quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

VIAJAR SEM SUMIR: VEJA COMO SEGUIR CONECTADO COM O ESCRITÓRIO MESMO LONGE


Tem momentos em que aquela viagem a negócios ou mesmo de férias acaba atrapalhando o fluxo no escritório. A ausência pode virar um problema se o executivo não estiver em contato frequente com a equipe ou pelo menos disponível para qualquer eventualidade. Pensando nisso, listamos abaixo 10 maneiras de estar sempre conectado.
A primeira questão fundamental é se planejar. Para estar preparado para se comunicar com a empresa, é bom ter, ao menos, um gadget à disposição na viagem, como tablets, notebooks ou smartphones. Também é importante entrar em contato com a operadora de celular e deixar o roaming ativado, caso a viagem seja para o exterior - inclusive do sistema de internet móvel. Outra boa dica é se informar sobre as opções de internet no hotel em que vai estar hospedado. Geralmente sai mais caro do que utilizar seu próprio 3G, mas é bom para emergências.

Smartphone
iPhone, Android, Windows Phone, Google Phone, Nokia, Blackberry ou qualquer outra: não importa a marca do seu smartphone, o fundamental é que você não se desgrude dele. Esses aparelhos se tornaram os melhores amigos dos executivos por serem compactos e disponibilizarem funções que antes só eram possíveis em computadores de mesa ou notebooks. É importante também não esquecer o carregador do celular e saber de antemão se é necessário comprar um adaptador de tomada para o destino da sua viagem.

Tablet      
Mais sofisticados do que os smatphones, os tables são indicados para quem tem tarefas mais extensas a cumprir ou textos longos para ler ou editar. Alguns tablets funcionam com wi-fi, o que requer que o executivo confira antes se o hotel ou o local da reunião têm redes disponíveis e suas tabelas de preços. Para os que funcionam com rede de internet móvel 3G ou 4G, é importante entrar em contato com a operadora de telefonia para conferir valores e disponibilidade.

Notebook
Apesar de tablets e smartphones serem muito úteis, tem horas que só o bom e velho notebook resolve. Seja porque são arquivos que não estão na nuvem, ou porque é preciso digitar mais rápido, ter o seu computador portátil pessoal à mão ajuda - e muito. Caso não queira carregar esse peso por aí, é preciso se planejar para colocar todos os documentos que podem ser necessários na nuvem. Assim, caso haja necessidade, eles podem ser acessados de qualquer dispositivo.

iPod Touch
Quem pensa que o iPod Touch só serve para ouvir músicas está muito enganado. Esse aparelho aceita vários apps e permite ver e-mails e acessar sites direto no navegador Safari via wi-fi. No aperto, quando outros equipamentos não estiverem disponíveis, o iPod Touch pode ser a salvação.

Redes Sociais
Não basta ter apenas gadgets. É preciso escolher as melhores interfaces para conversar com seus funcionários e colegas. As redes sociais e os chats são um modo mais rápido de encontrar as pessoas. Por isso, usá-las no trabalho também pode ser uma boa opção.

Voip
Há muitos programas de voz sobre IP (Voip, sigla em inglês), como o Skype ou o Google Call. Esses serviços tendem a ser mais baratos que chamada interurbanas de celular ou mesmo de telefones públicos. Contudo, é indispensável um notebook ou smartphone para utilizar o serviço, e os créditos só podem ser adquiridos com cartão de crédito.

Wi-fi público
A maioria das grandes metrópolis do mundo disponibiliza pontos públicos de internet móvel em parques e outros lugares turísticos. Vale a pena se informar sobre quais podem ser utilizados para, em qualquer emergência, o escritório poder ser acessado facilmente mesmo se você estiver na rua. Outra dica é procurar cafés e restaurantes que tenham o serviço ativo para seus clientes, assim, aquele almoço de negócios pode virar uma conferência, por exemplo.

Smart TV
As televisões conectadas são um sucesso de mercado e podem ser de grande ajuda em uma emergência de escritório. Alguns hoteis - especialmente no exterior - já têm smart TVs para seus hóspedes, e elas permitem acesso às redes sociais, emails e websites. Informe-se na hora da reserva.

Google Glass
O Google Glass promete transformar o que parece ser um óculos no portal mais fácil de acessar a internet. Com ele, será possível interagir com o mundo online de maneira prática, mesmo fora de casa.

3G, 3G plus, 4G
Nos Estados Unidos e na Europa, as redes 4G já estão presentes. No Brasil, o 3G plus começa a aparecer - a rede mais rápida deve chegar com mais força com a Copa do Mundo. Antes de viajar, o executivo deve contatar sua operadora de telefonia móvel para conhecer tarifas e disponibilidades de usar essas tecnologias em viagens nacionais e internacionais. A alta velocidade dessas redes pode facilitar muito o trabalho, especialmente para transferência de arquivos mais pesados.
Fonte MSN Estilo