segunda-feira, 15 de abril de 2013

PREFEITURA DO RIO OFERECE SERVIÇO DE REMOÇÃO GRATUITO DE ENTULHO PARA QUEM FAZ PEQUENAS REFORMAS OU QUER SE DESFAZER DE MÓVEIS


Prefeitura do Rio anunciou que aplicará multas pesadas a quem jogar lixo na rua, a partir de julho. O recado vale também para quem deixa entulho na calçada. Um metro cúbico de restos pode custar R$ 980 de multa ao sujismundo.
Mas ninguém precisa morrer no prejuízo, ainda mais quando a ajuda vem de graça: a Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) retira, gratuitamente, restos de tijolos, reboco de parede, vergalhões, telhas e pedras, além de eletrodomésticos e móveis de residências do Rio. São cerca de 25 retiradas por dia.
Mas existem regras para contar com o serviço. O entulho, por exemplo, deve estar no máximo 15 metros para dentro do terreno, no nível da rua. Ou seja, sem escadas ou rampas no caminho, para não prejudicar a segurança e a saúde dos garis, além de agilizar o atendimento. Quando não houver esse espaço no terreno, o solicitante deve informar o fato à Comlurb, ao fazer o pedido.
É importante que a contagem dos itens seja acompanhada, para que a quantidade removida seja correta. Há um limite de material retirado, que varia conforme o tipo, para que se possa prestar o serviço a mais pessoas.
Se o local da retirada ficar em área de feira livre ou num ponto difícil para o caminhão parar, o morador deve informar o fato também.
Caso a pessoa não esteja em casa na hora em que a Comlurb for atender à solicitação, o pedido não será cancelado. Na segunda tentativa sem sucesso, a solicitação é descartada. Daí, é preciso fazer um novo pedido.

Por Lara Mizoguchi
Fonte Extra – O Globo Online