Especialista aconselha a comprar em sites conhecidos e
a desconfiar de superpromoções
Quem
vai aproveitar as ofertas do Black Friday hoje precisa tomar alguns cuidados
para não ver a esperança de fazer compras com desconto de até 80% virar uma
frustração. Não acreditar em preços muito baixos, comprar em sites já
conhecidos e pagar no cartão de crédito de forma parcelada são algumas dicas do
advogado Eurivaldo Neves Bezerra, especialista em Direito do Consumidor.
Bezerra
afirma que essas sugestões ajudam a evitar a dor de cabeça de não ver a
mercadoria chegar, de descobrir que o preço não era baixo como parecia ser ou
ainda de o produto chegar com defeito. “Os cuidados do internauta devem ser
antes de efetuar a compra, e não após o problema ocorrido. Um deles, é
desconfiar de superpromoções”, explica.
O
especialista em Direito do Consumidor relata que a compra parcelada no cartão
de crédito possibilita requerer à administradora que suspenda as prestações por
conta da não entrega da compra. “Se pagar no boleto bancário, a coisa complica
mais para receber o dinheiro de volta”, explicou Bezerra.
O
advogado destaca ainda que na internet existem diversos sites de busca que
podem aferir a idoneidade da empresa em questão. “Os sites que dificultam ao
máximo a possibilidade do envio de e-mails e de um contato pessoal é um
indicativo de que tem algo errado”, avalia.
Guardar
todos os e-mails de confirmação, pesquisar antes para saber se mais gente
reclamou da qualidade do vendedor e conferir a mercadoria no ato da compra são
outras dicas. “Se, mesmo assim, as coisas não funcionarem como esperado,
publique sua reclamação na internet”, orienta. Ele reforça que não há
regulamentação do mercado eletrônico no Brasil e a fiscalização é precária. “O
poder público é inerte no seu dever de proteção ao consumidor”, constata.
Coibir preços ‘maquiados’
O
Procon-RJ está com uma operação para auxiliar aqueles que pretendem aproveitar
as promoções do Black Friday. O objetivo é coibir a 'maquiagem' de preços,
evitando que se repita o que aconteceu ano passado quando várias empresas
aumentaram os valores dos produtos às vésperas da promoção e no dia D reduziram
o valor, quando, na verdade, apenas voltaram ao preço original. Reclamações
pelo disque Procon (151) e no ouvidoria@procon.rj.gov.br.
Por
Henrique Moraes
Fonte
O Dia Online