segunda-feira, 21 de março de 2022

3 DICAS PARA FAZER O BACKUP DAS SUAS REDES SOCIAIS

Como fazer o backup das suas redes sociais

Perfis hackeados, contaminados por vírus e apagados são ameaças comuns no universo das redes sociais. Infelizmente, os crimes também estão presentes em ambientes digitais e empresas correm alto risco de serem impactadas pelas inúmeras armadilhas que surgem diariamente. Estas práticas corroboram a importância de manter um backup atualizado de seus dados.
Assim como seu computador, que corre risco de sofrer problemas de hardware e de segurança de software, os dados do perfil de sua empresa em redes como Facebook e Twitter devem ser assegurados, através do armazenamento de informações e interações importantes. Além disso, caso queira migrar para outras redes sociais ou mesmo mesclar páginas e perfis, é necessário que seus dados também estejam armazenados. Veja algumas dicas e ferramentas que podem lhe auxiliar a garantir a segurança de suas redes:

1. Utilize recursos das próprias redes
A maioria dos usuários não sabe, mas redes como Facebook, Twitter e Google+ possuem ferramentas próprias de backup de dados. No caso do Facebook, acesse as configurações de sua conta e, nas opções gerais, clique em “Baixe uma cópia dos seus dados do Facebook”. Assim é possível arquivar todas as atividades realizadas em sua conta como publicações, contatos (até mesmo os que já foram excluídos), mensagens e muito mais. Sua solicitação será analisada e, por questões de segurança, você terá acesso ao backup alguns dias depois.
Já o Twitter exige que você utilize a versão em língua inglesa para realizar seu backup. Se você utiliza a rede em português, basta alterar o idioma, e também nas configurações, requisitar seu arquivo. Assim que suas informações forem coletadas, você receberá todas elas por e-mail, o que também pode demorar alguns dias. No Google+ além das informações postadas na rede social, é possível realizar o backup de seus contatos, fotos e chats vinculados à sua conta do Google. Basta acessar as configurações da conta e clicar em “Fazer download de seus dados”.

2. Assegure diversas contas ao mesmo tempo
Existem ferramentas na web que permitem o arquivamento de informações de diversas redes ao mesmo tempo, como Linkedin, Flickr, Blogger, Facebook, Twitter além de contas do Google. O Backupfy é uma delas. Com versões free e paga você pode fazer backups periódicos de informações específicas de cada perfil.
É possível salvar somente informações de contato, eventos ou mesmo fotos, através de download para o próprio computador. A versão paga permite, ainda, realizar backups diários automaticamente e arquivar seus dados na nuvem. Outra ferramenta bastante interessante e funcional é a SocialSafe. O site permite (mediante pagamento) que suas principais redes sejam integradas, e que além de gerenciá-las, você também possa fazer downloads de todas as informações, como publicações, contatos, fotos e vídeos.

3. Aproveite ferramentas externas
Existem diversos sites que ofertam ferramentas de backup, tanto pagos quanto gratuitos. Para redes que não possuem opção própria de armazenamento de informação, como Instagram e Pinterest, por exemplo, podem ser ótimas opções. É possível realizar downloads de todas as imagens postadas e favoritadas em ambas as redes.
A Pin4ever, permite que você salve em seu próprio computador todas as fotografias publicadas ou pinadas por seu perfil gratuitamente. Planos pagos permitem outras regalias, como recuperar pins excluídos, por exemplo. Já o Instaport permite, de maneira simples e rápida, que você faça o download de todas as imagens postadas em seu perfil no Instagram, além de imagens curtidas e com determinadas hashtags.
Editado por Camila Lam
Por Lucas Diniz
Fonte Exame.com