sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

CURSOS DE FÉRIAS NO EXTERIOR MELHORAM O CURRÍCULO

Empresas de intercâmbio registram aumento de até 80% na procura por conteúdo profissional

Não sabe o que vai fazer no recesso de fim de ano e nas férias? Uma boa opção é se inscrever para cursos de curta duração, no exterior, que podem dar uma turbinada no currículo. Empresas especializadas em intercâmbio atestam que a procura por cursos profissionais de curta duração tem aumentado consideravelmente: de 25% a 80%, nos últimos dois anos.
O perfil desse público são profissionais na faixa dos 30 anos (ou com quase 30), que querem melhorar o currículo, e estão dispostos a fazê-lo em boas instituições de ensino. Além da busca feita pelos próprios profissionais, está aumentando a quantidade de empresas que pagam pelos cursos curtos, dizem consultores da área.
Segundo eles, Estados Unidos e Inglaterra reúnem alguns dos melhores cursos curtos em marketing, business english e finanças. Já Itália, Espanha e França concentram boas opções em história da arte, gastronomia e vinhos.
A International House, em Londres, por exemplo, oferece um curso de finanças que é bastante condensado - pode ser feito em uma semana, durante 25 horas -, em turmas de até cinco pessoas. Voltado para executivos, ele é montado de acordo com o objetivo dos alunos inscritos. Para isso, o candidato preenche um formulário, ao se inscrever, dizendo quais são suas principais metas. Já os cursos de verão da Bournemouth Business School International (BBSI), na cidade de Bournemouth, na Inglaterra, são direcionados para diferentes áreas, como business english, recursos humanos, finanças, turismo, direito e aviação.
- As pessoas não se contentam mais em ir para fora só para aprender inglês. Querem aprender conteúdos que lhes tragam know-how para usarem na área em que trabalham - diz Michelle Werfel, gerente do World Study. - Quem vai fica longe da própria família e de outras questões cotidianas, e isso ajuda para que foquem nas aulas e aproveitem ainda mais.
Segundo Marcia Mattos, gerente de cursos do STB, alguns dos cursos mais procurados no período de férias são os de business english, inglês para advogados e para recursos humanos. Além desses, diz, módulos com aulas de filmagem, de quatro semanas, na New York Film Academy (NYFA), também atendem a muita gente, porque são compactos, mas muito conceituados.
- Os programas já são dirigidos a quem tem pouco tempo e precisa aproveitá-lo ao máximo - afirma Marcia. - O interessante é que as pessoas costumam gostar muito dos curtos e acabam depois fazendo outros, mais longos, nas mesmas instituições.
A NYFA, aliás, tem outras aulas que atraem muita gente: cinema, fotografia e produção. Outra instituição que oferece cursos na área de artes é a Rennert (em Nova York e Miami), com turmas de dança, moda, figurino e maquiagem.

Fonte O Globo Online