terça-feira, 9 de agosto de 2016

ESTRATÉGIAS QUE PODEM ACELERAR A ASCENSÃO NA CARREIRA

Construir relacionamentos com líderes de projetos e se cercar de pessoas dinâmicas e positivas pode abrir caminhos dentro da organização

Construir relacionamentos com líderes de projetos e pessoas diretamente envolvidas com a estratégia de negócios da empresa ajuda a acelerar o crescimento profissional

A missão de crescer dentro de uma empresa pode ser frustrante. O fato é que nem sempre fazer um bom trabalho será suficiente para o profissional ser notado. Ele não pode depender somente de seu gestor e da empresa para desenvolver sua carreira: tem que assumir a responsabilidade e correr atrás. Aqui estão algumas estratégias listadas por Dorie Clark, estrategista em marketing que leciona na Escola de Negócios da Duke University (EUA) e por Bob Legge, presidente da Legge & Company, em artigo publicado pela Forbes, que podem ajudar o profissional a ser notado na empresa e conquistar uma promoção.

Construa relacionamentos com pessoas que lideram projetos e iniciativas dentro da empresa
Anos atrás, quando era um jovem consultor numa empresa internacional, Bob Legge, hoje presidente da Legge & Company, percebeu que o caminho para o sucesso era ser procurado para fazer parte de um projeto. Assim, para crescer no mundo corporativo, o profissional precisa sair de seu casulo e conhecer pessoas-chave em outras áreas da organização e construir relacionamentos que possam ajudar em seu objetivo. Ao fazer isso, você vai construir competências que irão acompanhá-lo durante toda a sua carreira, como saber ouvir, cooperar, ficar atento às necessidades dos outros etc.

Faça parte do time 'A'
Cada organização conta com um pequeno grupo de funcionários que normalmente é chamado para avaliar novas oportunidades de negócios e problemas. Estar neste grupo significa que você tem sido notado regularmente, e trabalhar com questões reais de negócios, ao invés de assisti-las em seminários e conferências, vai acelerar o crescimento de sua carreira. Para chegar nesses projetos-chave, converse com funcionários que normalmente estão envolvidos para saber o melhor caminho para ter acesso a eles. Procure ser voluntário para participar de equipes multifuncionais. Descubra quem organiza tais equipes e conheça essas pessoas. Construa relacionamentos com várias pessoas que possam recomendar você. Demonstre entusiasmo. E, quando for escolhido, procure fazer um grande trabalho.

Cerque-se de pessoas otimistas, positivas
Muitas vezes, quando começamos a trabalhar em um empresa, participamos de reuniões em que, invariavelmente, nos deparamos com pessoas dissimuladas ou negativas. Fuja delas e, caso necessário, mantenha contato somente quando for estritamente necessário. Cerque-se de pessoas positivas e beneficie-se da boa energia que elas emanam. Isso vai estimular sua própria energia e lhe dará ânimo para aprender, realizar e crescer.

Prepare-se para o próximo nível
É importante estar pronto para o próximo nível. Se você receber uma promoção, vai precisar entender como tudo funciona no novo cargo e como tudo será diferente. Terá que aprender a planejar, distribuir as tarefas, motivar, treinar e avaliar o trabalho dos outros, o que vai exigir de você novas habilidades. Pergunte aos colegas que já passaram por isso como foi o processo de transição, os principais desafios, o que fizeram para vencê-los e o que fariam diferente, se pudessem. Preste especial atenção à forma como eles administram seu tempo e tarefas.

Fonte O Globo Online