Pró-ativo e dinâmico estão entre os clichês que
precisam ser aposentados de vez pelos profissionais, segundo levantamento feito
com 1.300 gerentes
Há certas palavras e frases que se tornaram
tão onipresentes nos currículos que chegam a provocar bocejos e reviradas de
olhos nos responsáveis pelas contratações nas empresas. Os empregadores estão
tão acostumados a ouvir termos como “pró-ativo” e “solucionador de problemas”,
por exemplo, que essas descrições acabaram perdendo todo o sentido. Para
diferenciar-se de seus concorrentes, o profissional deve cortar os clichês ou,
pelo menos, tentar dar detalhes mais concretos ao descrever suas habilidades e
qualificações.
A
Robert Half Internacional, empresa global de recrutamento especializado, pediu
a mais de 1.300 gerentes de empresas nos Estados Unidos e do Canadá que
enumerassem as frases mais usadas nos currículos. Com base no resultado dessa
pesquisa, o site CareerBuilder listou os 10 termos que devem ser aposentados de
vez pelos profissionais:
Trabalhador árduo
Nada
faz com que os olhos de um gerente de contratação se revirem mais rápido do que
ver esta descrição. Por quê? Porque praticamente todos os candidatos, mesmo os
menos motivados, afirmam trabalhar duro. Para impressionar um potencial
empregador, você precisa explicar exatamente o quão você se dedica ou está
disposto a fazê-lo: costuma cumprir prazos agressivos, lidar com um grande
volume de projetos, ultrapassar metas ambiciosas ou é voluntário para lidar com
as tarefas fora da sua função?
Pró-ativo (self started)
As
empresas procuram candidatos astutos, que tenham a iniciativa de tocar as
tarefas e solucionar problemas sem ter alguém do lado tendo que dizer o tempo
todo o que fazer ou que precisem de um direcionamento gerencial constante. Em
outra pesquisa da Robert Half, os gestores citaram o domínio de novos processos
e procedimentos como os maiores desafios ao se iniciar um novo trabalho.
Infelizmente, dizer que é pró-ativo não vai convencer ninguém de sua
desenvoltura ou sua capacidade de fazer contribuições significativas para a
empresa. Em vez disso, mostre que você é inteligente e confiante o suficiente
para fazer um trabalho sem a ajuda regular e os conselhos de outras pessoas ou
como prosperou na gestão de projetos importantes com pouca ou nenhuma
supervisão.
Trabalhar em equipe
Este
termo é o clichê dos clichês. Trabalhar bem com os outros é imperativo, por
isso seja específico. Enumere como você colaborou com os colegas: mergulhou
fundo no trabalho para ajudar um colega sobrecarregado a entregar um projeto de
alta prioridade no prazo ou conduziu uma iniciativa para um departamento chave
da empresa.
Altamente qualificado
Quando
se trata de sua qualificação, mostre, não apenas fale dela. Não utilize essa
expressão vazia e descreva o que você pode trazer de proveitoso para a função.
Sempre que possível, quantifique as suas maiores conquistas (fale sobre os
lucros que você gerou ou o dinheiro economizado pela empresa com a sua
colaboração, por exemplo). Além disso, enfatize suas habilidades mais
pertinentes e certificações. Pesquisar sobre a empresa ou fazer uma leitura
cuidadosa da descrição da vaga pode ajudar a determinar quais aspectos devem
ser enfatizados.
Dinâmico
O
que realmente significa este termo muito usado? Que você está cheio de ideias
inovadoras e de energia positiva? Se for verdade, basta dizer isso.
Caracterizar-se apenas como “dinâmico” pode soar prepotente e nada natural.
Solucionador de problemas
Não
adianta dizer que é um “solucionador de problemas”. Os empregadores querem
provas concretas de sua eficácia. Que soluções específicas você criou? Como
superou obstáculos? Você já ajudou o seu chefe ou colegas a simplificarem ou
descongestionarem fluxos de trabalho ineficientes?
Confiável
Não
desperdice espaço divulgando “forças” que são requisitos básicos de qualquer
trabalho, tais como confiabilidade. Espera-se que você — e todos os outros
potenciais contratados — sejam confiáveis. Apresentar-se na hora certa e fazer
o seu trabalho sem se gabar é o mínimo esperado.
Estar familiarizado com
Muitos
candidatos a emprego confiam nesta frase ambígua para ocultar a falta de
conhecimento profundo em uma área específica. Por exemplo, uma pessoa pode,
tecnicamente, afirmam estar familiarizado com um programa de software que usei
apenas uma vez.Este tipo de insosso texto levanta bandeiras vermelhas. Não vai
dar aos empregadores qualquer senso de seu nível de conhecimento, mas vai diluir
o impacto de suas competências centrais mais relevantes.
Flexível
A
mudança é a única constante hoje. Como tal, as empresas buscam profissionais
versáteis, que vai ajustar facilmente a novas situações. Mas vá um passo além
da simples referência a si mesmo como flexível. Sublinhado a sua
adaptabilidade, explicando como você respondeu com sucesso a uma grande mudança
no trabalho ou habilmente tratados aspectos imprevisíveis de seu trabalho.
Comunicativo (people person)
Habilidades
de interagir com as outras pessoas são essenciais para a maioria das funções.
Empregadores valorizam os profissionais que têm a capacidade de se comunicar de
forma eficaz e construir amizades com um diversificado leque de contatos
internos e externos. Cite exemplos de como conseguiu resolver um desafio para
um colega de trabalho ou cliente, ou ajudou partes interessadas a chegar a um
consenso.
Fonte
O Globo Online