segunda-feira, 15 de julho de 2019

COMO PROCURAR UM EMPREGO ESTANDO EMPREGADO

Algumas atitudes precisam ser observadas para que o profissional não fira a ética corporativa e não fique mal com o patrão atual

Ascensão profissional, melhor ambiente de trabalho, um salário maior, um novo desafio. Muitas são as razões para que o profissional tenha um olho no seu emprego atual e outro no mercado. Como fazer isso estando empregado? Quais as melhores maneiras de prospectar o mercado sem infringir regras de etiqueta com o atual empregador?
A especialista em carreiras Janahyna Moreira, do escritório Chalfin, Goldberg, Vainboim & Fichtner Advogados Associados, aconselha que, antes de sair buscando um novo emprego, o profissional tente reverter a situação que causa insatisfação no trabalho. Sempre é possível tentar negociar o salário ou buscar um remanejamento de área ou cargo. Se ainda assim o problema não puder ser resolvido, chegou a hora de procurar uma nova oportunidade.
Ela ressalta que algumas atitudes precisam ser observadas para que o profissional não fira a ética corporativa e as portas do atual empregador continuem sempre abertas. Confira os conselhos da especialista em carreira:

— Não é aconselhável enviar currículo pelo e-mail de trabalho. O ideal é mandá-lo do e-mail particular, e nunca no horário de expediente.

— É recomendável manter o cadastro atualizado em redes sociais de trabalho, como o Linkedin. Ele mostra os seus dados sem te expor.

— Foi chamado para uma entrevista e não sabe se fala para o empregador? É importante saber qual é o seu relacionamento com os seus superiores. O ideal é ser sincero.

— De qualquer forma, busque marcar entrevistas fora do horário do expediente. Os headhunters entendem o porquê dessa escolha. O ideal é negociar um horário de começo ou no fim do dia, ou ainda na hora de almoço.

— Na hora da entrevista, se for perguntado sobre se está trabalhando, é bom falar que sim. A mentira nunca é a melhor solução e você pode ter problemas se a contratação for imediata.

— É importante expor as razões de estar se candidatando a essa vaga. Nunca é bom apontar questões pessoais, mas sim profissionais. Melhor remuneração ou busca por desafios na carreira são bons motivos.

— A chance de ser visto por um colega ou conhecido existe, e aí a confidencialidade do processo fica comprometida. Fique atento e procure um lugar discreto e afastado do seu cotidiano. Mas não procure emprego numa área diferente da sua só porque não quer cruzar com conhecidos. O ideal, claro, é sempre jogar limpo com os chefes.

— Na hora de pedir demissão, o profissional deve estabelecer um prazo para a saída da empresa, o que mostra responsabilidade. É importante não deixar erros no setor para não acarretar danos para a empresa com a saída do profissional. Ninguém que saiu do escritório com uma boa justificativa teve problemas futuros.

— Ao sair da empresa, tenha cuidado ao falar das experiências na empresa anterior. Não é bom falar mal dos funcionários ou do trabalho no qual já passou. Isso pode fechar portas.
Fonte O Globo Online