Como fazer o backup das suas redes sociais
Perfis
hackeados, contaminados por vírus e apagados são ameaças comuns no universo das
redes sociais. Infelizmente, os crimes também estão presentes em ambientes
digitais e empresas correm alto risco de serem impactadas pelas inúmeras
armadilhas que surgem diariamente. Estas práticas corroboram a importância de
manter um backup atualizado de seus dados.
Assim
como seu computador, que corre risco de sofrer problemas de hardware e de
segurança de software, os dados do perfil de sua empresa em redes como Facebook
e Twitter devem ser assegurados, através do armazenamento de informações e
interações importantes. Além disso, caso queira migrar para outras redes
sociais ou mesmo mesclar páginas e perfis, é necessário que seus dados também
estejam armazenados. Veja algumas dicas e ferramentas que podem lhe auxiliar a
garantir a segurança de suas redes:
1. Utilize recursos das próprias redes
A
maioria dos usuários não sabe, mas redes como Facebook, Twitter e Google+
possuem ferramentas próprias de backup de dados. No caso do Facebook, acesse as
configurações de sua conta e, nas opções gerais, clique em “Baixe uma cópia dos
seus dados do Facebook”. Assim é possível arquivar todas as atividades
realizadas em sua conta como publicações, contatos (até mesmo os que já foram
excluídos), mensagens e muito mais. Sua solicitação será analisada e, por
questões de segurança, você terá acesso ao backup alguns dias depois.
Já
o Twitter exige que você utilize a versão em língua inglesa para realizar seu
backup. Se você utiliza a rede em português, basta alterar o idioma, e também
nas configurações, requisitar seu arquivo. Assim que suas informações forem
coletadas, você receberá todas elas por e-mail, o que também pode demorar
alguns dias. No Google+ além das informações postadas na rede social, é
possível realizar o backup de seus contatos, fotos e chats vinculados à sua
conta do Google. Basta acessar as configurações da conta e clicar em “Fazer
download de seus dados”.
2. Assegure diversas contas ao mesmo tempo
Existem
ferramentas na web que permitem o arquivamento de informações de diversas redes
ao mesmo tempo, como Linkedin, Flickr, Blogger, Facebook, Twitter além de
contas do Google. O Backupfy é uma delas. Com versões free e paga você pode
fazer backups periódicos de informações específicas de cada perfil.
É
possível salvar somente informações de contato, eventos ou mesmo fotos, através
de download para o próprio computador. A versão paga permite, ainda, realizar
backups diários automaticamente e arquivar seus dados na nuvem. Outra
ferramenta bastante interessante e funcional é a SocialSafe. O site permite
(mediante pagamento) que suas principais redes sejam integradas, e que além de
gerenciá-las, você também possa fazer downloads de todas as informações, como
publicações, contatos, fotos e vídeos.
3. Aproveite ferramentas externas
Existem
diversos sites que ofertam ferramentas de backup, tanto pagos quanto gratuitos.
Para redes que não possuem opção própria de armazenamento de informação, como
Instagram e Pinterest, por exemplo, podem ser ótimas opções. É possível
realizar downloads de todas as imagens postadas e favoritadas em ambas as
redes.
A
Pin4ever, permite que você salve em seu próprio computador todas as fotografias
publicadas ou pinadas por seu perfil gratuitamente. Planos pagos permitem
outras regalias, como recuperar pins excluídos, por exemplo. Já o Instaport
permite, de maneira simples e rápida, que você faça o download de todas as
imagens postadas em seu perfil no Instagram, além de imagens curtidas e com
determinadas hashtags.
Editado
por Camila Lam
Por
Lucas Diniz
Fonte
Exame.com