Trabalhar
com marketing via redes sociais tem seus mistérios. Por exemplo: no Facebook,
por que alguns posts são muito comentados e curtidos e outros – principalmente
os publicados logo depois daqueles que fizeram “sucesso” – parecem passar
despercebidos?
O
especialista Jeff Haden, em seu blog no site da revista Inc., enumera seis
dicas úteis para melhorar o desempenho no Facebook. Antes de lê-los é
necessário saber que 95% da atividade no Facebook acontece no feed de notícias,
e é ali que as mensagens promocionais devem se concentrar. Não por
coincidência, o feed também é o lugar mais congestionado e disputado do Face, e
o importante é se destacar.
1.
Interação gera interação. Quando se publica um post, ele aparece para um
pequeno grupo de usuários. Se atrair atenção dentro desse grupo, aparecerá para
mais gente, e assim sucessivamente.
2.
O alcance principal dos posts ocorre na primeira hora depois de ser publicado.
Por isso, em termos gerais, não vale a pena fazer postagens em momentos em que
as pessoas normalmente estão muito ocupadas ou distraídas. Para conhecer melhor
os hábitos do público-alvo, o ideal é usar ferramentas de análise de dados.
Especificamente para o Facebook, a mais difundida é a Pagelever, que fornece
informações em tempo real e mecanismos para programar os posts.
3.
Os melhores horários não são aqueles que você pensa que são. O Facebook costuma
bombar nas manhãs e tardes dos dias de semana, quando a maioria dos usuários
está no trabalho ou na escola, compartilhando e comentando os acontecimentos.
As páginas de empresas e produtos tentam aproveitar a onda e também despejam
milhares de informações. Acontece que muitas vezes a recepção de uma mensagem
de marketing exige um pouco de tempo e disponibilidade do usuário. Se for o
caso, o momento ideal para isso é à noite, naquela hora de recostar no sofá e
passear pela internet. Fins de semana também podem gerar um bom retorno.
4.
Não volte a publicar até que o post anterior pare de repercutir. Pelas regras
do Facebook, se você fizer isso, o novo post vai aparecer para bem menos gente.
5.
Pense como usuário, não como anunciante. Isso vale principalmente para o
tamanho e a objetividade do post. Durante o dia, quanto menor e direto, melhor.
Se o post pedir mais tempo do usuário, como um vídeo de dois ou três minutos, o
recomendável é que seja publicado mais para o fim do dia, nas tardes de sexta
ou ao longo do fim de semana.
6.
Observe e contabilize os resultados e baseie-se neles para se reorientar. Por
mais que existam estudos e ferramentas de monitoramento, cada produto,
estratégia ou audiência é único. Conhecer o seu nicho depende de colher os
números e estudá-los, e não de deixar-se levar apenas por impressões.
Por
Márcio Ferrari
Fonte
Papo de Empreendedor