terça-feira, 4 de abril de 2023

FACEBOOK: COMO FUGIR DOS CHATOS SEM BLOQUEAR NINGUÉM?


Diz um (novíssimo) ditado popular que o dia em que sua mãe entra numa rede social deve ser o mesmo dia em que você sai dessa rede social. Exageros à parte, a popularização massiva do Facebook traz situações constrangedoras aos montes e a tentação de bloquear (ou nem mesmo aceitar) os amigos não tão próximos é grande. Essa solução radical, porém, não é a única opção. Configurando as opções de privacidade da rede social dá para ver e mostrar apenas o que você quer, para quem você quer. A seguir, uma seleta com dicas:

1 – Faça listas para separar amigos dos “conhecidos”
As listas personalizadas de contatos trazem recursos de privacidade importantes que vão ser usados em todas as outras dicas a seguir. Explore esse recurso na página inicial do seu Facebook, no final da lateral do perfil, ao deixar o mouse sobre o item Amigos e clicar no link Mais. Na próxima tela, escolha uma lista e, na página seguinte, clique em Gerenciar Lista.  Assim você pode colocar, por exemplo, seus colegas de trabalho atuais numa lista, as ex-namoradas em outra e sempre ocultar posts para eles.

2 – Jogue escondido do chefe
Não é recomendado jogar durante o expediente, mas, se a vontade é grande, ao menos, esconda as atualizações do seu chefe. Na lista lateral, da tela inicial do Facebook, repouse o mouse sobre o item Aplicativos e depois clique em Mais. Aparecerá uma lista em que cada jogo terá um ícone de lápis ao seu lado. Clique sobre ele e opte por Editar Configurações. Na janela que aparece, você pode escolher quem não vai ver os posts relacionados aos games, incluindo nomes ou listas no campo Who can see posts this app makes for me on Facebook?.

3 – Perfil mais discreto
A Linha do tempo expõe muitas informações sobre a sua vida, mas é possível restringir a exibição desse conteúdo. Logo abaixo da foto de usuário, no seu perfil, clique em Sobre. Aparecerão caixas com seus dados profissionais, escolares e outros itens. Do lado de cada caixa, há um botão Editar. Clique sobre ele e escolha Personalizado. Assim você define quem verá ou não cada item do perfil. É possível, por exemplo, ocultar seu status de relacionamento para um só contato ou para todo mundo.

4 – Muro contra desconhecidos
Clique em Configurações De Privacidade > Personalizado > Como Conectar > Editar Configurações. Na tela que aparecerá, você poderá decidir: Quem poderá ver seu perfil básico? Se seu perfil será mostrado na busca do Facebook? Quem poderá lhe enviar solicitações? Quem pode lhe enviar mensagens? Quem pode postar na sua Time Line?

5 – Teu passado te condena?
A Linha do tempo dá destaque para posts antigos que nem sempre são legais. Por isso, vale a pena limitar a visualização desse conteúdo. Clique em Configurações de Privacidade > Personalizado > Linha do tempo e marcação para mostrar o conteúdo apenas para seus amigos ou então oculte os posts em definitivo clicando lápis e na opção Ocultar da Linha do tempo.

6 – Caia fora dos anúncios
Quando você curte uma marca, essa atividade aparece logo abaixo dos anúncios mostrados aos seus amigos. Se isso lhe incomoda, a solução é remover essa associação. Para tanto, acesse Configurações de Conta > Anúncios no Facebook > Anúncios e Amigos > Editar configurações de anúncios sociais. Escolha o item Ninguém na opção Combine Minhas Ações Sociais Com Anúncios Para.

7 – Antes de bloquear, pare de assinar
É possível evitar ver posts de pessoas chatas sem precisar removê-las da sua lista de contatos. O jeito mais fácil de fazer isso é parar de receber as atualizações delas no seu Facebook. Para tanto, clique sobre a seta que fica no canto superior dos posts desse contato e escolha a opção Cancelar Assinatura.

8 – Menos e-mails, menos chateação
Apesar da grande mudança na interface, o Facebook continua com o antigo defeito de enviar muitos e-mails para avisar sobre atividades na sua conta. Para evitar isso, acesse Configurações de Conta e clique em Notificações. Na tela que aparecerá, marque a opção para receber a versão resumida dos e-mails.
Por Juliano Barreto
Fonte Exame Info