terça-feira, 26 de novembro de 2019

COMPRAS SEM PESADELO NO BLACK FRIDAY

Especialista aconselha a comprar em sites conhecidos e a desconfiar de superpromoções

Quem vai aproveitar as ofertas do Black Friday hoje precisa tomar  alguns cuidados para não ver a esperança de fazer compras com desconto de até 80% virar uma frustração. Não acreditar em preços muito baixos, comprar em sites já conhecidos e pagar no cartão de crédito de forma parcelada são algumas dicas do advogado Eurivaldo Neves Bezerra, especialista em Direito do Consumidor.
Bezerra afirma que essas sugestões ajudam a evitar a dor de cabeça de não ver a mercadoria chegar, de descobrir que o preço não era baixo como parecia ser ou ainda de o produto chegar com defeito. “Os cuidados do internauta devem ser antes de efetuar a compra, e não após o problema ocorrido. Um deles, é desconfiar de superpromoções”, explica.
O especialista em Direito do Consumidor relata que a compra parcelada no cartão de crédito possibilita requerer à administradora que suspenda as prestações por conta da não entrega da compra. “Se pagar no boleto bancário, a coisa complica mais para receber o dinheiro de volta”, explicou Bezerra.
O advogado destaca ainda que na internet existem diversos sites de busca que podem aferir a idoneidade da empresa em questão. “Os sites que dificultam ao máximo a possibilidade do envio de e-mails e de um contato pessoal é um indicativo de que tem algo errado”, avalia.
Guardar todos os e-mails de confirmação, pesquisar antes para saber se mais gente reclamou da qualidade do vendedor e conferir a mercadoria no ato da compra são outras dicas. “Se, mesmo assim, as coisas não funcionarem como esperado, publique sua reclamação na internet”, orienta. Ele reforça que não há regulamentação do mercado eletrônico no Brasil e a fiscalização é precária. “O poder público é inerte no seu dever de proteção ao consumidor”, constata.

Coibir preços ‘maquiados’
O Procon-RJ está com uma operação para auxiliar aqueles que pretendem aproveitar as promoções do Black Friday. O objetivo é coibir a 'maquiagem' de preços, evitando que se repita o que aconteceu ano passado quando várias empresas aumentaram os valores dos produtos às vésperas da promoção e no dia D reduziram o valor, quando, na verdade, apenas voltaram ao preço original. Reclamações pelo disque Procon (151) e no ouvidoria@procon.rj.gov.br. 
Por Henrique Moraes
Fonte O Dia Online