Você
sabe como é: senta-se na sua sala, vê o e-mail, pensa na sua lista de
tarefas e sente uma dor surda de desespero.
Como
começar? Como lidar com esse monte de trabalho? Algumas tarefas são difíceis de
começar, muito por culpa da sua indefinição, outras são chatas e outras ainda
são grandes e assustadoras.
E
tudo isso acontece com uma névoa de fundo por causa da privação de sono e
ansiedade diária.
Lute
e responda com psicologia! Aqui estão 6 dicas baseadas em pesquisas na área da
psicologia que podem melhorar o seu estado de espírito e a colocar o cérebro em
alta rotação. Afinal, há coisas que têm mesmo que ser feitas.
1. Use o seu corpo
Encontra-se
sentado debruçado sobre a mesma, com uma atitude de desespero? Lembre-se que o
seu corpo alimenta a sua mente.
Se
o seu trabalho necessita de persistência, então cruze os braços. Se precisa de
força, então adote uma pose de poder, com o seu corpo aberto, ocupando o máximo
de espaço possível.
Há
muitas mais ligações entre a posição e os efeitos que esta tem sobre a cognição
corporal, segundo os psicólogos. Dê uma leitura nestes dois artigos: 10 Simple
Postures That Boost Performance e 8 Easy Bodily Actions That Transform Mental
Performance - http://www.spring.org.uk/2011/03/10-simple-postures-that-boost-performance.php
e http://www.spring.org.uk/2013/08/8-easy-bodily-actions-that-transform-mental-performance.php.
Utilize as técnicas que correspondem ao estado mental que necessita.
2. Contraste mental
Dizem-lhe
que tem 3 tarefas diferentes sobre as quais pode trabalhar. Como decide por
onde começar?
Pode
começar por descobrir o que precisa de ser feito em cada uma delas, o que é
possível para já, executando desta forma um rápido contraste mental.
Aqui
pode encontrar instruções completas sobre contrastes mentais, mas de forma
breve, isto significa fazer uma lista rápida dos prós e contras de cada tarefa:
imaginar uma visão positiva com a conclusão da tarefa; pensar sobre as
barreiras que vai encontrar; de seguida faça um contraste entre as duas ações.
Depois
disso, segundo algumas pesquisas, a sua decisão será desistir da tarefa,
enfrentá-la ou fazê-la mais tarde. Se a tarefa for prática, o seu empenho e
energia para realizá-la será reforçada.
O
contraste mental pode ser feito de forma rápida e eficiente para que consiga
obter os melhores resultados sobre a sua lista de tarefas.
3. Ajuste as expectativas
Com
uma lista de tarefas em mãos e o corpo numa posição correta, é hora de ajustar
a postura da sua mente.
Se
está a enfrentar problemas para começar, então tente sobrestimar o quão fácil a
tarefa é. Um conjunto de pontos importantes:
- Não se debruce sobre os obstáculos: haverá sempre obstáculos e eles irão pô-lo fora da tarefa;
- Não fantasie sobre o final da tarefa, pode ser psicologicamente perigoso (veja: como as expectativas batem a fantasia).
Em vez disso, pense um pouco sobre a razão que levam as tarefas a ser mais fáceis do que pensa e como vai correr bem. Uma espécie de despreocupação positiva é a expectativa certa.
4. Distância criativa
Muitas
tarefas rotuladas de “não criativas” exigem uma criatividade considerável. O
seu trabalho pode não ser pintar a Capela Sistina, mas a geração de novas idéias
tornam, muitas vezes, o seu trabalho mais fácil.
Portanto, recorra a um par de dicas da psicologia
sobre criatividade
Uma
maneira fantástica de gerar novas ideias ou formas inovadoras de enfrentar um
problema é usar a distância psicológica.
Para
isso, imagine o seu problema como algo distante e pouco relacionado com a sua
localização atual. Além disso, tente projetar-se para a frente no tempo,
imaginando como se sentirá quando olhar para trás daqui a um ou dois meses. A
promoção da distância psicológica tem demonstrado ser uma forma coerente para
aumentar o pensamento criativo.
Aqui
ficam algumas dicas baseadas em pesquisas para impulsionar a criatividade.
5. Visualize o processo, não o resultado
O
olho da mente é poderoso. Assim, como os atletas de elite, músicos e outros que
tais, utiliza o olho da mente para o empurrar para a frente.
Na
sua mente, veja-se a passar pelos procedimentos e processos que necessita para
completar a tarefa. Algumas pesquisas sobre visualização mostram que quando as
tarefas estão no início ou a meio, é melhor manter o foco sobre o processo e
esquecer o resultado.
Mas,
quando se aproxima do fim, mudar o foco para o resultado aumenta a sua
motivação e produtividade.
Assim,
na sua mente, foque-se no processo no início de um projeto e, em seguida, mude
o foco para o resultado que já se avista.
6. O efeito Zeigarnik
Para
queles que ainda olham desesperadamente para a sua lista de tarefas, aqui vai
uma última dica: comece com algo simples ou de baixa prioridade para fazer a
bola rodar.
Se
se sente apenas com vontade de realizar uma tarefa de baixa prioridade para um
projeto, faça-a porque o resto virá a seguir. Assim que começar, mesmo que seja
um começo trivial, irá sentir-se mais atraído pelo fim.
Este
truque baseia-se no que os psicólogos chamam de “O Efeito Zeigarnik“. Confira o
artigo para uma explicação mais completa, mas, essencialmente, ninguém gosta de
deixar coisas por acabar quando já foram iniciadas.
Por
Hugo Sousa
Fonte
http://mexxer.pt/