Brasileiros estão entre os que menos se preparam antes
de encarar o recrutador. Confira o que você não pode deixar de fazer antes da
entrevista de emprego
Preparação bem feita aumenta chances de sucesso na
entrevista
A
preparação do candidato para uma entrevista de emprego pode fazer toda a
diferença na hora de garantir uma oportunidade profissional. No entanto, muita
gente parece não levar esta máxima muito a sério.
Recente
pesquisa realizada pela Robert Walters situou os brasileiros entre os
profissionais que menos dedicam tempo para se preparem para a entrevista. O
excesso de confiança é tamanho que 71,2% dos entrevistados gastam menos de uma
hora nesse processo.
O
levantamento, feito em 20 países com mais 2,5 mil pessoas, indica que o Brasil
está abaixo da média global já que mais da metade dos entrevistados passa mais
de uma hora se preparando para a conversa com o recrutador.
Isso
acontece porque a preparação ideal para a entrevista de emprego, na opinião dos
recrutadores, é composta de algumas etapas e cumprir todas elas leva tempo.
Confira o passo a passo indicado por Claudia Monari, diretora da divisão de
outplacement e career planning da Career Center, para fazer antes da entrevista
e aumentar as chances de sucesso no processo seletivo:
1. Repasse seus pontos fortes e fracos
Ao
longo da sua trajetória profissional você deve ter percebido o que sabe fazer
bem e em que situações encontra dificuldades. “A primeira coisa é se
autoconhecer”, diz Claudia.
Quais
são as suas habilidades? Que competências você ainda precisa desenvolver? Qual
o calcanhar de Aquiles da sua carreira? Repasse momentos que comprovem seus
pontos fortes e fracos. Você também pode conversar com pessoas que conhecem o
seu trabalho para tentar responder às perguntas indicadas pela especialista.
2. Relembre projetos dos quais fez parte
Repassar
os principais momentos da carreira é fundamental para não engasgar na hora em
que o recrutador perguntar o que você construiu nas empresas e cargos pelos
quais passou. Vale lembrar que esta é uma das 20 perguntas mais frequentes nas
entrevistas de emprego.
“Nós
indicamos que os candidatos façam o exercício de escrever sobre os projetos dos
quais participaram”, diz Claudia. Ao sentar para escrever lembre-se de que
especificar o que você precisava fazer, como fez e que resultados foram
atingidos.
“Ao
contara história dos projetos é importante também identificar as competências
que você usou para chegar aos resultados”, diz Claudia. Não deixa nada escapar:
conhecimentos técnicos utilizados e habilidades comportamentais devem ser
explicados.
3. Pesquise sobre a empresa
Você
já sabe qual o seu perfil e repassou os pontos importantes da sua trajetória.
“Agora é hora conhecer o perfil da empresa”, diz Claudia.
Comece
a pesquisa identificando todo o escopo de atuação da empresa. “O que ela faz,
quais são os produtos dela”, diz Claudia. Busque notícias, visite o site. Veja
quem são os concorrentes e descubra qual é o momento dela no mercado atual.
Está em expansão ou não? Cresceu ou encolheu?
“A
partir disso o candidato pode montar um roteiro de questionamentos para fazer
ao recrutador”, diz Claudia. A vantagem é que, na hora em que o entrevistador
abrir a entrevista para você fazer perguntas, você vai demonstrar que é
interessado e bem informado.
A
partir desta pesquisa você também poderá identificar seus pontos de aderência à
organização. Como você pode usar o seu conhecimento para contribuir com a
empresa? Como suas competências podem ser aproveitadas?
Você
também deve tentar descobrir qual é a cultura da organização para ter certeza
de que tem o perfil certo para fazer parte do quadro de funcionários. “O
processo de seleção é uma via de mão dupla. A empresa escolhe candidatos, mas
os candidatos também escolhem a empresa”, lembra Claudia.
4. Tente descobrir o perfil de quem vai entrevistá-lo
Vai
conversar com o presidente da empresa, com o seu potencial gestor, com o
diretor de RH? Procure o nome do seu entrevistador nas redes sociais, como
LinkedIn, pesquise no Google. “Isso pode ajudar na hora de o candidato
direcionar o discurso”, diz Claúdia.
Imagine
que você tem uma entrevista com o presidente da empresa e, ao fazer a pesquisa,
percebe que este CEO é conhecido por ser um bom estrategista. Ou seja, se
demonstrar que está interessado em planejamento estratégico, as chances de
encantá-lo serão altas.
Você
também poderá encontrar um vínculo entre você e ele. Uma recente pesquisa
revelou que a identificação cultural vale mais do que o currículo na hora da
contratação.
“Você
pode descobrir que ele joga tênis, como você, por exemplo”, diz Claudia.
Segundo ela, os candidatos não devem se acanhar por medo de serem invasivos.
“Se a informação é pública, está na internet, não há problema”, diz Claudia.
Por
Camila Pati
Fonte Exame.com