Quais
são as tendências tecnológicas que irão mexer com os consumidores de todo o
mundo? Foi isso que a organização americana Consumer Electronics Association
descobriu em uma pesquisa de mercado e condensou em seu compêndio anual, Five
Technology Trends to Watch (Cinco tendências tecnológicas para ficar de olho).
Ele foi lançado no CEA Industry Fórum, em São Francisco. O evento também realizou
um debate sobre essa lista. As cinco tendências, que foram listadas pelo
pessoal da revista Inc.:
1. Impressoras 3D ficarão populares
Para
os debatedores, cada lar terá sua própria impressora 3D, mesmo que isso demore
alguns anos. Todos concordam que essa nova tecnologia vem ganhando cada vez
mais popularidade e que sua existência já vem estimulando e influenciando a
criação e customização dos usuários.
2. TVs e outros displays de nova geração terão foco
nos aplicativos
Não
serão apenas a alta resolução e a qualidade de imagem desses aparelhos que
conquistarão os consumidores, mas sim a possibilidade de interação com
aplicativos e redes sociais. A conectividade ganha poder e importância.
3. O áudio terá de oferecer uma grande experiência
Os
produtos que utilizarem áudio terão que melhorar ainda mais sua qualidade e a
experiência que oferecem para seus usuários. O combo vencedor será daqueles que
unirem design atraente, bom preço e performance diferenciada.
4. A revolução móvel está acontecendo na África
Serviços
que envolvam tecnologia móvel estão criando raízes e se expandindo no
continente africano: pagamentos com celular, sistemas de mensagens e redes
sociais estão se tornando cada vez mais comuns e difundidos. Empresas que criem
tecnologias e soluções para esses países poderão encontrar mercados crescentes.
5. A sala de aula está conectada
Em
todos os níveis, do maternal ao terceiro ano, as escolas e colégios estão
implementando alternativas tecnológicas para o ensino: tablets, aplicativos,
portais interativos, a tecnologia virou uma aliada da educação. Os debatedores
do evento lembram, porém, que é preciso tomar cuidado para que não só as
escolas particulares e de alta renda colham os benefícios dessa parceria.
Por
Rafael Farias Teixeira
Fonte
Papo de Empreendedor