terça-feira, 5 de fevereiro de 2019

COMO FAZER UMA ENTREVISTA DE EMPREGO MESMO SE SENTINDO FEIO

Site americano dá dicas para quem não se acha bonito conseguir se sair bem e conquistar vaga

Você acordou atrasado, com a cara inchada e num bad hair day justamente no dia daquela entrevista de emprego muito importante. E agora, como se sair bem mesmo se sentindo feio e desconfortável com a sua aparência? Mais difícil ainda é manter a confiança mesmo quando esse desconforto não é apenas pontual, mas permanente. Segundo o site americano Wikihow, pessoas feias chegam a ganhar de 10% a 15% a menos do que aquelas que tem padrões de beleza socialmente aceitáveis. Tudo isso pode comprometer a auto-estima de quem não se encaixa nesses padrões e atrapalhar o desempenho na hora da entrevista. Para ajudar a tentar fazer com que os candidatos se encaixem, mas não se submetam totalmente à ditadura da beleza, o Wikihow dá algumas dicas. Veja a seguir:

1. Examine a sua aparência. 
Será que não está sendo muito duro consigo mesmo? Entrevistas de emprego costumam colocar os candidatos em posições vulneráveis, o que pode fazer com que muitos acabem se colocando pra baixo. Se achar feio pode ser, na verdade, falta de auto-estima e medo de não conseguir.

2. Confira suas características. 
A maioria das pessoas tem características que quer acentuar e outras que prefere disfarçar. Até mesmo as super modelos usam truques para ressaltar o que têm de melhor e atenuar aquilo de que não gostam tanto. O problema é que pessoas com baixa auto-estima tendem a disfarçar as imperfeições usando roupas largas, deixando o cabelo crescer sem corte... Para melhorar sua aparência e dar destaque aos seus melhores traços, é recomendado:
- Usar maquiagem. Produtos de beleza podem ajudar quem acha que o nariz é grande demais ou que os olhos são muito afastados. Até os homens podem se beneficiar de algumas técnicas de maquiagem. Marcar uma aula particular com um maquiador ou ler algum livro ou site com dicas pode ajudar.
- Examinar o cabelo. 
O cabelo é uma das coisas mais fáceis de mudar na aparência. Confiar em um bom profissional e não querer mudar por conta própria é a melhor forma de conseguir uma transformação que faça a diferença, mesmo que seu cabelo seja muito fino, ou muito crespo, ou muito oleoso.
- Reveja o look para a entrevista. 
O último terninho que você comprou é de 1983? Então talvez esteja na hora de comprar roupas novas adequadas à entrevista. Isso mostra que você se importa com a sua aparência e vale pontos com o empregador. Roupas velhas, furadas, manchadas, com botões faltando ou surradas transmitem a mensagem de que você não se importa e o entrevistador pode achar que você tem o mesmo pensamento na vida profissional. E engana-se quem pensa que ninguém repara nos sapatos: compre pares novos ou ao menos encere e limpe os que for usar.
- Sorria. Pessoas que sorriem sempre e de forma genuína são consideradas mais atraentes do que aquelas que estão sempre de cara feia e reclamando. Repare à sua volta para ver como isso é verdade.

3. Investigue a companhia.
É fundamental conhecer a cultura da companhia para saber como se vestir de forma adequada na entrevista. Descubra qual é a imagem que a companhia quer que seus funcionários projetem: uma empresa como o Google ou a Apple, por exemplo, toleram visuais mais informais, enquanto outras, como bancos, exigem trajes mais convencionais. Alguns empregos como aeromoça, recepcionista e outros na área de hospitalidade têm uma espécie de “código não escrito” que exige pessoas realmente bonitas - e, nessas indústrias, por mais politicamente incorreto que isso seja, quem não segue determinados padrões de beleza poderá ter mais dificuldade para entrar.

4. Arrume-se.
Se der tempo, uma ida ao salão antes da entrevista pode ajudar a dar uma levantada na auto-estima — mas nada radical, como botox, ou limpezas de pele agressivas, que podem causar vermelhidão. O melhor é falar para o profissional que tem uma entrevista de emprego e que gostaria de estar se sentindo bem com sua aparência.

5. Confie.
Embora melhorar a aparência ajude a ganhar confiança, lembre-se que você está se candidatando à vaga por suas qualificações profissionais. Lembre-se que o visual pode não durar, mas expertise e habilidades só melhoram com a experiência.

6. Relaxe e ensaie.
Reveja os pontos principais que quer abordar na entrevista. Faça uma lista com perguntas que acha que devem ser feitas, vá para a frente do espelho e ensaie as respostas.

Fonte O Globo Online