Confira as atitudes
básicas que facilitam, e muito, a convivência no escritório e diminuem as
chances de conflitos profissionais, segundo especialista
Gafes: pequenas
atitudes podem trazer problemas nas relações de trabalho
Pode até parecer bobagem, mas cometer gafes
no trabalho é algo que vai minando as relações com chefes e colegas e pode,
sim, prejudicar a sua reputação profissional.
É o que afirma Madalena Feliciano, diretora
da Outliers Careers. E isto faz sentido em um cenário em que as pessoas são
contratadas por sua competência técnica e demitidas por suas deficiências
comportamentais.
De acordo com ela, quem segue algumas regras
básicas evita grande parte das gafes. Veja quais são:
1 Observação do
ambiente
Observar antes de agir é essencial para não
ganhar fama de “o chato do escritório”. Segundo Madalena, muitas gafes ocorrem
por falta de atenção ao ambiente.
Comentários, risadas e piadas fora de hora,
interrupções desnecessárias, trocar nomes de colegas são, muitas vezes,
resultado de pouca observação. Esteja atento.
2 Familiaridade com
a cultura da empresa
Há lugares em que o acesso aos chefões é livre.
Por outro lado, há empresas em que a hierarquia deve ser estritamente
respeitada e ir direto à sala do diretor, sem antes falar com o gerente, pode
ser uma atitude mal interpretada.
Existem empresas em que o dress code é totalmente
informal. Mas existem organizações em que a roupa é bastante observado.
Estes são apenas dois aspectos variáveis de
um ambiente a outro e que fazem parte da cultura das empresas. Para quem
considera um mistério a cultura do seu local de trabalho, existem maneiras fáceis
de descobri-la.
3 Comunicação
objetiva
A habilidade de comunicação tem sido uma
característica muito valorizada pelas empresas. E objetividade é essencial.
Nada mais irritante do que profissionais que
falam demais, que abusam de “achismos”.
“É preciso saber se colocar e ter
conhecimento do assunto antes de falar”, diz Madalena. Ouça mais e espere ter
certeza antes de falar.“Se a pessoa não tem conhecimento do assunto é melhor
dizer que prefere pesquisa antes de falar”, diz Madalena.
4 Cordialidade
Postura cordial é fundamental, sempre,
segundo a especialista. Disposição para ajudar os colegas e atitude respeitosa
evitam mais problemas de relacionamento do que você imagina.
“Educação vem em primeiro lugar”, afirma
Madalena. Trate colegas, subordinados, chefes e clientes como gostaria de ser
tratado.
Postura corporal também deve receber atenção
já que pode denunciar seus pensamentos. Por exemplo: ficar “jogado” na cadeira
e com o rosto apoiado pela mão durante uma reunião são claros sinais da falta
de vontade de estar ali. E, provavelmente, quem está falando vai perceber isso.
Por Camila Pati
Fonte Exame.com