segunda-feira, 28 de março de 2022

COMO TRABALHAR A DISTÂNCIA – EM OUTROS PAÍSES


Depois de passar seis trabalhando em casa, a consultora Amanda DiSilvestro, especializada em SEO (Search Engine Optimization), desistiu da ideia do home office.
Não, ela não voltou a dividir a bancada com colegas no escritório da empresa. Na verdade, decidiu trabalhar em outros ambientes. A americana embarcou em uma van adaptada para acampamento e partiu para uma viagem de quatro meses por seis países, sem deixar suas tarefas profissionais de lado. “Viajar me ajudou a realmente amar meu trabalho e a me aperfeiçoar muito mais do que seria possível se eu ficasse o dia todo em um escritório”, diz Amanda.
Ela defende que é possível conciliar trabalho com turismo – e compartilha algumas de suas reflexões em um artigo publicado no site Get Busy Media.

Sinta-se em casa
Não dá para priorizar a experiência de viagem. Quem vai trabalhar em outra cidade não pode pensar como turista, e sim agir como se morasse lá. Assim, os passeios turísticos devem ser programados para os finais de semana, como uma atividade de lazer.

Olhe o relógio
Em alguns países, a diferença de fuso horário em relação aos clientes faz com que o dia de trabalho seja estendido. Para não trabalhar demais – nem deixar de cumprir prazos –, organize sua jornada de acordo com o relógio dos clientes, e não o seu.

Explore seus limites
“Somos mais independentes do que pensamos”, afirma Amanda. “Ficar preso em um escritório não nos dá liberdade para explorar nossos limites.” Para ela, é importante se manter motivado para cumprir novos desafios – como escrever um artigo em uma hora.

Mude o cenário
Quem trabalha em casa pode se cansar do cenário. Mas, se você estiver viajando, pode simplesmente ir para outro canto. “Quando o lugar é animador e estimula a mente, as pessoas têm vontade de trabalhar todo dia”, afirma. “Nunca achei que isso fosse possível, até viajar.”

Nada de distração
O dia de quem trabalha em casa é recheado de distrações – como as crianças chegando da escola, telefone tocando com demandas pessoais ou problemas com eletrodomésticos. Mas, durante uma viagem, a distração é o trabalho. “Descobri que eu conseguia focar mais nas tarefas”, diz Amanda.

Inspire-se com os outros
A consultora conta que não fazia ideia do tamanho da inspiração que nasce da experiência de conversar com pessoas de diferentes culturas. “Mesmo para quem escreve sobre negócios e SEO, como eu, é fácil descobrir novos temas aproveitando o conhecimento de outro povo”, afirma.

Não é para todo mundo
Viajar não é uma solução acessível – ou adequada – para todo mundo. Quem gosta de trabalhar em casa para ficar mais pertos dos filhos certamente não achará a experiência atraente. “Não é fácil deixar família, casa e amigos para trás, mas é uma boa oportunidade para ter mais satisfação com sua carreira.”
Por Bruna Maria Martins Fontes
Fonte Papo de Empreendedor