Há dias em que você não consegue produzir
direito. Isso é um fato e nem adianta negar. Então, reconhecer isso pode ajudá-lo
a se tornar mais produtivo. Às vezes você está mais disperso, dormiu mal na
noite anterior, insiste em fazer mil e uma coisas ao mesmo tempo. Algumas
atitudes simples podem ajudá-lo a se manter mais focado. Veja a seguir seis
dicas que Ed Powers, líder de investimentos do Bank of America Merrill Lynch,
deu à revista Inc.
1. Comece pelas
coisas que você não gosta de fazer.
Um dos pontos que costuma prejudicar a
produtividade é adiar tarefas e decisões difíceis. “Certa vez trabalhei com uma
mulher que me sugeriu retornar as ligações mais desafiadoras logo pela manhã”,
diz Powers. Segundo ele, algumas tarefas exigem que a mente esteja limpa e
longe de distrações, o que acontece mais no período da manhã. Isso vai tornar
seu dia melhor.
2. Não seja escravo
de sua caixa de entrada.
Você certamente se conhece o suficiente para
saber que ao responder a todos os e-mails e às mensagens de texto (e vamos
incluir tuítes, publicações no Facebook etc?) o mais rápido possível você se
dispersa num piscar de olhos do que deveria fazer naquele momento. Reunir várias
mensagens para responder de uma vez – e um tempo depois que elas chegam – pode
ser bom para fazê-lo pensar no que quer dizer exatamente, sem precipitações.
3. Fale diretamente
com outras pessoas.
Às vezes, tratar assuntos por e-mail aumenta
sua produtividade. Mas se a situação se tornar um pingue-pongue de mensagens, o
melhor a fazer é conversar com o outro pessoalmente ou por telefone. Não vale a
pena atrasar uma decisão de que você não quer tomar.
4. Bloqueie as
distrações.
Quando você precisa fazer algo que realmente
demanda sua atenção, torne-se monotarefa. Ser multitarefa nesses momentos só atrapalha.
Com certeza você vai terminar sua atividade antes. Com foco, você será capaz de
concluir a tarefa com mais qualidade e rapidez. Se você é do time dos que se
orgulham de ser multitarefa, encare essa dica como ser um multitarefa em série,
com uma tarefa concluída após a outra – e não com todas em execução ao mesmo
tempo.
5. É preciso começar.
A inércia é uma força poderosa, até menos no
ambiente de trabalho. Nada vai ficar pronto sem que você comece. O que parece
ser algo inatingível ou uma tarefa monstro pode se tornar mais simples se for
dividido em partes. Além disso, você se sentirá melhor depois de dar um jeito
nesses desafios maiores.
6. Reflita sobre
como você faz as coisas.
Conhecer a si mesmo é uma ferramenta
importante. Você realmente vai ler um relatório enorme durante uma viagem a
trabalho? Vai passar a noite acordado por isso? Vai se cansar e começar a
assistir a algum filme ruim no avião? Então deixe o relatório de lado e deixe
para pensar nele depois de umas horas de sono – com a mente mais descansada.
Por Renata Leal
Fonte Papo de Empreendedor