terça-feira, 6 de setembro de 2011

MÍDIAS SOCIAIS, UMA JANELA INDISCRETA NAS EMPRESAS

Posts e condutas dos usuários podem influenciar carreira. Empregadores estão de olho

Estudante ou profissional experiente, quem tem perfil em pelo menos uma das redes sociais que agregam milhões de pessoas em todo o mundo deve ficar alerta: o observador mais atento pode estar na mesa ao lado. Selecionadores e empregadores recorrem abertamente a esse recurso para buscar informações diferenciais sobre candidatos, estagiários e contratados, uma vez que os currículos estão cada vez mais parecidos, diz Wander Pereira da Silva, professor de Gestão de Carreiras do Ibmec-DF.
“Ao se recorrer a essas ferramentas para analisar um perfil, minimiza-se escolhas erradas. Os currículos estão muito iguais, e o diferencial agora é o comportamento”, destaca Wander. A principal dica é tomar cuidado com informações, comunidades e fotos adicionadas — tudo em largo uso na Internet. Deslizes podem depor contra o maior interessado.
“Já existem softwares que rastreiam tudo sobre uma pessoa na rede. Fotos, comunidades das quais ela participa, informações profissionais”, observa Janete Teixeira Dias, coordenadora de Gestão de Carreiras da Fiap (Faculdade de Informática e Administração Paulista) e diretora da consultoria de RH Global Coaching.
Segundo ela, é preciso estratégia no facebook, twitter, orkut e outras redes: “Deve-se ter atenção ao ‘curtir’, compartilhar e adicionar”. O usuário deve capitalizar tudo a seu favor.
Superintendente do CIEE Rio, Paulo Pimenta afirma que o centro de intermediação não faz uso das redes, embora saiba, por meio de pesquisa, que os estudantes dominam todas as ferramentas tecnológicas. “Não vasculhamos as vidas das pessoas, e também não estou convencido de que isso deva ser feito”, opina Pimenta.

Dicas para um 'perfil' amigo do profissional
- Participar de comunidades que pregam intolerância ou sugerem comportamento inadequado com o mundo do trabalho, como ‘Detesto segundas-feiras’, pode enfraquecer chances de contratação ou encurtar a carreira em determinada empresa.
- Postar fotos ou vídeos em trajes sumários (roupas de banho ou íntimas), consumindo drogas ou em estado de embriaguez é conduta imprópria para quem planeja trajetória promissora, especialmente nas empresas mais conservadoras.
- Comentários agressivos e bate-boca na rede denunciam temperamento pouco amigável e sociável.
- Como boa parte das redes ainda tem perfil de entretenimento e relacionamento, poucos usuários entendem que a liberdade de expressão nesses espaços, na verdade, é limitada.
- Erros de português costumam ser replicados e ridicularizados. É importante ter zelo ao escrever.
- Retratamento por preconceito ou agressividade deve ser postado no mesmo espaço. Mas o melhor é não perder a linha. Alguns erros demoram a ser esquecidos.
- Perfil que oculta informações também não é ideal. Desperta desconfiança e não traduz a realidade.

Por Leila Souza Lima
Fonte O Dia Online