Um estudo do departamento de psicologia da Universidade do Texas divulgado pelo site ReadWriteWeb revelou que os perfis das pessoas no Facebook são muito parecidos com a personalidade que elas apresentam na vida real.
Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores fizeram um grupo de pessoas responder a um questionário sobre sua própria personalidade, e depois compararam os resultados com as informações dos perfis do Facebook, como os números de fotos no perfil, os grupos a que o usuário pertence, a quantidade de posts no mural, e o total de amigos.
O resultado foi uma relação clara entre a personalidade sugerida pelo teste e a representada no Facebook: os mais extrovertidos apresentaram mais amigos e mais interações na página da rede social.
Parece meio óbvio, né? Mas não é, não. A pesquisa mostra que, diferente do que muitos imaginam, as redes sociais não apresentam uma fuga da realidade, e sim uma extensão dela. Mais do que isso, os pesquisadores acreditam que a “personalidade virtual” está ficando cada vez mais atrelada à “personalidade real”, e que isso deixa a linha entre o mundo real e o mundo virtual cada vez mais tênue.
Acho difícil concordar totalmente com isso. Olhando os perfis dos meus amigos próximos (do mundo real) é fácil constatar que a pesquisa faz sentido, mas não completamente. De fato, cada um deixa ali um pouquinho do que gosta e do que pensa. Mas só um pouquinho. A diferença é que na página social todo mundo só revela o que quer. É como se fosse uma amostra grátis do que cada um tem de melhor. E o que cada um tem de pior? Onde fica? Fica no mundo real mesmo. Não sei, não, mas essa linha entre o real e o virtual não me parece tão tênue quanto diz a pesquisa…
E você? Revela totalmente sua personalidade nas redes sociais?
Por Natália Spinacé
Fonte Exame.com