O primeiro passo é o investimento em marketing nas ferramentas de busca
É fundamental entender qual o papel de sua presença digital dentro do seu processo de vendas. Sua empresa vai buscar efetivamente fechar uma transação online, no modelo de e-commerce? Sua empresa vai gerar pessoas interessadas nos seus produtos ou serviços que cadastrem seus dados para que sua área comercial entre em contato (processo conhecido no mercado como lead)? Sua empresa vai atrair os potenciais compradores para um show room, test drive ou loja para fechar negócio?
O importante é ter clareza para avaliar e medir como estes potenciais clientes estão interagindo com cada uma das propriedades da sua empresa na internet e quais resultados estão sendo alcançados.
Para atrair novos clientes, o primeiro passo é o investimento em marketing nas ferramentas de busca, por meio dos links patrocinados, pois é onde seu potencial cliente vai procurar por seu serviço/produto. Se o seu produto é inovador e pouco conhecido, é fundamental a promoção nas redes sociais, onde poderá se espalhar rapidamente e também por meio de campanhas de e-mail marketing segmentadas, com foco no seu público alvo.
Alguns exemplos práticos que costumo recomendar aos clientes B2B, que são pouco explorados, são publicidade no LinkedIn e publicidade para geração de leads no Slideshare (rede social para publicação de apresentações).
Em todas as ações de marketing, o ideal é que esse planejamento seja feito de forma integrada, pois cada uma destas ações (e outras várias possibilidades) passa a ter um efeito multiplicador.
Por Leandro Kenski
Fonte Exame.com