em cada três brasileiros que têm cartão já sofreu
algum tipo de fraude. Cartões sem chip, só com tarja magnética, são os mais
vulneráveis.
As
fraudes com cartão de crédito estão entre as reclamações que o Procon mais
recebe no país. Um em cada três brasileiros que têm cartão já sofreu algum tipo
de fraude nos últimos cinco anos.
O
Procon de São Paulo alerta o consumidor que passar por isso tem que ser
ressarcido pela administradora do cartão.
Cartões
pré-pagos muito usados em viagem, são quase dinheiro vivo diz o executivo de
uma grande multinacional fornecedora de meios de pagamento, Hugo Costa. Ele não
tem histórico do cliente - que permite o bloqueio automático em casos de
comportamentos estranhos.
Em
uma pesquisa feita pela empresa em 17 países - o Brasil aparece entre o quinto
e o sexto lugares em volume de fraudes. 30% dos entrevistados declararam ter
passado por isso nos últimos 5 anos.
Os
cartões sem chip, só com tarja magnética, são os mais vulneráveis.
“Pode
ser facilmente copiada pra um dispositivo mínimo que cabe na palma da mão,
versus um chip, que exigiria uma engenharia quase de laboratório pra conseguir
clonar e fraudar esse chip”, comenta Hugo.
Claro
que o consumidor tem seus deveres, suas responsabilidades para o bom uso dos
cartões mas, segundo o Procon de SP também tem o direito de ser ressarcido ao
se sentir lesado. Existe um prazo estabelecido na lei para isso.
"A
operadora terá o prazo de cinco dias para te dar uma resposta e solucionar o problema.
É de ser ressarcido a menos que fique comprovada fraude ou a má fé do
consumidor ou a negligência do consumidor com relação aos dados do cartão. Mas,
quem deve fazer a prova dessas situações, o ônus de prová-las é da operadora do
cartão de crédito", afirma Paulo Arthur Góes, diretor-executivo do Procon
SP.
Por
Alberto Gaspar
Fonte
G1