Ser sustentável e inovador faz bem para o caixa da
empresa e para o meio ambiente
A
economia global está atravessando um momento muito simbólico. Foi-se o tempo em
que a responsabilidade social era só tendência. Hoje é, ou ao menos deveria
ser, uma regra. Por isso, o cenário atual é fértil para ações efetivamente
positivas e inovações.
1. Siga o seu coração
Essa
é a condição básica de um empreendedor que quer inovar fazendo o bem. Vai ter
gente querendo colocar a casa abaixo, dizendo que o bem é uma utopia, que o
importante é dar conta dos salários e da margem de lucro no final do mês, não
importam os outros. Mas isso não vai ter efeito se o propósito vencer as
posturas destrutivas do mercado.
2. Olhe pelo olhar do outro
Navegue
em vários sistemas e ambientes para compreender quando e como as pessoas são
impactadas por aquilo que você faz, pelo produto ou pelo serviço que você
oferece. Eles melhoram a vida das pessoas? Se essa resposta for não, pare.
Pense. Mude.
3. Sentimentos também são métricas de sucesso
Lógico
que o dinheiro é importante. Com ele a empresa sobrevive, cresce; mas é
impossível olhar para o ser humano e fazer o bem se o conceito de sucesso não
se ampliar. Existe vida além do dinheiro: gerar felicidade e bem-estar deve
fazer parte do seu lema.
Por
Lourenço Bustani e Priscila Zuini
Fonte
Exame.com