Construir relacionamentos com líderes de projetos e se
cercar de pessoas dinâmicas e positivas pode abrir caminhos dentro da
organização
Construir relacionamentos com líderes de projetos e
pessoas diretamente envolvidas com a estratégia de negócios da empresa ajuda a
acelerar o crescimento profissional
A
missão de crescer dentro de uma empresa pode ser frustrante. O fato é que nem
sempre fazer um bom trabalho será suficiente para o profissional ser notado.
Ele não pode depender somente de seu gestor e da empresa para desenvolver sua
carreira: tem que assumir a responsabilidade e correr atrás. Aqui estão algumas
estratégias listadas por Dorie Clark, estrategista em marketing que leciona na
Escola de Negócios da Duke University (EUA) e por Bob Legge, presidente da
Legge & Company, em artigo publicado pela Forbes, que podem ajudar o
profissional a ser notado na empresa e conquistar uma promoção.
Construa relacionamentos com pessoas que lideram
projetos e iniciativas dentro da empresa
Anos
atrás, quando era um jovem consultor numa empresa internacional, Bob Legge,
hoje presidente da Legge & Company, percebeu que o caminho para o sucesso
era ser procurado para fazer parte de um projeto. Assim, para crescer no mundo
corporativo, o profissional precisa sair de seu casulo e conhecer pessoas-chave
em outras áreas da organização e construir relacionamentos que possam ajudar em
seu objetivo. Ao fazer isso, você vai construir competências que irão
acompanhá-lo durante toda a sua carreira, como saber ouvir, cooperar, ficar
atento às necessidades dos outros etc.
Faça parte do time 'A'
Cada
organização conta com um pequeno grupo de funcionários que normalmente é
chamado para avaliar novas oportunidades de negócios e problemas. Estar neste
grupo significa que você tem sido notado regularmente, e trabalhar com questões
reais de negócios, ao invés de assisti-las em seminários e conferências, vai
acelerar o crescimento de sua carreira. Para chegar nesses projetos-chave,
converse com funcionários que normalmente estão envolvidos para saber o melhor
caminho para ter acesso a eles. Procure ser voluntário para participar de
equipes multifuncionais. Descubra quem organiza tais equipes e conheça essas
pessoas. Construa relacionamentos com várias pessoas que possam recomendar
você. Demonstre entusiasmo. E, quando for escolhido, procure fazer um grande
trabalho.
Cerque-se de pessoas otimistas, positivas
Muitas
vezes, quando começamos a trabalhar em um empresa, participamos de reuniões em
que, invariavelmente, nos deparamos com pessoas dissimuladas ou negativas. Fuja
delas e, caso necessário, mantenha contato somente quando for estritamente
necessário. Cerque-se de pessoas positivas e beneficie-se da boa energia que
elas emanam. Isso vai estimular sua própria energia e lhe dará ânimo para
aprender, realizar e crescer.
Prepare-se para o próximo nível
É
importante estar pronto para o próximo nível. Se você receber uma promoção, vai
precisar entender como tudo funciona no novo cargo e como tudo será diferente.
Terá que aprender a planejar, distribuir as tarefas, motivar, treinar e avaliar
o trabalho dos outros, o que vai exigir de você novas habilidades. Pergunte aos
colegas que já passaram por isso como foi o processo de transição, os
principais desafios, o que fizeram para vencê-los e o que fariam diferente, se
pudessem. Preste especial atenção à forma como eles administram seu tempo e
tarefas.
Fonte
O Globo Online