Fidelização pode
trazer resultados melhores do que aquisição
Praticamente qualquer livro sobre marketing
dirá que conseguir um novo cliente é 4, 5 ou 10 vezes mais difícil do que
manter um cliente atual. Apesar desse número sempre mudar, o conceito por trás
dessa ideia é extremamente válido.
O principal motivo para isso acontecer é o
fato de que o cliente atual já absorveu a “carga de convencimento” necessário
para comprar da sua pequena empresa. Por outro lado, o cliente novo precisa
passar por todo um processo de reconhecer a demanda, conhecer a sua marca,
aceitar que você é a melhor opção para satisfazer a demanda e se convencer que
o produto/ serviço entregue possui um valor maior do que o preço cobrado.
Além da venda para o cliente atual ser mais
fácil, uma coisa muito bacana é a possibilidade de ele te indicar para outros
clientes. Outra característica interessante da fidelização é que, ao monitorá-la,
você consegue uma noção sobre a qualidade do seu serviço muito maior do que
qualquer pesquisa de opinião. Se as pessoas estão voltando, é sinal de que o
serviço foi bom. Se não, algo precisa ser reavaliado.
Uma forma bem simples e barata de reter
cliente é coletar os e-mails de seus clientes e oferecer ofertas especiais para
quem faz parte dessa lista.
O ideal é investir tanto na frente de aquisição
quanto na de retenção, porém, se tiver que escolher, não tenha dúvidas e faça o
maior esforço possível para fidelizar o seu cliente.
Por Millor Machado
Editado por Priscila Zuini
Fonte Exame.com