quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

INGLÊS VERSUS MBA: O QUE FAZER PRIMEIRO PARA APRIMORAR A CARREIRA?


No momento de optar por uma coisa ou outra, saiba quais os pontos que devem ser levados em consideração

Uma carreira profissional bem-sucedida é construída a partir das decisões tomadas ao longo dos anos. Muitas são as opções para se aperfeiçoar, como, por exemplo, iniciar um MBA ou trabalhar a fluência do inglês. Mas quando é necessário tomar uma decisão, o que fazer primeiro? Caso a pessoa pretenda iniciar uma especialização, mas ainda não tenha o domínio da língua inglesa, pelo que optar primeiro? Profissionais de ambas as áreas apresentam as suas posições.
— O inglês é um pré-requisito para a maioria dos empregos. Se não há o entendimento da língua, já na seleção o candidato será eliminado. O MBA é importante sim, mas para um momento mais à frente na carreira, quando o profissional quer uma promoção, por exemplo — diz Maria Lucia Willemsens, diretora superintendente da Cultura Inglesa.
Renata Nogueira, coordenadora do MBA do Ibmec, também destaca a importância da língua, mas acredita que as duas experiências são essenciais para o crescimento de um profissional.
— O inglês é muito importante e, inclusive, o profissional terá um melhor aproveitamento do MBA tendo esse conhecimento. Porém, no cenário atual, a melhor qualificação é essencial, por isso ter o inglês alinhado e também investir na pós são atitudes admiradas. O mercado não espera — decreta Renata, cuja instituição acaba de lançar o curso de Business English - http://ccd.ibmec.br/exibir_curso.asp?id=60&cidade=Rio+de+Janeiro&curso=Curta+Dura%C3%A7%C3%A3o+BUSINESS+ENGLISH -, que ensina a língua focando em negócios.
O inglês não é mais diferencial, é obrigação, assim pensa Paulo Macedo, sócio do Flash! Idiomas. Para ele, esse conhecimento deve vir muito antes de uma pessoa estar inserida no mercado.
— Esse é um conhecimento que, atualmente, as pessoas já trazem da infância. Quanto mais novo, melhor e mais fácil é o aprendizado. É claro que, dependendo da função que a pessoa pretenda assumir, uma coisa ou outra será priorizada. Mas o peso do inglês é global — afirma Macedo.
Já para Luiz Romero, diretor de pós-graduação da ESPM-RJ, essa questão é tão controversa quanto a “do ovo e da galinha”.
— É complicado definir o peso de cada uma das opções. A maioria das pessoas que ingressa num MBA já tem, pelo menos, algum domínio do idioma. Atualmente, por sinal, investir em uma língua menos popular, como o mandarim, é o que torna um profissional diferenciado. Porém, se, por alguma razão, a pessoa não pôde estudar a língua inglesa antes, faça as duas coisas ao mesmo tempo. A fase entre 20 e 30 anos é um período de sacrifícios, quando a energia da juventude deve ser focada para dar uma boa base para a carreira profissional — afirma Romero.
Renata, porém, entende que o MBA é um curso de maturidade profissional, não aconselhado para um recém-formado.
— O aluno entra em contato com pessoas e ferramentas que ele não tirará o melhor proveito se não tiver uma trajetória mais consolidada, de cerca de cinco anos. Por isso, se a pessoa acabou de sair da faculdade, vale investir no aprimoramento em outras áreas, antes de ingressar num MBA — finaliza.

Por Amanda Moura
Fonte O Globo Online