baixa e venda na alta". Ela pode funcionar para grandes investidores e experts no mercado - que sabem quais ações têm chances de subir em algum momento e quais são uma furada e jamais chegarão à alta-, mas não funciona para todos. Às vezes, se você está tendo perdas, vender ações mesmo em baixa para investir em outra pode ser uma saída. Não entre na onda daquele tio metido a Bill Gates que diz "Fiz um investimento que vai me deixar rico rapidinho. Você deveria fazer o mesmo". Investigue antes de tomar qualquer decisão.

Erro 7: fechar a saída de emergência
Seu pai topou entrar com uma parte do valor e vocês compraram juntos um apartamento para investir. O problema? Surgiu uma emergência (você foi demitida ou apareceu a chance de fazer uma pós fora do país) e você não tem cash. "Imóveis são um bom negócio, mas numa urgência você pode ter de vender abaixo do preço para conseguir dinheiro rápido", diz Mário Amigo. Se houver pressa, a perda pode ser significativa. Por isso, procure manter o equivalente a seis meses de salário disponível (na poupança ou em um fundo de onde possa sacar rápido).

Erro 8: desistir na primeira decepção
Você resolveu se arriscar entrando num fundo de ações de uma grande empresa que vem crescendo ao longo dos anos. Conversou com seu gerente e com aquela colega do escritório fera em finanças. Parecia tudo muito promissor, mas de repente os números ficaram negativos. Sem pânico. Mesmo grandes investidores dão umas tropeçadas de vez em quando. Se você seguiu as outras recomendações que demos aqui, também diversificou suas apostas, então não perdeu muito. Aprenda com o vacilo. Cheque: o que pode ter levado a esse resultado? Warren Buffett, o maior investidor de todos os tempos, faz isso - e segue em frente.
Por Simone Costa
Fonte MdeMulher