terça-feira, 6 de junho de 2023

10 TERMOS MUITO USADOS QUE DEVEM SER ELIMINADOS DOS CURRÍCULOS

Pró-ativo e dinâmico estão entre os clichês que precisam ser aposentados de vez pelos profissionais, segundo levantamento feito com 1.300 gerentes

 Há certas palavras e frases que se tornaram tão onipresentes nos currículos que chegam a provocar bocejos e reviradas de olhos nos responsáveis pelas contratações nas empresas. Os empregadores estão tão acostumados a ouvir termos como “pró-ativo” e “solucionador de problemas”, por exemplo, que essas descrições acabaram perdendo todo o sentido. Para diferenciar-se de seus concorrentes, o profissional deve cortar os clichês ou, pelo menos, tentar dar detalhes mais concretos ao descrever suas habilidades e qualificações.
A Robert Half Internacional, empresa global de recrutamento especializado, pediu a mais de 1.300 gerentes de empresas nos Estados Unidos e do Canadá que enumerassem as frases mais usadas nos currículos. Com base no resultado dessa pesquisa, o site CareerBuilder listou os 10 termos que devem ser aposentados de vez pelos profissionais:

Trabalhador árduo
Nada faz com que os olhos de um gerente de contratação se revirem mais rápido do que ver esta descrição. Por quê? Porque praticamente todos os candidatos, mesmo os menos motivados, afirmam trabalhar duro. Para impressionar um potencial empregador, você precisa explicar exatamente o quão você se dedica ou está disposto a fazê-lo: costuma cumprir prazos agressivos, lidar com um grande volume de projetos, ultrapassar metas ambiciosas ou é voluntário para lidar com as tarefas fora da sua função?

Pró-ativo (self started)
As empresas procuram candidatos astutos, que tenham a iniciativa de tocar as tarefas e solucionar problemas sem ter alguém do lado tendo que dizer o tempo todo o que fazer ou que precisem de um direcionamento gerencial constante. Em outra pesquisa da Robert Half, os gestores citaram o domínio de novos processos e procedimentos como os maiores desafios ao se iniciar um novo trabalho. Infelizmente, dizer que é pró-ativo não vai convencer ninguém de sua desenvoltura ou sua capacidade de fazer contribuições significativas para a empresa. Em vez disso, mostre que você é inteligente e confiante o suficiente para fazer um trabalho sem a ajuda regular e os conselhos de outras pessoas ou como prosperou na gestão de projetos importantes com pouca ou nenhuma supervisão.

Trabalhar em equipe
Este termo é o clichê dos clichês. Trabalhar bem com os outros é imperativo, por isso seja específico. Enumere como você colaborou com os colegas: mergulhou fundo no trabalho para ajudar um colega sobrecarregado a entregar um projeto de alta prioridade no prazo ou conduziu uma iniciativa para um departamento chave da empresa.

Altamente qualificado
Quando se trata de sua qualificação, mostre, não apenas fale dela. Não utilize essa expressão vazia e descreva o que você pode trazer de proveitoso para a função. Sempre que possível, quantifique as suas maiores conquistas (fale sobre os lucros que você gerou ou o dinheiro economizado pela empresa com a sua colaboração, por exemplo). Além disso, enfatize suas habilidades mais pertinentes e certificações. Pesquisar sobre a empresa ou fazer uma leitura cuidadosa da descrição da vaga pode ajudar a determinar quais aspectos devem ser enfatizados.

Dinâmico
O que realmente significa este termo muito usado? Que você está cheio de ideias inovadoras e de energia positiva? Se for verdade, basta dizer isso. Caracterizar-se apenas como “dinâmico” pode soar prepotente e nada natural.

Solucionador de problemas
Não adianta dizer que é um “solucionador de problemas”. Os empregadores querem provas concretas de sua eficácia. Que soluções específicas você criou? Como superou obstáculos? Você já ajudou o seu chefe ou colegas a simplificarem ou descongestionarem fluxos de trabalho ineficientes?

Confiável
Não desperdice espaço divulgando “forças” que são requisitos básicos de qualquer trabalho, tais como confiabilidade. Espera-se que você — e todos os outros potenciais contratados — sejam confiáveis. Apresentar-se na hora certa e fazer o seu trabalho sem se gabar é o mínimo esperado.

Estar familiarizado com
Muitos candidatos a emprego confiam nesta frase ambígua para ocultar a falta de conhecimento profundo em uma área específica. Por exemplo, uma pessoa pode, tecnicamente, afirmam estar familiarizado com um programa de software que usei apenas uma vez.Este tipo de insosso texto levanta bandeiras vermelhas. Não vai dar aos empregadores qualquer senso de seu nível de conhecimento, mas vai diluir o impacto de suas competências centrais mais relevantes.

Flexível
A mudança é a única constante hoje. Como tal, as empresas buscam profissionais versáteis, que vai ajustar facilmente a novas situações. Mas vá um passo além da simples referência a si mesmo como flexível. Sublinhado a sua adaptabilidade, explicando como você respondeu com sucesso a uma grande mudança no trabalho ou habilmente tratados aspectos imprevisíveis de seu trabalho.

Comunicativo (people person)
Habilidades de interagir com as outras pessoas são essenciais para a maioria das funções. Empregadores valorizam os profissionais que têm a capacidade de se comunicar de forma eficaz e construir amizades com um diversificado leque de contatos internos e externos. Cite exemplos de como conseguiu resolver um desafio para um colega de trabalho ou cliente, ou ajudou partes interessadas a ​chegar a um consenso.
Fonte O Globo Online