Especialistas em empreendedorismo afirmam que vender
muito no primeiro ano não significa que o negócio é um sucesso
Empreender
significa lidar com incertezas, arriscar e acreditar na sua ideia de negócio.
Para Marcelo Aidar, coordenador-adjunto do Centro de Empreendedorismo e Novos
Negócios da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação
Getulio Vargas (FGV-EAESP), um dos principais erros cometidos por
empreendedores, principalmente os iniciantes, é o de não utilizar indicadores
para avaliar a sua pequena empresa ou startup.
“O
empreendedor tem apego à ideia dele e talvez ele não tenha validado as
hipóteses e foi para o mercado. E o mercado pode dar os sinais de que não está
sendo viável”, afirma Cynthia Serva, coordenadora do Centro de Empreendedorismo
do Insper.Veja alguns sinais que mostram que você está errado em relação ao seu
negócio.
1. Não presta atenção nos números
Organização
e planejamento financeiro são essenciais para quem deseja ver a empresa
crescer. “Uma coisa é ele não ter recurso para investir em marketing e o outro
é não ter capital para pagar as despesas”, afirma Cynthia.
Sem
ter feito um cálculo do capital de giro necessário para renovar o estoque ou
para pagar os funcionários, o empreendedor pode enfrentar dificuldades
constantemente com o caixa do negócio. “Precisa criar indicadores para que ele
possa enxergar melhor o negócio. Quanto mais você aumenta as suas vendas, mais
você vai precisar de recursos”, ensina Adair.
2. Acredita que está sabe tudo
Ter
confiança é essencial para quem deseja ter sucesso no empreendedorismo. Mas, é
preciso cautela para que o excesso de confiança não atrapalhe o negócio.
“Superestimar o mercado, por exemplo. Pode ser que não tem tantas pessoas com a
necessidade que ele precisava ou então achava que não tinha concorrência”,
conta Adair.
“Empreendedor
nunca deve cair no erro de que ele sabe tudo do negócio dele. Até porque o
mercado muda muito e muda muito rápido. Mudanças de tendência e de consumidores
podem impactar o negócio”, afirma Cynthia.
3. Os clientes não estão satisfeitos
Vender
muito no primeiro ano não significa que o negócio é um sucesso. “Ele só tem um
aumento na venda porque é novidade, mas ele não consegue ter sinais de
fidelização e saber o quanto o cliente está gostando ou não”, afirma Aidar.
“Pode
ser que o negócio não esteja indo bem porque ele não tem canal de comunicação.
Às vezes, o cliente tá comprando no vizinho porque o atendimento não está bom”,
afirma Cynthia. Ela recomenda que o pequeno empresário preste atenção na equipe
que atua na linha de frente do seu negócio e veja se a entrega está sendo
feita.
4. Inova só no começo
Empreender
em um ambiente com concorrentes demanda que o empresário saiba qual é o
diferencial da sua empresa. “É comum os empreendedores falarem ‘meu diferencial
vai ser a qualidade do produto e o atendimento’”, diz Adair. Nesses casos, ele
recomenda que o diferencial seja reconhecido pelos consumidores de forma clara.
“Nunca deve parar de pesquisar, parar de querer compreender os concorrentes ou
conhecer mais sobre o setor que está inserido”, diz Cynthia.
Por
Camila Lam
Fonte
Exame.com